Página inicial > Notícias Destaque > Professor Titular da Ufam é homenageado no Conselho Regional de Biologia 6ª Região (CRBio-06)

Publicado: Quarta, 25 de Maio de 2022, 17h41 | Última atualização em Quinta, 26 de Maio de 2022, 08h55 | Acessos: 926

Por Irina Coelho
Equipe Ascom/Ufam

O docente titular da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Edinbergh Caldas de Oliveira, recebeu placa de homenagem pelos relevantes serviços prestados à Biologia no Conselho Regional de Biologia 6ª Região (CRBio-06). A cerimônia ocorreu dia 23 de março, na sede do Conselho, em comemoração aos 16 anos de fundação da entidade.

O professor foi, entre 2014 e 2016, presidente do CRBio-06, mas antes disso contribuiu, como conselheiro titular no período de 2010 a 2018,  atuando em diversas comissões e  coordenações como as de fiscalização, ética e aperfeiçoamento de currículo. Além disso, ministrou palestras em todos estados da jurisdição do referido conselho. De acordo com o docente, o seu trabalho dentro do órgão de fiscalização, estreitou relações entre a academia e o mercado de trabalho do profissional Biólogo.

“A troca de experiências entre as duas instâncias possibilitou trazer para a Universidade questões relevantes do mercado de trabalho ao qual os biólogos estão inseridos. Tivemos a oportunidade de ter um panorama do que acontece no mercado para podermos aperfeiçoar o currículo do nosso curso e nossas ações dentro da Universidade. No contrafluxo, o Conselho, como órgão fiscalizador, com a experiência técnico-científica atuante ganhou experiência durante as suas tomadas de decisões”, explicou.

O docente falou ainda que recebeu a homenagem e o reconhecimento com honra e alegria. “Sobretudo porque foi uma decisão tomada entre os pares. Contribui, de forma direta,  durante oito anos com o Conselho e vejo com felicidade o reconhecimento desse trabalho”, enfatizou.

Segundo o presidente do Conselho Regional de Biologia 6ª Região, José Felipe de Souza Pinheiro, a escolha do professor Edinbergh Caldas de Oliveira foi realizada seguindo os critérios dos relevantes serviços prestados ao Sistema CFBio/CRBios no período em que serviu ao CRBio-06. “Sua atuação foi pautada pela excelência no trabalho buscando tratar as questões do CRBio-06 com muita responsabilidade. Sua postura de liderança permitiu enxergar os atributos necessários para um bom exercício profissional. Assim, estimulando a todos da equipe a seguir o caminho em busca da melhor qualidade no serviço prestado a todos  os biólogos”, destacou.

O docente titular da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Edinbergh Caldas de Oliveira, além de Placa de Homenagem do CRBio-06, recebeu também, em 2018, certificado de Homenagem CRBio-06; diploma de Honra ao Mérito, em 2019, Câmara Municipal de Manaus; diploma de Honra ao Mérito, em 2022, CRBio-06.

CRBio-06

O Conselho Regional de Biologia 6ª Região - CRBio-06, criado pela Resolução CFBio no 50/2005, de 18 de fevereiro de 2005, na forma do disposto na Lei nº 6.684, de 03 de setembro de 1979, alterada pela Lei nº 7017 , de 30 de agosto de 1982, regulamentado pelo Decreto n ° 88.438, de 28 de junho de 1983, em conjunto com o Conselho Federal de Biologia - CFBio, Autoridade Federal, dotado de personalidade jurídica de direito público e de autonomia administrativa e financeira, com sede e partida em Manaus, tem como orientação, disciplina e fiscalização o exercício da profissão de biólogo em sua área de jurisdição nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.