Página inicial > Notícias Destaque > 31 Congresso Brasileiro de Zootecnia - ZOOTEC 2022 será realizado de 24 a 27 de maio

Publicado: Segunda, 23 de Maio de 2022, 11h48 | Última atualização em Segunda, 23 de Maio de 2022, 13h11 | Acessos: 1347

Promovido pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) e pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o Zootec é um dos principais espaços de discussão sobre o progresso da Zootecnia brasileira

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

A Associação Brasileira de Zootecnia (ABZ) promove, de 24 a 27 de maio, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCA), o 31° Congresso Brasileiro de Zootecnia (ZOOTEC2022). Durante o evento, que tem como entidade executora a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), será debatido o tema “Produtividade e conservação: o futuro da Zootecnia”, com todas as questões referentes à ciência, ao ensino e às políticas profissionais em relação ao papel do zootecnista no país.

Público de interesse

O evento tem como público de interesse profissionais, pesquisadores e estudantes de Zootecnia, além de produtores e técnicos da área de agronegócios. Os interessados em participar do evento podem se inscrever através do link Inscrição Zootec 2022. Há a possibilidade de participar do Congresso na modalidade presencial e na modalidade on-line. Demais informações sobre o 31 Zootec podem ser acessadas no site do evento.

ZOOTEC 2022 Manaus

O presidente do Congresso e docente da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas ( FCA/ Ufam), professor Fábio Jacobs Dias, afirma que, a partir da realização dos Congressos Brasileiros de Zootecnia, foram elaboradas propostas concretas de pleitos que foram apresentados aos órgãos e lideranças públicas, acarretando benefícios diretos para a carreira.

Sistemas de produção eficientes

A secretária executiva do evento e também docente na Universidade Federal do Amazonas, professora Expedita Pereira, destaca que a meta de cada edição do evento é buscar sistemas de produção cada vez mais eficientes. “Pretendemos realizar o melhor evento de Zootecnia já feito no Brasil, comemorando as ‘bodas de pérola’ do Zootec com  fóruns e reuniões de ensino e de entidades, simpósios, palestras magnas e workshops nas diversas áreas de conhecimento do agronegócio pecuário, além da apresentação de atividades de pesquisa, ensino e extensão. Por se tratar de um evento múltiplo, a dinâmica do Congresso admite os mais diferentes interesses. Por exemplo, empresários terão oportunidade de debater com os mais experientes palestrantes e pesquisadores, assuntos técnicos e análises da conjuntura socioeconômica, auxiliando no processo de gestão e de tomada de decisões. Os estudantes e demais profissionais da área poderão se beneficiar dos debates e congregar os conhecimentos técnicos com as realidades e dificuldades apontadas, buscando, em conjunto, alternativas e apontando caminhos para as pesquisas futuras”, detalhou a professora.

Programação

No dia 24 de maio, os trabalhos do Congresso iniciam com o I Encontro Ibero-americano de Zootecnia e a abertura solene do ZOOTEC 2022, que acontecerá às 18h, com a presença de diversas autoridades nacionais e estaduais, com composição de mesa, palestra magna e apresentação cultural regional.

No dia 25, terá início o credenciamento, novas inscrições e apresentação dos painéis sobre Aquicultura, piscicultura e ruminantes, além da apresentação de pôsteres.

No dia 26,  as atividades iniciam com os painéis Animais Silvestres; de Tecnologia de Produtos de Origem Animal (TPOA) e PETs. Após a sessão de palestras, ocorrem as apresentações de pôsteres.

No dia 27 está agendada a assembleia da ABZ com encerramento previsto para as 12h, com o resultado das Olimpíadas Brasileira de Zootecnia.

O Congresso também abrigará a XXVI Reunião Nacional de Ensino de Zootecnia, dia 25/05, das 9h às 18h e 26/05, das 9h às 12h, no Salão 8 do CCA; a III Reunião do Conselho Consultivo da ABZ, dia 25/05, das 10h às 18h, na Sala 11 do CCA;  a Reunião Plenária do CRMV-AM, dia 26/05, das 14h às 18h, no Mezanino; o 15º Fórum de Entidades Estudantis de Zootecnia, dia 26/05, das 8h às 18h, na sala 11; o Fórum de Coordenadores de Cursos de Zootecnia, dia 26/05, das 14h às 18h, em local a decidir; o 53º Fórum Nacional de Entidades de Zootecnistas, dia 26/05, das 08h às 16h , em local a decidir; a IV Reunião Nacional de Diretores Estaduais da ABZ, dia 26/05, das 16h as 18h, em local a decidir; a Assembleia Geral Extraordinária da ABZ, dia 27/05, das 8h às 10h, na sala 11 e a Assembleia Geral Ordinária da ABZ, dia 27/05, das 10h ás 12h, também na sala 11 do CCA.