Página inicial > Notícias Destaque > Ufam participa da XXIII reunião anual da Realp

Ufam participa da XXIII reunião anual da Realp

Publicado: Quarta, 27 de Julho de 2022, 08h31 | Última atualização em Quarta, 27 de Julho de 2022, 09h10 | Acessos: 755

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

Criada em 1997, a Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa (Realp), da qual a Ufam é umas das fundadoras, promove a XXIII edição da sua reunião anual. O encontro de 2022 ocorre no campus do Instituto Politécnico de Tomar, em Tomar (Portugal), de 11 a 15 de outubro. Interessados podem submeter resumos até 31 de agosto.

A Realp tem o objetivo de promover a cooperação científica na área do ambiente e do desenvolvimento sustentável entre Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde e Moçambique, especialmente, com a criação de cursos de mestrado em Gestão e Políticas Ambientais nos países membros.

As mudanças no funcionamento da Rede, face à previsível expansão de mais cursos de mestrado e doutoramento em consórcio, que exigem modelos de funcionamento distintos dos que funcionaram até agora; a expansão para outras dimensões de parceria, de que é exemplo o consórcio Amigo; a necessidade de uma discussão aprofundada sobre a escala de ambição da Realp, designadamente no que diz respeito à produção de ciência em língua portuguesa e a consolidação de projetos científicos no âmbito da Rede são algumas das pautas a serem trabalhadas no evento de outubro. A vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, participará do evento representando a Universidade.

A programação deste ano irá abordar temas transversais como a diversidade linguística no quadro da “diversidade biocultural”, programas de pós-graduação em rede, em língua portuguesa, parcerias participativas de base territorial para a sustentabilidade (articulação com Unesco) e jovens investigadores em Língua Portuguesa. De modo geral, a reunião anual de 2022 terá as seguintes atividades:

11/10 - Recepção dos participantes e reunião do Conselho de Representantes da Realp. Conferência inaugural.

12/10 - Abertura. Sessão Plenária e sessões paralelas.

13/10 - Sessão Plenária e sessões paralelas. Segunda reunião do Conselho de Representantes da Realp.

14/10 - Sessões paralelas e Sessão Plenária de encerramento. Conferência final.

15/10 - Visita de Estudo.

Além da vice-reitora, o professor Henrique Pereira, da Faculdade de Ciências Agrárias, também estará presente na reunião participando, ao lado da professora Myriam Lopes, da Universidade de Aveiro, da sessão de número oito, cujo tema é “Saúde, mudanças ambientais e coesão social”.

Para mais informações, acesse a página do evento.