Página inicial > Notícias Destaque > Docentes da Ufam são homenageados em evento de comemoração de 19 anos da Fapeam

Docentes da Ufam são homenageados em evento de comemoração de 19 anos da Fapeam

Publicado: Quinta, 26 de Maio de 2022, 15h24 | Última atualização em Quinta, 26 de Maio de 2022, 16h00 | Acessos: 752

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom /Fotos: Juscelino Simões

Legenda: professora Rita do Perpétuo Socorro de Oliveira recebe placa do governador em homenagem ao professor José Aldemir.

Os docentes da Universidade Federal do Amazonas Mariomar de Sales Lima (FES/Curso de Contabilidade), Cláudia Guerra (diretora do Departamento de Políticas Afirmativas da Proext), Marne Carvalho de Vasconcellos (Ciências Farmacêuticas), Eduardo Souto (Icomp) e Rita do Perpétuo Socorro Barbosa de Oliveira (Faculdade de Letras, viúva do professor José Aldemir de Oliveira, fundador e primeiro presidente da Fapeam) foram homenageados em solenidade realizada nesta quinta-feira, 26, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas realizou solenidade para comemorar os 19 anos da entidade em sua sede localizada na Universidade Nilton Lins. O evento contou com a participação do governador Wilson Lima, a presidente da Fapeam, Márcia Perales, o pró-reitor de Extensão da Ufam, Almir Oliveira de Menezes, a professora da Ufam, Rosa Brito, deputada Therezinha Ruiz, entre outras autoridades presentes que compuseram a mesa de honra do evento.

A Fundação promoveu a entrega de troféus e placas a inúmeros pesquisadores, estudantes, e personalidades que têm contribuído para a ampliação da pesquisa no Estado. O governador Wilson Lima fez a entrega de placa a professora da Faculdade Letras da Ufam, Rita de Oliveira, em homenagem ao fundador da Fapeam e primeiro presidente, José Aldemir de Oliveira (a docente é viúva do  homenageado). José Aldemir de Oliveira foi uma figura de destaque no cenário da pesquisa amazonense, sendo o fundador da Fapeam uma das principais instituições de incentivo à pesquisa científica do Estado.

O pró-reitor de Extensão da Universidade Federal do Amazonas, professor Almir Menezes, representou a Ufam no evento, afirmou que esse momento é importante para a ciência, tecnologia e inovação e representa um processo de consolidação da cultura científica. “Este momento é importante para a ciência, tecnologia e inovação. É fato notório que este momento representa um processo de consolidação da cultura científica, representa também um período muito importante para o desenvolvimento da inovação, com todos esses elementos sendo e convergindo para o desenvolvimento humano, cujo objetivo maior é sempre chegar à população. Eu percebi com muita satisfação e otimismo que a rede de solidificação do fomento a ciência, tecnologia e a inovação passa a ter um momento muito claro de ampliação das dotações orçamentárias e de possibilidades maiores de construção de um cenário científico bastante interessante”, destacou.

Fundação da Fapeam

A Lei nº 2.743, de 10 de julho de 2002, autorizou o Poder Executivo a instituir a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), com a finalidade exclusiva de amparo à pesquisa científica básica e aplicada e ao desenvolvimento tecnológico experimental, no estado do Amazonas, nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias e Ciências Humanas e Sociais, com o objetivo de aumentar o estoque de conhecimentos científicos e tecnológicos, assim como sua aplicação, no interesse do desenvolvimento econômico e social do Estado.