Página inicial > Notícias Destaque > Proext lança Catálogo das Ações de Extensão

Proext lança Catálogo das Ações de Extensão

Publicado: Terça, 24 de Maio de 2022, 11h20 | Última atualização em Quinta, 26 de Maio de 2022, 15h56 | Acessos: 1185

Publicação apresenta os trabalhos realizados pelos extensionistas da Universidade Federal do Amazonas durante o momento crítico da pandemia de Covid-19

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

A pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas (Proext/ Ufam) lança, neste mês de maio, o Catálogo das Ações de Extensão.

Em 180 páginas, a publicação apresenta os trabalhos realizados pelos extensionistas da Universidade Federal do Amazonas durante o momento crítico da pandemia de Covid-19. As produções contemplam as áreas de Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação, Meio Ambiente; Saúde; Trabalho e Tecnologia e produção. Entre os trabalhos que compõem o catálogo estão a “Oficina de crônicas: relatos do isolamento social”, coordenado pela professora Graciane Silva de Siqueira, no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia de Parintins (ICSEZ/ Ufam). Na ação de extensão, um texto de cada participante do projeto foi selecionado para compor um livro digital; o “Batucando em casa”, projeto coordenado pela professora Luciane de Melo Afonso, da Faculdade de Artes (Faartes), que tinha como objetivo realizar atividades musicais com objetos de uso doméstico no período da pandemia, em ambiente virtual de aprendizagem e o “Pandemias e epidemias na Literatura Universal”, coordenado pelo professor Cácio José Ferreira, que trabalhou com cinco  livros sobre pandemias e epidemias enfrentadas por nossos antepassados. As obras, que foram publicadas em diferentes continentes e em épocas distintas, apresentando a experiência literária da humanidade diante de catástrofes torrenciais, foram debatidas durante sete encontros virtuais dos participantes do projeto coordenado pelo professor Cacio Ferreira. Acesse todos os trabalhos do Catálogo Aqui.

Novas formas de aprender

Na obra, o reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, destacou o compromisso da Extensão universitária em articular a participação efetiva da comunidade externa nas atividades universitárias e as respostas da Extensão da Ufam aos desafios impostos pela pandemia de covid-19. “A Extensão universitária tem como objetivo o desenvolvimento do processo educativo, cultural e científico, trabalhando para que a relação entre a Universidade e a comunidade externa seja transformadora para ambas as partes. Nos últimos dois anos, o mundo foi surpreendido com uma realidade imposta pela pandemia da COVID-19 e, com ela, emergiram desafios que estabeleceram novas formas de aprender, de fazer pesquisa e extensão. Para o enfrentamento desses desafios, contamos com as tecnologias digitais de informação e comunicação, pois a partir delas foi possível novas formas de interação. Com tais tecnologias, nossa Pró-Reitoria de Extensão atendeu os anseios da sociedade amazonense, seja na capital ou no interior, sempre com foco na qualidade de vida da população”.

Relevância histórica

O pró-reitor de Extensão da Universidade Federal do Amazonas, professor Almir de Oliveira Menezes, ressalta a relevância histórica do Catálogo das Ações de Extensão, produzido durante o adverso momento da pandemia de Covid-19. “Esse Catálogo das modalidades de Extensão, no que diz respeito ao Programa Curricular de Extensão (Pace), ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), ao programa de Apoio à Realização de Cursos e Eventos (Parec) e a demais programas, é importante e central na trajetória da Proext em tempos de pandemia, muito em função da criatividade e das metodologias que tiveram que ser elaboradas para que as atividades de Extensão pudessem continuar a ser executadas, pois foi elaborado no momento em que a presencialidade - uma das principais características da Extensão universitária no Brasil - foi colocada em cheque, ao ser afetada pelas recomendações de distanciamento social emitidas por órgãos internacionais e agências nacionais. Destaque-se que mesmo diante desse cenário adverso, a Extensão  Universitária da Ufam não parou, porque teve criatividade, força, vontade e inteligência suficientes para criar mecanismos e instrumentos para o pleno exercício da extensão universitária. Então, neste catálogo a Universidade Federal do Amazonas apresenta para as comunidades interna e externa o muito que a Extensão Universitária trabalhou durante a pandemia”, declarou o pró-reitor.