Página inicial > Notícias Destaque > Proplan e Eastjam realizam abertura de seminário sobre integridade, governança pública e gestão de riscos

Publicado: Quarta, 25 de Maio de 2022, 14h33 | Última atualização em Quarta, 25 de Maio de 2022, 14h47 | Acessos: 700

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

Fotos: Juscelino Simões

A Universidade Federal do Amazonas, por meio da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), e a Escola de Aperfeiçoamento do Servidor do Tribunal de Justiça do Amazonas (Eastjam) realizaram cerimônia de abertura do ‘I Ciclo de Seminários de Integridade no Setor Público na Universidade – Integridade e Gestão de Riscos como pilares da governança pública’.

O evento aconteceu nesta terça-feira, 24, reunindo autoridades, a comunidade interna da Ufam e externa e foi presidida pela vice-reitora da Ufam, professora Therezinha Fraxe. A mesa de honra da cerimônia contou com a participação da coordenadora geral do evento, pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Maria da Glória Vitório; do diretor da Faculdade de Direito da Ufam, professor Adriano Fernandes; do palestrante convidado, Francisco de Holanda Bessa (Ministério da Economia e professor da UnB); do auditor-chefe da Suframa, Damon Gonçalves de Lima Castro; do superintendente da Controladoria Regional da União no estado do Amazonas, Ulisses Serudo de Mendonça e do diretor acadêmico da Escola de Aperfeiçoamento do Servidor do Tribunal de Justiça do Amazonas, João Paulo Ramos Jacob (representando o diretor da Eastjam, desembargador, Flávio Humberto Pascarelli Lopes).

O evento teve como objetivo discutir temas relevantes para construção e fortalecimento de uma cultura ética, íntegra e com o intuito de aprimorar a prevenção de fraude e combate a corrupção. A integridade pública é o conjunto de arranjos institucionais que visam fazer com que a administração pública não se desvie de seu objetivo principal que se caracteriza pela entrega de resultados de forma adequada, imparcial e eficiente para a população. Órgãos e entidades públicas no Brasil têm trabalhado na construção e aperfeiçoamento de políticas e mecanismos de integridade para combater desvios e tornar comuns as boas práticas.

A vice-reitora da Ufam, Therezinha Fraxe, destacou o tema do Seminário e a conferência do professor Francisco Bessa. “O I Ciclo de Seminários de Integridade no Setor Público na Ufam iniciou com a brilhante conferência do professor Francisco Bessa da UnB que nos mostrou as tipologias de governança e de como a Ufam deve fazer sua prospecção em torno de pensarmos a gestão de risco para futuro e assim termos uma governança prática”, afirmou.

“Hoje inauguramos o Ciclo de Seminários sobre Integridade e gestão de risco que visa difundir no âmbito da Universidade a perspectiva que a governança, a integridade e a gestão de risco são mecanismos utilizados na administração pública que deve ser desenvolvidas de forma conjunta por todos os representantes, funcionários e colaboradores da Instituição. É algo que deve ser, ao longo do tempo, implementado no âmbito da Ufam para que nós tenhamos melhores resultados para nossos alunos, para suas famílias, e que tenhamos uma administração pública mais enxuta, mais organizada e apresentando melhores resultados”, afirmou a coordenadora geral do evento, a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Maria da Glória Vitório.

A diretora do Departamento de Estruturação e Processos Institucionais da Proplan (Depi), Joseane Batalha, afirmou que o evento tem como objetivo divulgar o Programa de Integridade e disseminar a cultura de integridade na Instituição. “O Depi é a unidade gestora de integridade da Ufam junto a Controladoria Geral da União (CGU). Neste momento estamos promovendo o evento com o intuito de divulgar o programa de integridade e disseminar a cultura de integridade na Universidade. Nosso público alvo é a comunidade interna, mas também o evento está aberto para comunidade externa. Nós como servidores públicos nosso cliente é a sociedade. Disseminar a cultura da integridade na Instituição traz benefícios tanto para nós quanto para a sociedade”, ressaltou a diretora.

Já o diretor acadêmico da Eastjam, João Paulo Jacob, destacou a participação do Tribunal de Justiça por meio da Escola Superior de Aperfeiçoamento do Servidor do Tribunal de Justiça do Amazonas junto a Ufam sobre o tema do evento. “É importante porque une teoria, prática, conhecimento acadêmico, com a aplicação das leis e decretos sobre o conteúdo. Capacitar os servidores tanto do corpo técnico e do quadro de professores da Ufam, como também do quadro técnico do Tribunal de Justiça, é trazer para a população, além da eficiência, a transparência. Temas como governança, como integridade dentro da administração pública, são importantes para todas as esferas seja municipal, estadual e federal”, pontuou.