Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Fórum da Ufam tem recomendações aceitas pelo MME sobre leilões de energia renovável
Início do conteúdo da página

Fórum da Ufam tem recomendações aceitas pelo MME sobre leilões de energia renovável

Publicado: Segunda, 09 de Maio de 2022, 12h26 | Última atualização em Terça, 10 de Maio de 2022, 08h56 | Acessos: 788

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

 

A Ufam, por meio do Fórum Permanente de Energia (FPE), terá atendidas as recomendações feitas ao Ministério de Minas e Energia (MME) acerca do aprimoramento das diretrizes gerais para a realização de leilões de energia renovável para todo o Brasil. O aceite foi dado no dia 19 de abril, quando o MME comunicou o resultado da Consulta Pública 120/2022, que deu origem ao documento elaborado pelo fórum. 

O ministério lançou a Consulta Pública em fevereiro com o objetivo de colher subsídios para a ampliação da participação das fontes renováveis de energia na matriz elétrica da região Norte, particularmente para suprimento elétrico dos Sistemas Elétricos Isolados (Sisol), que apresentam como principal fonte geradora termelétricas a óleo diesel. "Os chamados sistemas isolados existem em outras regiões, mas a grande maioria está na região Norte e com forte concentração no Estado do Amazonas. As recomendações foram para todos os sistemas isolados, independentemente da região em que estão localizados", explicou o presidente do FPE, professor Rubem Cesar Souza.

Segundo o professor Rubem Cesar, a proposta encaminhada ao MME apresenta mecanismos para a participação efetiva de projetos de fontes renováveis de energia de modo competitivo frente aos projetos de fontes não renováveis de energia. "Além disso, foi proposto, dentre várias outras, a realização de leilões de eficiência energética para reduzir os desperdícios de energia elétrica e assim ter menor necessidade de construir novas usinas, além da realização de leilões para dar celeridade ao Programa Mais Luz para a Amazônia, do MME, para suprimento de comunidades não supridas eletricamente", informou.

Os objetivos a serem alcançados com as recomendações apresentadas são os seguintes: i) eficiência em custo; ii) garantia de atendimento da demanda futura; iii) aumento da diversidade da matriz elétrica; iv) atração de investidores altamente qualificados; v) incentivo à competição; e, vi) contribuições para o desenvolvimento socioeconômico. “O aceite das contribuições pressupõe mudanças significativas na evolução do setor elétrico regional com participação cada vez menor de fontes não renováveis de energia e com aproveitamento de recursos energéticos locais. De outra sorte, a recepção das propostas é uma demonstração inconteste da importância do FPE/Ufam em face às contribuições que vem trazendo para transformar o cenário energético regional redirecionando seu rumo para o cenário alinhado com os interesses e potencialidades locais e com os objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas”, finalizou o professor Rubem Cesar Souza.

O Fórum Permanente de Energia foi criado em 2019 pelo Centro de Desenvolvimento Energético Amazônico (Cdeam/Ufam) com o objetivo de congregar esforços para, via o estabelecimento de parcerias, propor políticas públicas para o desenvolvimento do setor energético do estado do Amazonas e disseminar informações sobre o setor energético.

Ficou curioso? Quer entender melhor as recomendações feitas ao MME? Acesse o documento completo.

 

*foto: FPE - Usina de biomassa converte o calor da queima de matéria orgânica em formas variadas de energia.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página