Administração Superior da Ufam recebe comitiva dos Dirigentes Municipais de Educação do Alto Solimões para tratar sobre demandas referentes à educação superior na região

Publicado: Terça, 03 de Maio de 2022, 08h22 | Última atualização em Terça, 03 de Maio de 2022, 08h37 | Acessos: 551

Na manhã da última segunda-feira, 2 de maio, o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, e a vice-reitora, a docente Therezinha Fraxe, receberam os representantes dos Dirigentes Municipais de Educação do Alto Solimões (DME), Antônia Rodrigues da Silva, Aldamir Góes Tavares, Elizete Monteiro da Silva, Elimar José de Pauta Rol. O encontro com os profissionais da educação, representando os municípios de Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Fonte Boa, Jutaí, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tonantins, aconteceu na reitoria e tratou da oferta de cursos de pós-graduação, atendendo às especificidades locais, voltados à qualificação dos profissionais de educação da região. A solicitação inclui, ainda, a implementação de uma política que atenda a formação indígena, por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR).

Os pedidos são frutos de encaminhamentos realizados durante o  III Fórum de Dirigentes Municipais de Educação do Alto Solimões (III FORDIME/AS). De acordo com a dirigente Municipal de Educação do Município de Benjamin Constant, Antônia Rodrigues da Silva, a visita fortalece as relações entre as Instituições. “Tivemos uma excelente recepção por parte da Comitiva do reitor, muito atentos às demandas apresentadas pelos DME, fazendo encaminhamentos importantes e esclarecedores, na perspectiva de fortalecer as relações entre as Instituições de Ensino da região do Alto Solimões para assim garantir o direito à educação pública, gratuita e de qualidade”, destacou a dirigente.

Segundo o reitor, professor Sylvio Puga, a Ufam está diligente quanto às demandas de formação continuada nos municípios da região do Alto Solimões. “ Essa é uma demanda que não se encerra com a conclusão das turmas que visam a formação indígena. Há tanto a preocupação com as ofertas de turmas de graduação como de pós-graduação. A Ufam está se preparando para dar vazão às solicitações feitas pelas lideranças dos municípios da região”, destacou.

Para a vice-reitora, docente Therezinha Fraxe, é de interesse da Ufam que as populações tradicionais sejam atendidas.“ A Universidade atende a região com diversas iniciativas, em termos de pesquisa, na região da tríplice fronteira, pensando no potencial de desenvolvimento sustentável da área. Oferecer qualificação de forma continuada fortalecerá esse processo”, disse.

Viabilidade

O pró-reitor de Ensino de Graduação da Ufam, professor David Lopes, esclareceu que a reunião com secretários municipais de educação dos municípios do Alto Solimões é um passo importante para estabelecer uma estratégia eficaz de expansão dos cursos de graduação e de pós-graduação. “Além de ir ao encontro das necessidades de formação de indígenas por parte da educação escolar indígena promovida pela Faculdade de Educação (Faced/Ufam). A viabilidade de atendimento dos nove municípios da região do Alto Solimões requer a consolidação da parceria da Ufam com as prefeituras e suas respectivas secretarias municipais de educação, provendo contrapartidas resolutivas para concretização do projeto educacional discutido”, explicou.

O diretor da Faced/Ufam, professor Cláudio Gomes, avaliou de forma positiva a possibilidade de troca entre as Instituições. “ As pautas apresentadas representam o desejo de avançar na melhoria do processo de educação escolar nos municípios e contribuir no processo de formação dos professores e professoras. A Faced pode contribuir estreitando os laços junto às secretarias apoiando as formações, dialogando a partir de temas que são objetos de estudos dos professores do nosso quadro, na divulgação das pesquisas realizadas no Programa de Pós-Graduação em Educação, na oferta através de convênio, de cursos de especialização ou aperfeiçoamento e na parceria para avançar em ações de formação junto aos professores indígenas”, finalizou.