Página inicial > Notícias Destaque > Ufam gradua novos profissionais de Ciências Agrárias em Maués

Ufam gradua novos profissionais de Ciências Agrárias em Maués

Publicado: Quinta, 05 de Maio de 2022, 12h51 | Última atualização em Quinta, 05 de Maio de 2022, 13h34 | Acessos: 694

Por Sandra Siqueira

Equipe Ascom Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizou na manhã desta quinta-feira (5) a cerimônia de outorga de grau dos formandos do curso de licenciatura em Ciências Agrárias, modalidade à distância, do município de Maués. Onze novos profissionais foram entregues à sociedade. A solenidade foi realizada remotamente com transmissão pelo canal da Ufam no Youtube.

Presidindo o evento, o reitor Sylvio Puga abordou em seu pronunciamento a importância da formação de profissionais na área das Ciências Agrárias para o Amazonas. De acordo com o gestor, o setor primário é estratégico para o desenvolvimento do Estado. “A nossa ideia, que já foi aprovada pela Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), por todos os departamentos, é levar este curso para todos os municípios do estado do Amazonas. Isto está aprovado internamente. Já levamos o projeto para o Ministério da Educação e, claro, está sendo analisado porque tem custo já que estamos falando de 62 municípios”, revelou o reitor. “Para que vocês vejam como levar a licenciatura em Ciências Agrárias é estratégico para o estado do Amazonas, é estratégico para a Universidade Federal do Amazonas, porque entendemos que a Zona Franca, sim, é importante, um motor de desenvolvimento do Estado, quanto a isso não há dúvida entre nós, mas entendemos também que o setor primário tem um papel tão importante quanto e que precisa, do ponto de vista da Universidade, da qualificação de pessoas para atuar no setor lá na ponta, nos municípios onde acontece o mundo real das pessoas”, expôs.

Representando o diretor da FCA, a professora Expedita Maria Pereira, parabenizou os egressos e convidou-os a retornar para a Ufam, desta vez para a pós-graduação. “A Ufam está sempre de portas abertas, os nossos cursos de pós-graduação. Estamos ansiosos por recebê-los novamente na nossa Casa e não se esqueçam que a Ufam é a Casa dos senhores. A Ufam está aqui para ajudá-los, recebê-los e para ajudá-los na sua formação continuada”, disse a coordenadora do curso de licenciatura em Ciências Agrárias da FCA.

Já o representante do diretor do Centro de Educação à Distância (CED), professor Afrânio Neves Júnior, discorreu sobre o trabalho desenvolvido pelo CED em conjunto com os demais setores da Universidade para que os cursos na modalidade de educação a distância sejam ofertados. “Hoje é um dia para vocês comemorarem. Eu desejo sucesso. Que não parem por aqui. Esperamos encontrá-los na FCA como nossos alunos na pós-graduação”, incentivou.

Ociley Batista foi um dos licenciados na cerimônia e proferiu o discurso em nome da turma. “Hoje é um dia ímpar, sublime, marcante, que vai ficar registrado nas páginas da memória. O dia mais significativo para um acadêmico que sabe o quanto é difícil e árduo trilhar os caminhos das chamadas Ciências Agrárias. Somente nós que chegamos até aqui sabemos o que tivemos que transpor, saltar, renunciar e superar para poder alcançar a glória da formação”, declarou.

Confira os nomes dos novos profissionais formados pela Ufam:

Formados do curso de licenciatura em Ciências Agrárias EaD - Maués/AM

ADEMIR VIANA BENTES