Página inicial > Notícias Destaque > Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas inaugura primeiro edifício solar de Parintins

Publicado: Segunda, 13 de Junho de 2022, 10h23 | Última atualização em Segunda, 13 de Junho de 2022, 10h23 | Acessos: 609

Por: Hellen Picanço/Pace Jornalismo Colaborativo

O campus da Ufam em Parintins, desde a manhã de sexta-feira, 10 de junho, passou a contar com energia solar em um de seus prédios. O evento de inauguração do edifício solar contou com presença do reitor da Ufam, Sylvio Puga, da diretora do Instituto, professora Sandra Helena da Silva, prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia. Estavam presente à solenidade de inauguração ainda, grande parte da comunidade acadêmica do ICSEZ, representantes do IFAM, UEA. Também foi inaugurada na unidade de ensino uma estação para medir o potencial de energia solar de Parintins e dos municípios próximos, como Nhamundá e Barreirinha.

O projeto de mudança para energia solar do ICSEZ foi coordenado pelo diretor da Unidade de Pesquisa em Energia, Clima e Desenvolvimento Sustentável (UPEC) do Centro de Ciências do Ambiente (CCA) da Universidade Federal do Amazonas, professor Eron Bezerra. O mesmo sistema de energia já foi implantando pela UPEC na Faculdade de Ciências Agrárias no setor Sul do Campus Universitário em Manaus e no edifício principal do campus universitário do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia, em Itacoatiara.

O sistema de energia solar promove uma economia de energia elétrica de, aproximadamente, R$ 200 mil por ano, como destaca Eron Bezerra: “Nós vamos produzir aqui mais ou menos 194 a 195 kWh por ano. Isso tem um equivalente de cerca de R$ 190 a R$ 200 mil por ano de economia. Isso que só o campus da Ufam vai economizar”.

Outra contribuição do projeto de energia solar é a retirada de dióxido de carbono do ar. “Cada 100 kWh que produzo de energia solar eu retiro 1,2 tonelada de dióxido de carbono que causa o efeito estufa do ar e o aquecimento global. Então baseado nisso vamos tirar, por ano, 200 toneladas de dióxido de carbono do ar”, ressaltou Bezerra.

O reitor da Ufam, Sylvio Puga, informou que a mudança de energia é um projeto em expansão, programado para acontecer nas demais unidades da Ufam do interior: “É um projeto que temos programado para as nossas unidades acadêmicas do interior e tem um impacto econômico que é a redução na conta de luz do instituto e também no impacto ambiental”.

A instalação das placas solares de energia foi financiada com recursos de emenda parlamentar da ex-senadora do Amazonas, Vanessa Grazziotin.