Página inicial > Notícias Destaque > 7º Emflor debate 'As mulheres da Amazônia em tempos de isolamento e vulnerabilidade social', de 25 a 27 de maio

Publicado: Terça, 24 de Maio de 2022, 15h58 | Última atualização em Terça, 24 de Maio de 2022, 17h16 | Acessos: 586

Nos dias 25, 26 e 27, o Grupo de Estudo, Pesquisa e Observatório Social: Gênero, Política e Poder, vinculado ao CNPq e aos programas de pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia e ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia, realiza o 7º Emflor - Encontro de Estudo sobre Mulheres da Floresta. Nesta edição, o tema é “As mulheres da Amazônia em tempos de isolamento e vulnerabilidade social: saberes tradicionais, desafios econômicos e resiliência”, cujo objetivo central consiste em realizar a divulgação das pesquisas na temática de gênero.

O destaque das discussões é dado ao contexto da pandemia do Novo Coronavírus que causa impacto à vida das mulheres, em todos os sentidos, buscando chamar a atenção da sociedade e dos poderes públicos para a necessidade de proteção a essas mulheres. Assume a metodologia do debate acadêmico interdisciplinar em mesas redondas, rodas de conversa, conferência e apresentação de trabalhos, em cuja relevância social assenta-se no diálogo entre a academia, os movimentos sociais de mulheres e os poderes públicos.

Os objetivos do evento são, entre outros, a divulgação e difusão dos conhecimentos produzidos no contexto da temática de gênero, reunir estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadoras/es, lideranças do ativismo feminista, profissionais e mulheres cidadãs e propiciar a troca e o intercâmbio entre as universidades brasileiras, além de visibilizar as práticas sociais das mulheres da Amazônia, remetendo para o resgate de uma dívida histórica para com essas mulheres.

Cronograma

Para saber sobre inscrições, programação, atividades gerais e de grupos de trabalho, os interessados devem acessar a página oficial do evento: https://www.even3.com.br/7emflor/.

O evento é coordenado pela professora Iraildes Caldas Torres e será realizado de forma híbrida, algumas atividades de forma física e outras na modalidade on-line.