Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Reitor e Daest recebem estudantes para tratar de transporte e segurança no campus
Início do conteúdo da página

Reitor e Daest recebem estudantes para tratar de transporte e segurança no campus

Publicado: Quarta, 13 de Julho de 2022, 12h46 | Última atualização em Quarta, 13 de Julho de 2022, 12h57 | Acessos: 685

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

Ao todo, 16 estudantes que representam os cursos de graduação da Universidade compareceram à reunião com o reitor e a diretora do Departamento de Assistência Estudantil (Daest), professora Karime Bentes, no fim da manhã de terça-feira (12), na sala de reuniões do gabinete do reitor. Os discentes solicitaram o encontro para apresentar demandas nas áreas de transporte e segurança no âmbito do campus universitário da Ufam em Manaus.

Em relação ao transporte público, o grupo reforçou o pedido de intervenção por parte da Universidade junto ao Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) no intuito de conseguir a revogação das alterações em algumas rotas que atendem o campus da Ufam (616 e Integração). Os estudantes disseram que têm sofrido com as consequências das modificações e que não entendem as razões que levaram à atual situação.

Os dois gestores conversaram com os representantes discentes e esclareceram alguns pontos referentes à temática. Segundo o reitor, a Instituição já apresentou as demandas diretamente ao prefeito de Manaus em reunião realizada na semana passada, na qual foi assegurado o atendimento das solicitações dos estudantes. “Nós estamos reforçando todos os pontos que nós tratamos com ele [prefeito David Almeida] com os setores da prefeitura, mas tudo que vocês demandaram de nós foi falado”, declarou o reitor Sylvio Puga. “Com relação a este assunto, quase diariamente eu entro em contato com o IMMU e o que que eles estão colocando é que eles precisam fazer uma pesquisa antes, eu acho que até naquela nota eles colocaram que já tinham feito a pesquisa sobre o 616 e que havia realmente confirmado o retorno”, revelou a professora Karime Bentes.   

Quanto à segurança, os discentes relataram alguns episódios de roubos e furtos ocorridos nas unidades acadêmicas e nos ônibus que entram no campus. Para conter a onda de assaltos na área da Ufam, os estudantes sugeriram a melhoria na iluminação, a instalação de câmeras de monitoramento  e a permanência de agentes de segurança em pontos específicos. O reitor respondeu informando que o número de câmeras será ampliado, que haverá melhoria na iluminação e que está em busca do diálogo com a Secretária de Segurança Pública do Estado do Amazonas. "Estamos fazendo a troca das câmeras que estão com problema e iremos dialogar com a Secretaria de Segurança”, expôs. 

Jhade Saraiva, estudante de Agronomia, estava entre os representantes discentes e avaliou o encontro de maneira positiva. “A reunião teve dois focos: segurança e os ônibus. Então, eu sou do mini-campus, a gente tem um grave problema de segurança lá por causa das áreas afastadas de pesquisa e o campinho que o pessoal fica lá final de tarde. Já ocorreram assaltos lá, inclusive no dia da festa que a gente deu no encerramento da Semana de Agronomia” afirmou. “Eu espero que realmente surta efeito, que a questão da iluminação seja encaminhada de forma mais rápida e a segurança nas áreas de pesquisa da FCA. A gente vê que a direção da Universidade está tentando nos ouvir e a gente quer caminhar juntos para resolver esses problemas”, finalizou. 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página