Página inicial > Notícias Destaque > Amajari (RR) - Ufam outorga grau para egressas do curso de Licenciatura em Ciências Agrárias na modalidade Ensino a Distância

Publicado: Quinta, 05 de Maio de 2022, 18h38 | Última atualização em Quinta, 05 de Maio de 2022, 18h40 | Acessos: 647

Na tarde desta quinta-feira, 5 de maio, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) e do Centro de Educação a Distância (CED), outorgou grau para três egressas do curso de  Licenciatura em Ciências Agrárias, na modalidade Ensino a Distância do município de Amajari (RR). A cerimônia ocorreu online e foi presidida pelo reitor Sylvio Puga.

Fizeram parte da mesa de honra a coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Agrárias, representando o diretor da Faculdade de Ciências Agrárias, professora Expedita Maria de Oliveira Pereira; o representante do diretor do CED e homenageado da turma, professor Afrânio Ferreira Neves Junior; a paraninfa da turma, professora Vanessa de Moura Pereira; a patronesse da turma, professora Aldeniza de Oliveira Laranjeira; e coordenadora do polo Universidade Aberta do Brasil – Uab/Amajari, professora Maria Natividade Vieira Silva.

Durante a solenidade o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, destacou que a colação de grau de um curso oferecido pela Ufam em outro estado mostra que a Instituição cumpre sua missão amazônica de formação profissional. “Outro ponto singular desta solenidade é termos três mulheres, do extremo Norte do nosso país, que farão a diferença na região. O empoderamento feminino é uma realidade e é com muita alegria que a Ufam entrega à sociedade três novas profissionais licenciadas. Reconheço, também, o empenho do CED, da FCA, dos tutores e da UAB em formar essa rede de pessoas comprometidas com o desenvolvimento amazônico”, enfatizou.

Cerimônia

A licenciada e oradora da turma, egressa Ranna dos Passos Guimarães, falou em seu discurso não apenas dos desafios acadêmicos, mas também das dificuldades durante a pandemia e o isolamento. A egressa dedicou o discurso, in memorian, ao coordenador pedagógico da Escola Estadual Cícero Vieira Neto, professor Valtrudes José do Nascimento Filho, e ao pai Raimundo Almeida Moraes, vítimas da pandemia. “Durante todo este caminho, aprendemos sobre resiliência, companheirismo e superação. Passamos a dividir as alegrias, angústias, medos e vitórias. O desejo de transformar vidas nos trouxe aqui hoje. Conseguimos chegar neste dia e esse é o presente que foi semeado em nós por cada professor, professora e tutores que tivemos o privilégio de contar com o apoio”, destacou.

De acordo com a paraninfa, tutora Vanessa De Moura Pereira, é emocionante ter sido escolhida pela turma. “Nós tutores executamos um trabalho muito próximo a vocês. Um trabalho diário de acompanhamento e por isso sabemos de todo o crescimento e evolução de vocês de perto. Eu posso dizer que vocês chegam ao final do curso como excelentes profissionais. Nós sabemos de todas as dificuldades enfrentadas e podemos dizer que foram vencidas com louvor. O curso de Licenciatura em Ciências Agrárias não é fácil, mas vocês conseguiram alcançar o objetivo proposto e hoje encerram essa etapa da formação de vocês com uma gratificante vitória”, enfatizou.

O docente Afrânio Ferreira Neves Junior, representante do CED e homenageado, relembrou que participar de cerimônias de outorga de grau é certificar-se que a Ufam está no caminho certo. “ O CED/Ufam não atende apenas o Amazonas, mas vários estados da região Norte. As egressas, todas mulheres, são vencedoras. Já seria difícil por si só a graduação, mas elas conseguiram êxito acadêmico durante uma pandemia e isoladas. Gostaria de enfatizar também o trabalho dos professores da FCA/Ufam e dos tutores. Esse é um trabalho em equipe”, disse.

A coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Agrárias e representante da direção da Faculdade de Ciências Agrárias, professora Expedita Maria De Oliveira Pereira, lembrou que as egressas foram alunas dedicadas e são profissionais capacitadas para contribuir com a região. “Elas irão contribuir para o crescimento social  e para o desenvolvimento humano. Quando nós formamos pessoas, ensinamos, educamos, nós não levamos somente saber, nós desenvolvemos o homem como ser. Isso é a beleza da docência. Finalizo lembrando e desejando que  vocês não parem de estudar e sigam se capacitando. A Ufam segue de portas abertas para esse retorno”.

Lista de formandas:

1. EDRIANE LOURENÇO TENENTE MATEUS