Página inicial > Notícias Destaque > Reitor se reúne com lideranças indígenas

Reitor se reúne com lideranças indígenas

Publicado: Terça, 17 de Maio de 2022, 10h47 | Última atualização em Terça, 17 de Maio de 2022, 15h30 | Acessos: 718

Construção do Centro de Formação Indígena  foi a pauta do encontro entre as lideranças indígenas e as autoridades universitárias

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Na manhã desta terça-feira, 17, o reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, acompanhado do pró-reitor de Extensão, professor Almir Menezes; da pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Maria da Glória Vitório Guimarães; do diretor da Faculdade de Educação, professor Cláudio Gomes da Vitória e do prefeito do Campus Universitário, engenheiro Milton Gomes de Oliveira Júnior, esteve reunido com as lideranças indígenas da Coordenação das Organizações Indígenas (Coipam), da Associação de Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro (AMARN), do Movimento dos Estudantes Indígenas do Amazonas (MEIAM), da Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno (COPIME), do Fórum de Educação Escolar e Saúde Indígena do Amazonas (FOREEIA), da Rede de Mulheres Indígenas do Amazonas (Makira-Eta)  e do Colegiado Indígena do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGGAS).

Espaço acadêmico para estudantes indígenas

Durante o encontro, o reitor da Ufam destacou o papel estratégico da Universidade para o avanço das causas das populações indígenas. “A Ufam tem um papel estratégico e sempre estamos com as portas abertas para viabilizar políticas institucionais voltadas aos indígenas”.

Ufam - Trajetória de avanços

O pró-reitor de Extensão, professor Almir Oliveira de Menezes, disse que a Ufam tem uma trajetória de avanços em relação às causas indígenas. “As políticas de reconhecimento das demandas das populações indígenas por parte da Ufam têm trajetória histórica de afirmação. Estamos sempre em diálogo, reconhecendo as demandas das comunidades indígenas”, afirmou.

Por uma Ufam mais indígena

Jaime Diakara, do colegiado indígena do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGGAS), indagou sobre os encaminhamentos das demandas contidas na carta-proposta do Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI) e do Colegiado Indígena do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGGAS/ Ufam) entregue à gestão da Ufam. No documento, apresentam-se propostas como a criação de uma política unificada e centralizada das diferentes atividades junto às comunidades indígenas em curso na Universidade e processos seletivos específicos e diferenciados para ingresso nos cursos de graduação e pós-graduação para candidatos indígenas.

Projetos

Orlando Baré, da Coordenação das Organizações Indígenas e Povos do Amazonas (Coipam),  perguntou sobre os projetos voltados aos estudantes indígenas na Universidade Federal do Amazonas. “Tomamos conhecimento de que, no dia 23 de dezembro, foram encaminhados recursos de mais de 19 milhões de reais para a Ufam com a finalidade de construir um espaço acadêmico voltado a estudantes indígenas na Ufam e nossas lideranças indígenas querem conhecer melhor o  projeto, quem o coordena, assim como demais projetos em andamento na Universidade que contemplem os indígenas, pois desejamos que o assunto seja mais socializado conosco”, destacou.

Parceria

Professora da rede estadual de Ensino e integrante da Rede de Mulheres Indígenas do Amazonas (Makira-Eta), Alba Rosa, ressaltou que os pleitos levados à administração superior representam as aspirações das futuras gerações. “Estamos aqui como mães. Queremos esse espaço para nossos filhos, para nossos netos. A Ufam somos todos nós. Não queremos ser apenas pesquisados, e queremos apoio para nossas demandas”, declarou.

Inadequação da Fazenda Experimental

O chefe do Departamento de Educação Escolar Indígena da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (Faced/Ufam), professor Sanderson Oliveira, apontou a inadequação da construção do prédio pleiteado na área da Fazenda Experimental da Universidade. “Conversei com todos os meus colegas professores da Faculdade de Educação, com todas as lideranças indígenas e foi consenso de que o prédio não seja construído na Fazenda Experimental. Sei que na Universidade há muitas demandas por espaço, mas o que queremos é uma mudança política, iniciando com a disponibilidade de três salas aqui no Campus Universitário. Precisamos do marco de uma política voltada a populações indígenas, definir se vamos continuar investindo na Fazenda Experimental ou negociar espaço no Campus de Manaus”, enfatizou o docente.

Encaminhamentos

O reitor, professor Sylvio Puga, marcou mais uma reunião, a ser realizada no dia 24 de maio, às 14h30, para encaminhar as demandas trazidas pelas lideranças indígenas.

O pró-reitor de Extensão, professor Almir Menezes, sugeriu que a prefeitura do Campus Universitário realize um estudo técnico para avaliar o melhor local para a construção do prédio almejado pelas populações indígenas.

O prefeito do Campus Universitário, engenheiro Milton Gomes, comprometeu-se a verificar um espaço, ressalvadas as possibilidades técnicas, no Setor Sul do Campus para a construção do prédio demandado pelas lideranças indígenas.