Proext convida professores e técnicos com projetos aprovados nos editais da Fapeam a institucionalizarem suas propostas
Os projetos devem ser institucionalizados junto ao Departamento de Articulação das Ações de Extensão, na modalidade Extensão/ Projeto Autossustentável
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam
Com informações da Proext
O Departamento de Articulação das Ações de Extensão da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas (Darpex/Proext) convida professores e técnico-administrativos em educação que tiveram suas propostas de Eventos aprovadas nos Editais da FAPEAM (EDITAL N.º 001/2022 – Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação – POP C,T&I e EDITAL N.º 002/2022 – Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas – PAREV – CHAMADA I) a institucionalizarem seus projetos na Modalidade de Extensão Projeto Autossustentável.
Projetos Autossustentáveis
Os Projetos Autossustentáveis são aqueles cujos recursos captados são oriundos de financiamentos, via edital ou não, por instituições públicas ou privadas, cobrança de matrículas, inscrições e/ou mensalidades, assim como aqueles provenientes de prestação de serviços, e que não fazem uso de recurso interno da Universidade para sua execução.
A modalidade é de fluxo contínuo na Pró-reitoria de Extensão e os projetos devem ser submetidos ao Darpex, via SEI, em formulário próprio. Para mais informações sobre a institucionalização dos projetos, a Proext disponibiliza os seguintes contatos do Darpex: Telefone institucional - (92) 99182-1833 e email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
Registros e certificação
Diretor do Darpex, professor Paulo Negreiros, aponta a importância da institucionalização dos projetos. “Com a institucionalização, além de a Proext ter os devidos registros das ações extensionistas na Universidade Federal do Amazonas, os proponentes terão direito à certificação da equipe e do público participante”, destacou o gestor.
Ufam e agências de fomento
Pedagoga do Darpex, professora Débora Oliveira, afirma que é fundamental que os proponentes desses projetos, institucionalizem suas ações de extensão na Proext como Projetos Autossustentáveis. “Isso irá mostrar, estatisticamente, que a Universidade tem trabalhado conjuntamente com as agências de fomentos para propagar a ciência e a tecnologia no Estado do Amazonas”, ressaltou.
Ufam - projetos aprovados
No total, foram aprovados 27 projetos propostos por membros da Universidade Federal do Amazonas, contabilizando R$ 1.267.428,00 de investimentos em ações de extensão. Confira, a seguir, os projetos aprovados:
Redes Sociais