Página inicial > Notícias Destaque > Egressa da Ufam é aprovada em primeiro lugar para doutorado em Antropologia da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal

Publicado: Sexta, 06 de Maio de 2022, 11h35 | Última atualização em Segunda, 09 de Maio de 2022, 20h28 | Acessos: 1514

Referência no Amazonas na área de Políticas Culturais, Patrimônio Cultural e Museus, Rila Arruda da Costa tem toda sua formação acadêmica realizada na Universidade Federal do Amazonas (Ufam)

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

A egressa da graduação em Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Amazonas (PPGS/ Ufam), Rila Arruda da Costa, foi aprovada em primeiro lugar para o doutorado em Antropologia: Políticas e Imagens da Cultura e Museologia, na Universidade Nova de Lisboa.

Bacharela, licenciada e mestra em Sociologia pela Ufam, Rila possui uma coleção de conquistas acadêmicas. Ela foi a primeira egressa do Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS/Ufam) a publicar um livro intitulado “Museus do Amazonas”, no ano de 2012, obra financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (Fapeam) e também foi a única estudante da região norte a ganhar o Prêmio Menção Honrosa "Sociólogos do Futuro", concedido durante o 60 º Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia - SBS, realizado no Rio de Janeiro, em 2009.

Bolsa de pesquisa

Com a aprovação em primeiro lugar para cursar o doutorado em Antropologia: Políticas e Imagens da Cultura e Museologia, na Universidade Nova de Lisboa, Rila desenvolverá tese sobre a Antropologia dos Museus. Ela destaca a contribuição do ensino público para sua formação. “Minha vida acadêmica e profissional sempre esteve voltada aos temas Políticas Culturais, Patrimônio Cultural, em especial o Imaterial, e Museus. Agradeço meus ex-orientadores na Ufam, Marco Aurélio Coelho de Paiva na graduação e Marilina Serra Pinto no mestrado. Tenho experiência com pesquisa, docência, consultoria e gestão cultural e, nos últimos anos, tenho sido considerada referência no Amazonas nessa área de pesquisa. Valorizo a educação pública, pois sou resultado direto disso. Estudei minha vida inteira em escola pública, seja na Escola Estadual Lenina Ferraro, no Colégio Brasileiro Pedro Silvestre e na Universidade Federal do Amazonas. Agora, para cursar o doutorado em Portugal, preciso de bolsa de pesquisa. Caso eu não consiga, não terei como fazer a pesquisa sobre Antropologia dos Museus no Amazonas. Para tanto, estou com formulário pronto para fazer o levantamento dos amazonenses que estão fazendo mestrado e doutorado fora do país, sem bolsa de pesquisa, para pedir edital de apoio à Fapeam. Os interessados em responder ao formulário devem acessar Levantamento de pesquisadores do Amazonas.

Reconhecimento

Orientada pela professora Marilina Conceição Oliveira Bessa Serra Pinto, do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Amazonas, durante o mestrado, Rila tem o reconhecimento da intectual pelo empenho nos estudos. “Rila sempre colheu bons frutos pelo denodo e destaque nos estudos e essa aprovação em primeiro lugar para o doutorado em Portugal é da maior importância para o meio acadêmico e para o desenvolvimento cultural e econômico do nosso estado, uma vez que não contamos com nenhuma formação superior na área de Museologia e sabemos da importância dos museus como ferramentas de difusão do saber e promoção dos nossos valores patrimoniais materiais e simbólicos. Nesta década de intervalo entre suas duas formações, Rila atua como pesquisadora e observadora junto à opinião pública em relação às políticas culturais e de museus no Amazonas”, destacou professora Marilina Conceição.

Universidade de excelência

A pró-reitora de Pesquisa e pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas, professora Selma Baçal, cumprimenta a egressa pela conquista. Para a Ufam é motivo de satisfação e de muita alegria o fato de ver nossos egressos conquistando espaços de importância. A nossa egressa do PPGS, Rila Costa, está fazendo jus à formação de mestrado que teve na nossa Universidade. Desejamos sucesso e esperamos seu breve retorno para que ela possa vir trabalhar conosco como nossa egressa”, declarou a pró-reitora.

Internacionalização

A diretora de Pesquisa da Propesp, professora Adriana Malheiro, ressalta que a aprovação da aluna demonstra que o ensino ofertado pela Ufam segue os padrões de excelência exigidos pelas universidades no mundo inteiro e que a pós-graduação da Ufam vem ganhando espaço rumo à internacionalização “A Propesp tem investido muito no plano de autoavaliação e planejamento estratégico dos programas de pós-graduação nas diferentes áreas. Inclusive, dentro desse processo consta o acompanhamento do nosso egresso por um período de 5 anos, como análise do impacto social representada pela formação dos nossos alunos da PG com qualidade. Como a Rila, muitos outros egressos têm sido aprovados em instituições estrangeiras, o que nos coloca no cenário internacional. Com isso, destacamos o crescimento da PG/UFAM, sempre com o incansável apoio da instituição”, afirmou a gestora.