Ufam foca em produção de projetos multidisciplinares de P&D
Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom
"A Ufam passa a debater P&D e instruir projetos com intuito de fortalecermos a cultura de inovação dentro da Ufam". A fala é da vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, em reunião com gestores e professores-pesquisadores de áreas multidisciplinares relacionadas a soluções tecnológicas. A agenda aconteceu ontem à tarde, 18 de maio de 2022, no prédio da Reitoria.
Entre as áreas com previsibilidade de projeção para projetos estão: Educação Física e Farmácia; Tecnologia de Alimento e Saúde, abrangendo Medicina, Enfermagem e Nutrição. “Nós estamos avançando em propostas em P&D e Inovação Tecnológica (IT) na Ufam, visto que a elaboração desses projetos é resultados do financiamento por meio da Lei de Informática, pois a partir do Complexo Zona Franca de Manaus; realizaremos pesquisas, inclusão e inovação tecnológica”, disse a vice-reitora.
Impacto positivo
A vice-reitora, professora Therezinha Fraxe destacou a criação, na atual gestão, do Centro de Desenvolvimento de Inteligência Artificial e Recursos Tecnológicos (Cediart), vinculado ao Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), o qual absorve quatro empresas e um Grupo de Trabalho. A professora destacou ainda o envolvimento direto do Sistema Único de Saúde (SUS) nesse processo, e do impacto direto que este projeto implica na sociedade. Ela aposta no efeito que o mesmo fará para os que estão sendo criados.
De acordo com a vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, os três projetos em P&D devem ser centralizados por meio do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento da Amazônia (CAPDA), conforme a Resolução CAPDA n.4, de 11 de março de 2021, que disponibiliza,
“Sobre os procedimentos a serem adotados diante do término da vigência do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 01/2016, celebrado entre o Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento da Amazônia (CAPDA), com interveniência da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), e o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), CNPJ nº 04.802.134/0002-68, para coordenação do Programa Prioritário de Economia Digital (PPED).”
“É uma nova era na Ufam”, disse a professora que entende que “é necessário implementar na Universidade à cultura de P&D.”
Opinião
A diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), professora Débora Teixeira Ohana, entende que a partir da reunião se possa levar à comunidade daquela Faculdade, a possibilidade de investimentos em P&D; envolvendo produtos como de biocosméticos; produção de energéticos, em parceria com a Faculdade de Educação Física (Feff); medicamentos com uso de novas tecnologias e de estruturas moleculares. “A universidade inova e auxilia à sociedade. É a nossa função dá esse retorno à comunidade com o acesso à tecnologia. Nós temos o curso de doutorado do PPGCF com linha de pesquisa em Inovação Farmacêutica e, acredito que podemos contribuir muito”, completou.
Durante a reunião, o diretor da Faculdade de Odontologia (FAO), professor José Eduardo Gomes Domingues, afirmou que, ao criar os projetos em P&D, deve-se pensar o aspecto transversal do conhecimento, principalmente na Área da Saúde. “Seria interessante identificar problemas e tecnologias que possamos resolver de forma que sejam comuns a todas as áreas, principalmente na área de Saúde, com abrangência de determinadas tecnologias, em áreas da Amazônia que possam atingir comunidades indígenas e populações ribeirinhas”, comentou o professor.
Participação
Além da vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, a reunião teve a participação presencial dos professores Débora Teixeira Ohana (diretora da FCF), Victor Lamarão (diretor da FCA), Anderson Mathias Pereira (coordenador do PPGCASA), Ariane Mendonça (coordenador do PPGCF), Priscilla Mendes Cordeiro (diretora do DSQV/Progesp), Albejamere Pereira de Castro (diretora da Faexp), José Eduardo Gomes Domingues (diretor da FAO), dentre outros. Já no formato remoto, o evento contou com a presença dos professores João Libardoni (diretor da Feff) e de José Luiz de Souza Pio (diretor do Icomp).
Redes Sociais