Ufam outorga grau a 25 formandos da Faculdade de Artes (Faartes), dos polos de Itacoatiara e Tefé, na modalidade de Ensino à Distância
Recém-diplomados são egressos da Licenciatura em Artes Visuais, resultado de uma parceria entre a Faculdade de Artes (Faartes) e o Centro de Educação a Distância da Universidade Federal do Amazonas (CED/ Ufam)
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam
Em solenidade presidida pelo reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, na manhã desta quinta-feira, 19, receberam a outorga de grau 25 finalistas do curso de Licenciatura em Artes Visuais, na modalidade à distância. O curso é promovido pela Faculdade de Artes (Faartes/ Ufam) em parceria com o Centro de Educação a Distância da Universidade (CED/ Ufam). A sessão remota foi transmitida por meio do canal da Ufam no You Tube. https://youtu.be/l7pQud5QImY.
Mesa de honra
Além do reitor, professor Sylvio Puga, compuseram a mesa de honra remota o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes Neto; o diretor da Faculdade de Artes, professor Joao Gustavo Kienen; o diretor do Centro de Educação a Distância, professor João Victor Figueiredo Rodrigues; a coordenadora do curso de Artes Visuais da Faartes, professora Lucyanne de Melo Afonso; a coordenadora do curso de Licenciatura em Artes Visuais/ EAD e homenageada com o nome da turma do Polo de Itacoatiara, professora Núbia Najar Dias; a paraninfa da turma, professora Roberta Paredes Valin; a patronesse da turma do Polo de Itacoatiara, tutora presencial, senhora Tatiana Cunha de Melo; o patrono da turma do Polo de Tefé, senhor Nilson Marreira Lima; o paraninfo da turma do Polo de Tefé, professor José Mário Silva de Oliveira e o homenageado com o nome da turma do Polo de Tefé, professor Fernando Antônio da Silva Júnior.
Mundo digital - mudanças constantes
Durante seu pronunciamento, o presidente da solenidade, professor Sylvio Puga, destacou o trabalho coletivo que faz a Ufam levar conhecimento a vários espaços da região amazônica. “Hoje entregamos à sociedade 25 educadores artísticos no mundo digital. O diretor do Centro de Educação a distância, professor Victor, fez uma breve viagem no tempo quanto aos avanços tecnológicos vivenciados pela educação a distância. Ele ressaltou que vários conteúdos eram passados em CD’s e eu me lembro da época dos disquetes, que hoje são artigos de museus. E digo a vocês que a realidade desse mundo daqui a dez anos será completamente diferente. E o que isso tem a ver conosco nesta solenidade? A mensagem dessas rápidas transformações é que vocês não poderão parar de estudar e a Faartes estará de portas abertas, assim como o CED para o aperfeiçoamento acadêmico de vocês. Desejo saudar a equipe da Faartes, a equipe do CED, os tutores e todos os envolvidos nesse trabalho, que somaram esforços, trabalhando juntos, assim como a Ufam busca, coletivamente, cumprir sua missão de levar conhecimento para a região amazônica”.
Amor e ética
O pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes Neto, declarou que com a formação desses novos profissionais quem ganha é a sociedade. “A palavra de hoje proferida em todos os discursos proferida em todos os discursos foi transformação seja no campo pessoal, acadêmico ou profissional. Minha mensagem para vocês é que pincelem sempre amor e ética, que o sucesso chegará para todos vocês”.
Parceria fortalecida
O diretor da Faculdade de Artes, professor João Gustavo Kienen, destacou que a Licenciatura só foi possível pela parceria com o Centro de Educação a Distância. “Agradeço o enorme empenho que a gestão superior tem com nossa unidade acadêmica. Agradeço à Pró-reitoria de Ensino de Graduação, que não mede esforços para que nossas ações de Ensino aconteçam no interior. O Ensino à distância é fundamental para a educação brasileira. Ressalto, nesse processo, o papel pioneiro do professor Evandro, quando esteve à frente do Centro de Educação a distância, a dedicação da professora Núbia, uma guerreira que manteve tudo funcionando perfeitamente, mesmo durante a pandemia. Temos, nessa mesa de honra, pessoas engajadas pessoal e profissionalmente, que trabalham para que a educação a distância aconteça. Com toda certeza, afirmo que a Faartes nada poderia fazer sem a parceria com o CED. Esse curso só pode ser oferecido porque temos parceiros que acreditam na transformação que a arte pode trazer. E a vocês, formados, muito obrigado por terem acreditado na Faartes, em nossos professores e em nossa parceria com o CED”, discursou o diretor.
Importância da Educação a Distância
O diretor do Centro de Educação a Distância, professor João Victor Figueiredo Rodrigues, ressaltou o quanto a tecnologia aplicada à educação a distância avançou e disse que, para oportunizar as melhores experiências acadêmicas aos alunos, sempre há pessoas comprometidas por trás das máquinas. “Nesse momento em que nos reunimos para a outorga de grau a vocês, percebo o quanto valeu a pena cada planejamento de material, de apostila, de seleção de vídeo, trabalho, muitas vezes, realizado à noite. Em nome de todos os servidores do CED, parabenizo todos vocês, recém-formados. Agradeço o apoio da gestão superior, que trabalha para fortalecer a EAD. Sabemos a importância dos cursos a distância, principalmente no interior do Amazonas, pois muitas pessoas não poderiam cursar o nível superior se não fosse pela Educação a Distância. Com o passar do tempo, o ambiente da aprendizagem à distância mudou bastante. Agora o curso não se faz apenas no ambiente do Moodle, mas usando todas as ferramentas que a tecnologia oferece. Aprendemos no WhatsApp, no Instagram, no Google Meet.
A pandemia mudou nossas relações sociais, mas para oportunizar as melhores experiências acadêmicas para vocês, para que isso aconteça de forma eficiente, sempre é necessário o comprometimento das pessoas que trabalham atrás de cada máquina. E eu me orgulho muito por saber que vocês aproveitaram a oportunidade oferecida. Desejo muito sucesso e que sejam os agentes transformadores que tanto esperamos”, discursou o diretor.
Poesia
O orador da turma, Rafael Neves de Souza, agradeceu o comprometimento dos professores, tutores e técnicos. “Agradeço a todos os professores que estiveram conosco na nossa caminhada. Também agradecemos a Deus por essa imensa conquista. O dia de hoje é marcado por despedida, pelo até breve. Os últimos dois anos da nossa jornada acadêmica foi marcado por angústia, aflição, mas pandemia não foi páreo para nos desanimar. A missão é árdua, mas somos artistas e todo artista nasceu para fazer diferente. Todo artista que se preze faz história ao deixar sua obra-prima na história”, destacou o orador, que encerrou seu pronunciamento dedicando uma poesia de sua autoria, intitulada “Inspiração” a seus colegas. Confira o discurso, na íntegra, em https://youtu.be/l7pQud5QImY
Transformação
A homenageada com o nome da turma do Polo de Itacoatiara, professora Núbia Najar Dias, desejou sucesso à turma e orientou que os recém-formados prossigam nos estudos. “Tive contato com todos vocês desde o início do curso, mas hoje vejo que não eram as mesmas pessoas. Vocês se transformaram com muita perseverança, coragem e humildade. Ser professor já é uma satisfação. Ser professor de artes visuais é satisfação em dobro. Não são só vocês que se formam hoje, mas o Brasil inteiro, que é um país que ainda não possui arte na Educação básica e que tem dificuldade de reconhecer sua capacidade artística. Serão vocês que se formam hoje que contribuirão para o estudo de nossa cultura, que lutarão por uma educação para além da formação para o mercado. Quero pedir que não parem por aqui. Vocês são uma riqueza que não queremos perder. Deixarão muita saudade. Desejo uma vida plena de realizações a todos vocês”, discursou.
Compromisso com a sociedade
Paraninfa da turma do Polo de Itacoatiara, a professora Roberta Paredes Valin ressaltou que, com a alegria da formação vem um importante compromisso com a sociedade. “É um momento muito honroso, de muita alegria estar nessa solenidade. Estive com vocês desde o primeiro momento do curso. Nossos encontros foram extremamente importantes, pois passamos juntos por um momento traumático, que foi essa pandemia de COVID-19. A conclusão de um curso acadêmico traz muitas alegrias e com essas alegrias vem o compromisso de agir e de pensar de forma sensível, criativa e responsável. Digo a vocês que só com a força da convivência é possível construir e transformar. Então, eu parabenizo as formandas e os formandos que agora têm esse compromisso.Foi uma honra estar com vocês nesse percurso, nesse caminho”.
Prontos para fazer a diferença
Paraninfo do Polo de Tefé, professor José Mário Silva de Oliveira, elogiou a competência dos recém-formados para fazerem a diferença por onde passarem.” Vocês podem mudar o mundo, vocês têm competência total para fazerem a diferença. Sei que no dia a dia na escola, vocês se depararão com cenas complexas, mas recomendo que envolvam-se completamente para acharem as melhores soluções. Parabéns a todos que participaram dessa árdua caminhada. Espero encontrá-los a partir de agora como colegas de trabalho”.
Confira a lista dos Formandos da Licenciatura em Artes Visuais
FORMANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS/EAD POLO DE ITACOATIARA
1. ADRIANA DE QUEIROZ ALVES CRUZ
2. ALINE DOS SANTOS LIBÓRIO LEAL
3. ANDRÉ NIEDERSBERG DE AVILA
4. ANDRESA LAMARÃO NEVES
5. BERENICE DE CASTRO HERCULANO SILVA
6. CARLOS ARIMATEIA DA SILVA OLIVEIRA
7. ELIONETE PAULINO GRAU
8. ERIETE MEDEIROS DA SILVA
9. ERISSANDRA ALMEIDA DA SILVA GRANA
10. FRANCISCO DE OLIVEIRA REIS
11. GILCIMAR DA SILVA ROLIM
12. GLORIA RODRIGUES NASCIMENTO
13. JOICE DE SOUZA FERNANDES
14. JOSE ROBERTO REIS DE LIMA
15. LEIDE MARIA LIMA COLARES
16. LEILA LIMA SIQUEIRA
17. NILCIANA DE AZEVEDO JACAUNA
18. RAFAEL NEVES DE SOUZA
19. ROBERVANIA REGO DINELLI
20. SUELLEN LAYS NEVES MONTEIRO
21. VANESSA ADRIANE MORAES DOURADO GAMA
FORMANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS/EAD POLO DE TEFÉ
1. ANDREIA BARROSO FERREIRA
2. DANIELE DE SOUZA QUEIROZ
3. ISMAEL SATIRO SEABRA
4. MARIA SOCORRO QUEIROZ ALFAIA
Redes Sociais