Página inicial > Notícias Destaque > Campus France Brasil apresenta oportunidades de estudos de nível superior em países europeus para comunidade universitária da Ufam

Publicado: Terça, 03 de Maio de 2022, 15h56 | Última atualização em Terça, 03 de Maio de 2022, 16h26 | Acessos: 1113

Além das oportunidades de estudos na França, a agência oficial do governo  francês responsável pela promoção dos estudos na França apresentou oportunidades de estudos Alemanha, Espanha, Suécia e Bélgica

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Na manhã desta terça-feira, 3, aconteceu no auditório Eulálio Chaves, o evento do Campus France Brasil, iniciativa que apresenta oportunidades de estudos em universidades europeias. É a primeira vez que o evento acontece em Manaus, no formato presencial.

Internacionalização da Ufam

Representando o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, a diretora do departamento de pós-graduação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas (Propesp/ Ufam), professora Adriana Malheiro Alle Marie, destacou, durante seu pronunciamento, que a internacionalização é uma prioridade institucional. “A internacionalização na Ufam é um passo muito grande. Queremos conduzir nossos alunos a essa experiência de passar uma temporada no exterior, de fazer um doutorado-sanduíche, fazer um estágio pós-doutoral em outros países. Isso leva ao crescimento institucional pois quem vai sempre traz técnicas novas nos mais variados ramos da ciência. Atualmente, em nossa instituição a procura para doutorado-sanduíche ainda é muito baixa e sobram vagas. Mas queremos mudar essa realidade. Elogiamos o empenho do professor Henrique Pereira, assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Ufam, o qual vem trabalhando intensamente para fortalecer nossas parcerias internacionais. Ele, inclusive, está em Lisboa, Portugal, buscando mais parcerias para a nossa Universidade. Eu só desejo que nossos alunos, professores e técnico-administrativos em educação aproveitem todas as oportunidades aqui apresentadas”, discursou a gestora.

Representando o assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, professor Henrique Pereira, a professora Artemis Soares, da Assessoria de Relações Internacionais da Universidade, ressaltou as vantagens do evento para a comunidade universitária da Ufam. “Temos três países europeus neste evento. O Campus France é importante pela possibilidade da realização das mobilidades in e out para nossos alunos, docentes e técnicos, o que representa a possibilidade de novas aprendizagens, vivências com diversas culturas e, contribui, consequentemente, para o processo de internacionalização da Ufam”, ressaltou a gestora.

Expectativa

Acadêmico do segundo período de Agronomia, Lovinsky Thebaud compareceu ao evento com interesse definido. “Sou do Haiti e quero conhecer as oportunidades oferecidas de estudos nos países europeus, principalmente na França, porque já falo francês. Queria conhecer as oportunidades de cursar gastronomia em Paris”, declarou o aluno.

Oportunidades

A representante do Campus France, Larissa Tran, orientou os interessados quanto aos principais direitos e benefícios dos estudos na França. “Viver no interior da França é muito mais barato do que na capital, Paris. No site da Campus France vocês encontram vários catálogos que explicam todas as oportunidades e os respectivos processos de candidatura. O nível de francês é muito importante, pois é exigido, pelo menos, o nível B2. Entre os benefícios dos estudos na França estão o subsídio do governo para anuidades nas universidades públicas, auxílio-moradia, descontos em produtos e serviços, inscrição gratuita no sistema público de saúde, passes estudantis, acesso aos restaurantes universitários, entre outros”, apresentou a palestrante.

Miguel  Flores Tran, do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, apresentou as oportunidades de bolsas e auxílios na Alemanha. “Acho muito importante que os estudantes conheçam nossos mestrados e doutorados para terem ideia, por exemplo, de que não precisa ter o alemão fluente para aproveitarem as oportunidades, pois os cursos, geralmente, são realizados em inglês. Oferecemos o curso básico de alemão e os estudantes podem continuar os estudos da língua alemã por lá. Há muitos incentivos para tal”, ressaltou Tran.

Pedro Capra, da Swissnex, apresentou as oportunidades de estudos na Suíça. “Na Suíça, a partir do mestrado, é possível cursar tudo em inglês. Existe um forte apoio à colaboração com a América Latina. São muitas oportunidades de cursos e fomentos para a parceria entre pesquisadores suíços e brasileiros. As bolsas de excelência oferecidas pelo governo suíço são para doutorado, pós-doutorado e doutorado-sanduíche para todas as áreas e são disponibilizadas no mundo inteiro”, ressaltou o palestrante.