Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Projeto SUPER faz lançamento das atividades no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Icet), em Itacoatiara, dia 20 de julho
Início do conteúdo da página

Projeto SUPER faz lançamento das atividades no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Icet), em Itacoatiara, dia 20 de julho

Publicado: Terça, 19 de Julho de 2022, 13h31 | Última atualização em Terça, 19 de Julho de 2022, 14h58 | Acessos: 766

Nesta quarta-feira, 20 de julho, às 16h, o Projeto SUPER, executado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) com financiamento da Samsung Eletrônica da Amazônia S/A, faz o lançamento oficial das suas atividades no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Icet), em Itacoatiara. O evento ocorre no Auditório do Icet com transmissão ao vivo e a iniciativa forma discentes para que tenham um conjunto de habilidades que se aproxime das necessidades do mercado. 

De acordo com a coordenadora geral do Projeto SUPER, professora Tanara Lauschner, as atividades desenvolvidas incluem formação socioemocional, além das monitorias em Matemática, Inglês, entre outras; os estudos avançados abrangem Internet das Coisas e  Engenharia de Software. “É muito importante que a gente consiga desenvolver ações de Pesquisa & Desenvolvimento e de formação de Recursos Humanos em Tecnologia no interior do Amazonas. Essa é uma oportunidade de descentralizar recursos, que originalmente seriam gastos somente na capital, e levar aos estudantes de outros campi a oportunidade de melhorar a formação dos alunos,  sobretudo, diminuindo a evasão. A ação ainda contribui para a Ufam cumprir o seu papel referente ao desenvolvimento da região”, destacou a coordenadora.  

A professora lembrou ainda que o SUPER tem quatro aspectos fundamentais. “O primeiro deles é primordial que tem o aluno como protagonista e busca melhorar a sua formação. O outro aspecto, que abrange os docentes e técnicos envolvidos, também traz a possibilidade de melhorar a formação para melhor qualificar em métodos de ensino-aprendizagem e em assuntos mais atualizados. O terceiro aspecto trata da infraestrutura da Universidade com melhorias em equipamentos e obras. Em Itacoatiara, por exemplo, quatro laboratórios receberão investimentos. Por fim, o aspecto social que inclui as bolsas de estudos. Há estudos que apontam que muitos alunos continuaram nos cursos de graduação, mesmo durante a pandemia, em função das bolsas oferecidas”, enfatizou.           

Para o diretor do ICET, professor Geone Maia Corrêa, o SUPER é relevante para os discentes, especialmente, para a manutenção dos alunos nos cursos atendidos pelo Projeto. “Quando o aluno tem um suporte financeiro  aliado a sua  formação profissional é certo que teremos maior qualidade e sucesso na formação desses alunos. Ações que diminuam a evasão e retenção sempre serão valiosas para a Universidade. Fica a expectativa que futuramente outras unidades do interior possam ser incluídas”, destacou.

O professor falou também sobre o impacto do Projeto para o Amazonas. “Está diretamente ligado a uma melhor formação de recursos humanos no interior do estado. Os alunos têm oportunidades de uma formação mais qualificada nas áreas tecnológicas, além de fortalecer  o conhecimento nos componentes curriculares  básicos. A isso, acrescento o ganho imenso que o Projeto já começou a trazer na nossa infraestrutura que servirá para os futuros alunos  do Icet”, finalizou o diretor.

SUPER 

É um projeto de capacitação e pesquisa que envolve 11 cursos de graduação da Ufam. No campus de Manaus os cursos envolvidos são: Ciência da Computação, Engenharia Elétrica (Eletrônica, Telecomunicações e Eletrotécnica), Engenharia da Computação, Engenharia de Software, Engenharia de Produção e Design. No campus de Itacoatiara os cursos atendidos são Sistemas de Informação, Engenharia de Produção e Engenharia de Software.

O objetivo é estimular o Ensino e a Pesquisa nas áreas tecnológicas visando uma evolução contínua dos(as) estudantes e da sociedade como um todo, além de contribuir para o atendimento da forte demanda por profissionais capacitados para desenvolvimento e inovação em Informática e Engenharia na região, particularmente para os institutos de pesquisa e desenvolvimento que estão sob a égide da Lei de Informática, bem como para as empresas do Polo Industrial de Manaus e empresas de inovação tecnológica (startups).

registrado em:
Fim do conteúdo da página