Página inicial > Notícias Destaque > Ufam renova participação no Sistema Revalida pelos próximos 10 anos

Ufam renova participação no Sistema Revalida pelos próximos 10 anos

Publicado: Segunda, 13 de Junho de 2022, 15h48 | Última atualização em Segunda, 13 de Junho de 2022, 15h48 | Acessos: 1430

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na última terça-feira, 7 de junho, assinaram termo de compromisso renovando a participação da Universidade no Sistema Revalida, referente ao Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição estrangeira. O acordo tem vigência de 10 anos prorrogáveis por igual período, mediante assinatura de termo aditivo.

Acesse o termo de compromisso na íntegra AQUI

O que é

O Revalida subsidia o processo de revalidação dos diplomas de médicos que se formaram no exterior e querem atuar no Brasil. O exame é direcionado tanto aos estrangeiros formados em medicina fora do Brasil quanto aos brasileiros que se graduaram em outro país e querem exercer a profissão em sua terra natal.

Revalidação de diploma

O processo avaliativo é dividido em duas etapas eliminatórias aplicadas em momentos distintos: provas escritas e prova de habilidades clínicas. O exame é fundamentado na demonstração de conhecimentos, habilidades e competências necessárias ao exercício da Medicina. A aprovação nas duas etapas é um demonstrativo da competência técnica (teórica e prática) do médico graduado para o exercício profissional.

Mais informações sobre o Sistema Revalida no site do Ministério da Educação.