Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Docentes da Ufam são homenageados em evento de comemoração de 19 anos da Fapeam
Início do conteúdo da página

Docentes da Ufam são homenageados em evento de comemoração de 19 anos da Fapeam

Publicado: Quinta, 26 de Maio de 2022, 15h24 | Última atualização em Quinta, 26 de Maio de 2022, 16h00 | Acessos: 752

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom /Fotos: Juscelino Simões

Legenda: professora Rita do Perpétuo Socorro de Oliveira recebe placa do governador em homenagem ao professor José Aldemir.

Os docentes da Universidade Federal do Amazonas Mariomar de Sales Lima (FES/Curso de Contabilidade), Cláudia Guerra (diretora do Departamento de Políticas Afirmativas da Proext), Marne Carvalho de Vasconcellos (Ciências Farmacêuticas), Eduardo Souto (Icomp) e Rita do Perpétuo Socorro Barbosa de Oliveira (Faculdade de Letras, viúva do professor José Aldemir de Oliveira, fundador e primeiro presidente da Fapeam) foram homenageados em solenidade realizada nesta quinta-feira, 26, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas realizou solenidade para comemorar os 19 anos da entidade em sua sede localizada na Universidade Nilton Lins. O evento contou com a participação do governador Wilson Lima, a presidente da Fapeam, Márcia Perales, o pró-reitor de Extensão da Ufam, Almir Oliveira de Menezes, a professora da Ufam, Rosa Brito, deputada Therezinha Ruiz, entre outras autoridades presentes que compuseram a mesa de honra do evento.

A Fundação promoveu a entrega de troféus e placas a inúmeros pesquisadores, estudantes, e personalidades que têm contribuído para a ampliação da pesquisa no Estado. O governador Wilson Lima fez a entrega de placa a professora da Faculdade Letras da Ufam, Rita de Oliveira, em homenagem ao fundador da Fapeam e primeiro presidente, José Aldemir de Oliveira (a docente é viúva do  homenageado). José Aldemir de Oliveira foi uma figura de destaque no cenário da pesquisa amazonense, sendo o fundador da Fapeam uma das principais instituições de incentivo à pesquisa científica do Estado.

O pró-reitor de Extensão da Universidade Federal do Amazonas, professor Almir Menezes, representou a Ufam no evento, afirmou que esse momento é importante para a ciência, tecnologia e inovação e representa um processo de consolidação da cultura científica. “Este momento é importante para a ciência, tecnologia e inovação. É fato notório que este momento representa um processo de consolidação da cultura científica, representa também um período muito importante para o desenvolvimento da inovação, com todos esses elementos sendo e convergindo para o desenvolvimento humano, cujo objetivo maior é sempre chegar à população. Eu percebi com muita satisfação e otimismo que a rede de solidificação do fomento a ciência, tecnologia e a inovação passa a ter um momento muito claro de ampliação das dotações orçamentárias e de possibilidades maiores de construção de um cenário científico bastante interessante”, destacou.

Fundação da Fapeam

A Lei nº 2.743, de 10 de julho de 2002, autorizou o Poder Executivo a instituir a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), com a finalidade exclusiva de amparo à pesquisa científica básica e aplicada e ao desenvolvimento tecnológico experimental, no estado do Amazonas, nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias e Ciências Humanas e Sociais, com o objetivo de aumentar o estoque de conhecimentos científicos e tecnológicos, assim como sua aplicação, no interesse do desenvolvimento econômico e social do Estado.   

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página