Página inicial > Notícias Destaque > Ufam inaugura o uso de energia solar no campus principal do ICET

Ufam inaugura o uso de energia solar no campus principal do ICET

Publicado: Terça, 10 de Maio de 2022, 15h20 | Última atualização em Terça, 10 de Maio de 2022, 19h47 | Acessos: 968

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom
Foto: arquivo UPEC

A partir da próxima sexta-feira, dia 13, o Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET), em Itacoatiara, da Universidade Federal do Amazonas vai passar a usar energia limpa em seu edifício principal do campus universitário (campus 1). A energia solar é uma fonte energética sustentável que reduz gastos e é um processo que está em andamento na Ufam. A utilização da energia solar no edifício vai reduzir os gastos com a energia convencional entre 40 a 50 por cento.

O edifício principal do campus universitário do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia, em Itacoatiara, inaugura na sexta-feira o uso de uma nova fonte de energia. Será o primeiro prédio do município de Itacoatiara a utilizar a energia solar, como também o primeiro Instituto da Ufam, fora da sede, que passa a funcionar em parte com essa fonte de energia. Foram instalados 309 painéis no telhado do edifício com capacidade de gerar 380 watts. É o equivalente a atender 110 residências de uma cidade.

A mudança para energia solar é uma ação de desenvolvimento do grupo de pesquisa ‘Unidade de Pesquisa em Energia, Clima e Desenvolvimento Sustentável (UPEC)’ do Centro de Ciências do Ambiente (CCA) da Universidade Federal do Amazonas sob a coordenação do diretor, professor Eron Bezerra. O grupo já implantou o mesmo sistema na Faculdade de Ciências Agrárias no setor Sul do Campus Universitário em Manaus e pretende expandir para outros institutos do interior.

“Como diretor do Centro de Ciências do Ambiente eu preciso colocar em prática a política de preservação em nossa Instituição. Estamos falando de uma ação real, objetiva, que coloque definitivamente em prática ações de preservação. Vamos inaugurar na sexta-feira, o primeiro edifício de Itacoatiara e dos institutos do interior da Ufam com uma fonte energética sustentável. Já instalamos na Faculdade de Ciências Agrárias e agora no ICET. Planejamos utilizar 100 % de energia solar no Instituto de Natureza e Cultura (INC) em Benjamin Constant, em função da distância para a capital e as características locais. Quando estiver instalado nas seis unidades vamos ter uma redução de R$ 1,5 mil reais na conta de luz. A energia solar que o grupo implantou na FCA equivale a plantar três mil árvores. Isso também vai diminuir a emissão de gás carbônico. Podemos instalar em todos os prédios e aí a redução na conta de luz da Ufam e o impacto na natureza será menor. É uma contribuição, não só um exemplo de preservação, mas criar uma base efetivamente sustentável”, afirmou o diretor do CCA, Eron Bezerra.

Para o diretor do Instituto, Geone Maia Corrêa, a energia solar vai diminuir as despesas para a Ufam. “Representa significativa economia em gastos com energia convencional para a Ufam em especial para o ICET. Acima do bloco E do ICET há em torno de 300 painéis com inversores, equipamentos que convertem a energia solar em elétrica. Esses equipamentos, vão produzir energia, no campus de Itacoatiara e quando todas as unidades estiverem em funcionamento teremos economia em mais de um milhão anualmente em contas de energia elétrica.   Ano passado tivemos a inauguração da estação solarimétrica no ICET que fornece informações valiosas para pesquisas na região do Médio Amazonas. Agradecemos ao professor Eron Bezerra  e aos demais membros da Unidade de Pesquisa em Energia, Clima e Desenvolvimento Sustentável (UPEC) e a Administração Superior da nossa Universidade pelo suporte e apoio à nossa unidade para que juntos possamos avançar mais”, destacou.