Página inicial > Notícias Destaque > Proplan e Auditoria Interna apresentam proposta para composição dos indicadores de gestão e governança avaliados pelo Tribunal de Contas da União (TCU)

Publicado: Terça, 17 de Maio de 2022, 17h49 | Última atualização em Terça, 17 de Maio de 2022, 17h49 | Acessos: 983

Por Irina Coelho
Equipe Ascom/Ufam

A Auditoria Interna e a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Amazonas (Proplan/Ufam) apresentaram, na tarde da última segunda- feira, 16 de maio, para a administração superior proposta de composição dos indicadores de gestão e governança, referente ao ciclo 2021, avaliados pelo Tribunal de Contas da União (TCU). São indicadores relacionados a Governança Pública e Organizacional;  Governança e Gestão de Pessoas; Governança e Gestão de Segurança e de Tecnologia da Informação; Governança e Gestão de Contratações; e Governança e Gestão Orçamentária.

O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, destacou o trabalho conjunto de vários setores da Ufam para atender as demandas de governança instituídas pelo TCU. “A gestão da Ufam, ao analisar cada um dos indicadores do Tribunal, dentro das suas especificidades, se alinha ao órgão regulador e consegue planejar as ações institucionais a médio e longo prazo”, enfatizou.

De acordo com a vice-reitora da Ufam, professora Therezinha Fraxe, a Ufam, em 2017, época do lançamento dos indicadores do TCU, iniciou um trabalho significativo sobre governança com a Auditoria Interna, Ouvidoria, Proplan e Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp). “Em 2021, com a visita técnica do ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, para tratar sobre liderança, estratégia e controle institucional, intensificamos as ações voltadas para governança. Após a visita, estamos aperfeiçoando a gestão com base na transparência pública e integridade, considerando os três pilares da Universidade que são Ensino, Pesquisa e Extensão. Seguimos os parâmetros de gestão do TCU, respeitando a sustentabilidade, com o intuito de fortalecermos os nossos índices e para isso temos um Comitê de Governança, Integridade, Gestão de Riscos e Controles Internos da Ufam”, relembrou.

Encaminhamentos

A proposta de encaminhamento das duas pastas refere-se à formação de grupos de trabalho dentro do Comitê de Governança, Integridade, Gestão de Riscos e Controles Internos da Ufam. O primeiro, formado pela Proplan; Progesp; Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (Protec); Pró-Reitoria de Extensão (Proext); Auditoria Interna, Biblioteca e Corregedoria abordarão os temas Governança Pública Organizacional, Governança e Gestão de Pessoas, Governança e Gestão Orçamentárias. Já o segundo grupo de trabalho, formado por Pró-Reitoria de Administação e Finanças (PROADM); Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp); Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg); Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC); Prefeitura do Campus Universitário (PCU); Ouvidoria, Centro de Ensino a Distância (CED), Centro de Artes, Fazenda Experimental (FAEXP) discutirão sobre Governança e Gestão de Segurança e de Tecnologia da Informação e Governança e Gestão de Contratações. Os métodos utilizados são cálculo dos indicadores; questionário de referência e referencial básico de Governança Organizacional do TCU.

De acordo com o auditor chefe da Ufam, contador Dinorvan Fanhaimpork, a construção de uma pauta participativa que envolve todos os integrantes do Comitê de Governança, Integridade, Gestão de Riscos e Controles Internos fortalece a cultura e possibilita que a Ufam avance nas iniciativas que fortalecem a Governança e a Gestão. “Promover a discussão e as sugestões de encaminhamentos por meio dos Grupos de Trabalho criados com os integrantes do Comitê permite trabalhar com foco em resultados e de forma sistêmica”, destacou.

A pró-reitora da Proplan, professora Maria da Glória Vitório Guimarães, explicou que a  governança é um conjunto de diretrizes e mecanismos de liderança, estratégias, alinhamento e controle que permite de forma constante e gradual a melhoria da Universidade. “Todavia deve ser fruto de um processo de construção colaborativo, por conseguinte a vice-reitora da Ufam, de forma planejada, propôs a criação de dois grupos de trabalho para discutirem, oferecerem sugestões e implementarem o perfil de Governança e Gestão Pública indicado pelo TCU”, lembrou.

O Comitê de Governança, Integridade, Gestão de Riscos e Controles Internos da Ufam é permanente e a previsão é que os grupos de trabalho sejam encerrados em julho.