Página inicial > Notícias Destaque > Ufam realiza outorga de grau em Ead-Ciências Agrárias e forma novos profissionais de Caracaraí e Boa Vista/RR

Publicado: Quarta, 11 de Maio de 2022, 09h44 | Última atualização em Quarta, 11 de Maio de 2022, 09h44 | Acessos: 620

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom

A cerimônia de outorga de grau do curso de Licenciatura em Ciências Agrárias de Caracaraí e Boa Vista/RR, na modalidade de Ensino a Distancia (Ead) da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade FCA/Ufam) aconteceu na tarde desta terça-feira, 10, em formato online que teve transmissão pelo Canal da Ufam (Youtube). A solenidade foi presidida pela vice-reitora, professora Therezinha Fraxe acompanhada pela vice-diretora da FCA, professora Maria Angélica de Almeida Corrêa.

Na composição da Mesa de Honra a distancia esteve presente o representante da direção do Centro de Educação a Distância e paraninfo da turma de Boa Vista/RR, professor Afrânio Ferreira Neves Junior; o paraninfo da turma de Caracaraí, professor Wellington Gomes da Silva; o patrono da turma de Cararacaí, o professor Glebson Saboia Teles; o patrono da turma de Boa Vista, professor Carlos Alberto Franco Tucci; o homenageado com o nome da turma de Caracaraí, professor Wenderson Gomes dos Santos; o homenageado com o nome da turma de Boa Vista/RR, professora Luciana Souza de Aguiar e Souza e a coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Agrárias, professora Expedita Maria de Oliveira Pereira.

Em pronunciamento, a vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, citou o professor Carlos Alberto Franco Tucci como referencia da Educação a distancia e o responsabilizando pelo avanço dessa modalidade de ensino na Universidade, que segundo a professora, resultou na formação de uma geração de profissionais, principalmente na área de Ciências Agrárias. Em seguida, Fraxe o parabenizou pelo feito consolidado que foi confirmado no discurso do orador da Turma, Miramon Patrocínio da Costa Junior, como também endossado nos discursos dos professores Jurandir Moura Dutra e Wellington Gomes da Silva, quando diz:

“No decorrer do período, muitos colegas ficaram pelo caminho, quando a maioria achava que o ensino a distância fosse mais simples que o presencial. Mero engano! Nós nos deparamos com disciplinas que não víamos desde o ensino médio, mostrando que a modalidade a distância exigia muita disciplina, comprometimento, organização e força de vontade para superar todas as dificuldades encontradas”.

A vice-reitora disse estar feliz e honrada pela formação de novos profissionais das cidades de Caracaraí e Boa Vista do estado de Roraima. “Hoje, como vice-reitora e professora, a minha essência enquanto educadora é da área de Ciências Agrárias, sinto muito orgulho de estar nessa formatura. A todos, roraimense ou não, levem um grande abraço da Gestão Superior da Universidade Federal do Amazonas e, entendam que o caminho a ser percorrido se inicia agora”, completou.

Ela disse também que a Universidade estará de braços abertos aos recém-formados, alertando-os para continuar os estudos a partir da qualificação nos cursos de pós-graduação. “Vamos estender as pós-graduação, através da EaD para cada lugar da nossa Amazônia, da Amazônia Brasileira, da Amazônia Ocidental”, afirmou a vice-reitora.

A vice-diretora da FCA, professora Maria Angélica de Almeida Corrêa, disse que apesar da turma ter um quantitativo pequeno de formandos se sente honrada pelo bravo feito até a consolidação de outorga de grau. Para ela, isso transcorreu com muitas dificuldades quando a turma passou por uma pandemia, a qual os afastou, trazendo problemas emocionais, momentos de insegurança e tristeza ao país.

“Nós caminhamos juntos nesses dois anos, nos apoiando. Louvável chegar onde chegaram. Hoje, vocês são os nossos colegas das Ciências Agrárias, de profissão e de que vão poder exercer a licenciatura, levando todo o conhecimento para que possam desenvolver nas  cidades e regiões onde moram”, expôs.

Ela disse também que o profissional de Ciências Agrárias tem a missão de gerar alimento ao mundo, as populações, com responsabilidade, sustentabilidade, respeito ao meio ambiente, mas, principalmente ao homem, pois, segundo ela, a geração de alimentos deve ocorrer de maneira saudável e barata para que esta chegue à mesa de todas as populações.

O paraninfo da turma de Caracaraí, professor Wellington Gomes da Silva, enfatizou que a Universidade desde o início de sua criação, sempre foi um centro de geração de ensino e conhecimento, o que leva de encontro aos que pensavam que fosse apenas uma distribuidora de diplomas.

“Quem está na reta final, agora, se não tinha consciência antes, hoje tem consciência desse fato. Que essa realidade, no caso da Ead, fosse um ensino fácil, simples, em que qualquer um poderia se dá bem. Mas perceberam que, hoje, com as dificuldades ultrapassadas, se chega à conclusão de que  a Universidade é geradora de conhecimento.

O representante do Centro de Ensino a Distancia, professor Jurandir Moura Dutra, disse que a modalidade de EaD, considerada no momento inicial do curso, fácil e simples, foi desmitificada. “Isso é interessante para compreender e valorizar essa modalidade, e perceber que ela tem tanta qualidade e atributos quanto ao ensino presencial, mas, ainda sim, apresenta estigmas de tempos pretéritos. Nós nos formando nesse momento, somos as pessoas que iremos esclarecer a comunidade e a sociedade de modo geral que modalidade do Ensino a Distancia é uma modalidade valiosa”, finalizou.

Confira a lista dos formandos do curso Licenciatura em Ciências Agrárias EaD – Caracaraí/RR

1. Miramon Patrocínio da Costa Junior
  2. Wellington Alvarenga de Brito