Página inicial > Notícias Destaque > Na Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Proplan realiza encontro de encerramento do I Ciclo de Seminários sobre Integridade da Ufam

Publicado: Quinta, 07 de Julho de 2022, 18h32 | Última atualização em Sexta, 08 de Julho de 2022, 11h58 | Acessos: 793

Evento adotou o formato Talk Show com a vice-reitora da Ufam, professora Terezinha Fraxe; com a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Maria da Glória Vitório e com a pró-reitora de Administração e Finanças, professora Angela Bulbol

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

A pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Amazonas (Proplan/Ufam) realizou na manhã desta quinta-feira, 7, o quinto encontro do I Ciclo de Seminários sobre Integridade da Ufam.

O encontro, que marca o encerramento do Ciclo de seminários, abordou os temas “Mudança Cultural versus Integridade”, “A importância do Treinamento e da Comunicação para o fortalecimento da cultura ética e íntegra” e “Mecanismo para Efetividade do Programa de Integridade”.

Trabalho coletivo

Durante seu pronunciamento, o reitor, professor Sylvio Puga, destacou que a Ufam colherá, em breve, os resultados do investimento institucional em aprimorar a cultura institucional baseada na ética e na integridade. “É uma alegria muito grande estar aqui com vocês. Esta é uma atividade muito importante para a nossa instituição. Neste seminário percebemos que a cultura organizacional precisa ser reinventada de acordo com as novas demandas da sociedade e ela só pode ser reinventada através do trabalho coletivo. Tenho certeza de que, muito em breve, colheremos para a nossa Universidade os  resultados que queremos acerca destes temas tão essenciais, quanto complexos”.

Governança com sustentabilidade

A vice-reitora, professora Terezinha Fraxe, destacou que o objetivo principal do ciclo de seminários é promover governança com sustentabilidade. “Logo que assumimos a administração superior, entendemos que foi feita governança, mas era necessário fazê-la com sustentabilidade. E uma governança com sustentabilidade é transversal, é trabalhar para as gerações e gestões futuras e é isso que estamos fazendo aqui neste auditório, é isso que fazemos todos os dias em nossos trabalhos”, discursou.

Cultura organizacional

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Maria da Glória Vitório, destacou a importância da atualização da cultura organizacional. “A cultura organizacional é um padrão de premissas básicas que um determinado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu no processo de aprender a resolver problemas internos ou externos à instituição. Esse padrão de premissas funciona bem a ponto de elas serem consideradas válidas por todo o grupo da Instituição e por isso são ensinadas de geração em geração. Ao longo do tempo, essas premissas e padrões ficam desatualizados e são inseridas informações e formas de agir mais viáveis. Por exemplo, na nossa Universidade, precisamos ter a visão que contemple o cidadão-cliente, que é o aluno. Então, todas as pró-reitorias, todas os órgãos suplementares, todos os servidores da Ufam precisam ter em mente que seu trabalho é voltado para os alunos, seja de graduação ou de pós-graduação. Essas novas formas de agir se transformam em uma nova cultura organizacional, mas só mudamos a cultura de um grupo, quando mudamos o pensamento e, para isso, precisamos de um grupo integrado”, afirmou a gestora.

Ao destacar o primeiro ano do segundo mandato do professor Sylvio Puga à frente da gestão da Ufam, a pró-reitora de Administração e Finanças da Universidade, professora Ângela Bulbol, ressaltou que os avanços institucionais são contínuos. “As decisões na Universidade são baseadas em indicadores de performance. Na Proplan e na Proadm, por exemplo, somos sinalizados pelas cores vermelho, laranja, amarelo para demonstrar o desempenho na dimensão formal. Já a dimensão que impacta na cultura organizacional é aquela que alcança cada um dos nossos servidores com a ética e com a boa prática no cotidiano. Então, o esforço da Proplan é no sentido de mostrar para a Universidade os pilares, as recomendações do Tribunal de Contas da União  e demais órgãos de controle e tornar legítima a prática da ética na transformação cultural que é promovida e aperfeiçoada no dia a dia”, declarou.

Participantes

Participante do evento, o diretor em exercício da Fazenda Experimental, médico veterinário Hugo Haick Perdigão, destaca que o evento é de grande relevância para o desenvolvimento de uma cultura de gestão baseada na ética. “O evento é importante para o fortalecimento institucional, pois estimula um serviço público mais íntegro”, afirmou.

Representando o Biotério Central da Universidade, o assistente em administração Roberto Gonçalves Monte ressaltou que o seminário é importante por disponibilizar orientações que facilitam as rotinas administrativas internas. “O ciclo de seminários de Integridade no Setor Público na Universidade Federal do Amazonas tem se mostrado muito proveitoso para nosso setor, principalmente, na elaboração de contratações públicas, pois conscientiza nossa equipe a seguir conforme os pilares da integridade, agindo com ética e responsabilidade nos processos internos.

O evento foi realizado no auditório da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF/ Ufam) – Setor Sul do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho.