Página inicial > Notícias Destaque > Em solenidade em Brasília, reitor representa universidades brasileiras que aderiram ao ReUni Digital e vai ofertar, no Amazonas, 600 vagas/ano, via Centro de Ensino a Distância (CED)

Publicado: Segunda, 20 de Junho de 2022, 17h01 | Última atualização em Segunda, 20 de Junho de 2022, 18h07 | Acessos: 977

Mais de 152 códigos de vaga foram disponibilizados para o programa e publicados no Diário Oficial da União (DOU) de 31 de maio deste ano.

Por Carla Santos
Equipe Ascom Ufam

Em Brasília na manhã desta segunda-feira, 20, o reitor Sylvio Puga participou do evento de oficialização da adesão da Ufam ao Programa ReUni Digital, que tem como foco a expansão da educação a distância nas universidades públicas federais. A iniciativa faz parte da política de educação de nível superior do Ministério da Educação que busca a execução da meta de número 12, do Plano Nacional de Educação (PNE), para alcance de 40% de novas matrículas no segmento público.

No total, serão ofertadas 5.020 novas matrículas anuais, das quais para a Ufam serão disponibilizadas 600 oportunidades ao ano. Para viabilizar a implementação do Programa, as instituições que aderiram, irão receber 152 códigos de vaga já publicadas no Diário Oficial da União (DOU), de 31 de maio deste ano, para que as instituições abram seleção e disponham de quadro docente em 14 cursos de graduação. À mesa da solenidade, o reitor Sylvio Puga, representando os dirigentes das dez universidades que aderiram ao projeto-piloto, acompanhou o ministro da Educação, Victor Godoy, o titular da Secretaria de Educação Superio (Sesu), Wagner Vilas Boas, o secretário executivo do MEC, José Barreto e a coordenadora do Centro de Gestão em Estudos Estratégicos, Sofia Daher.

Em seu pronunciamento, o ministro da Educação disse que o ReUni é um projeto que vem sendo construído ao longo de dois anos pela Sesu e o portal do ReUni Digital. "Fizemos um diagnóstico da EaD no Brasil com foco no cenário atual da EaD e também um levantamento de boas práticas internacionais que se antecederam à pandemia, durante e após o período pandêmico, em países como Portugal, Espanha, Índia e Inglaterra", explicou.

Na cerimônia de lançamento em Brasília, o secretário de educação superior ressaltou que, além de ampliar o acesso, o programa pretende fomentar a permanência dos discentes nos cursos, por meio da educação a distância. "O cenário na educação no mundo já vinha adotando soluções tecnológicas paulatinamente e a pandemia antecipou esse movimento, que até então, era incipiente no País. Enquanto a iniciativa privada entendeu e deu vazão à demanda, nós, como política pública, avançamos numa proporção menor. O ReUni vem para preencher essa lacuna e desejamos que se amplie", disse.

Para o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, o lançamento do ReUni Digital amplia a oferta de vagas na Instituição. "A iniciativa é uma oportunidade, principalmente para aqueles que esperam a chance de ingressar na universidade pública e gratuita, e em especial, na Universidade Federal do Amazonas. Destaco a liderança nesse processo da nossa vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, quando da sua visita a Brasilia em março último, quando reuniu com o ministro da Educação e a Secretaria de Ensino Superior, acompanhada do diretor do CED, professor João Victor Rodrigues. Naquele encontro, eles manifestaram o interesse da Ufam em atender ao chamamento do MEC para adentrar no ReUni Digital e encaminharam as tratativas necessárias para que estivéssemos aqui hoje", considerou.

Execução do ReUni na Ufam

Por parte da Ufam, será lançado um edital de chamada pública para formalização de cooperação técnica entre a Universidade e o município interessado, que apontará o polo municipal de apoio presencial aos cursos a distância.

O diretor do Centro de  Educação a Distância (CED), professor João Victor Rodrigues, que coordena o Centro por meio do qual serão geridos os cursos, adiantou que o perfil das temáticas de formação serão orbitam em torno da Tecnologia em Gestão Ambiental, a priori, numa parceria entre o Centro e a Faculdade de Estudos Sociais (FES). Outros cursos deverão ser ofertados nos próximos editais.

"Os recursos que virão nos possibilitarão a estruturação de estúdio de vídeo e produção completa de material didático para o curso. Nosso objetivo é alcançar todo estado do Amazonas, mesmo as regiões de difícil acesso onde entendemos que sem a educação a distância, possivelmente, a educação superior não chegaria", vislumbrou o diretor.