Página inicial > Notícias Destaque > Formandos do curso de Medicina marcam cerimônia em primeiro evento presencial nesse formato, pós-pandemia

Publicado: Segunda, 02 de Maio de 2022, 09h04 | Última atualização em Segunda, 02 de Maio de 2022, 09h42 | Acessos: 2550

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom

Os 50 formandos do curso de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (FM/Ufam), do primeiro semestre do ano de 2021, participaram na última sexta-feira, 29, no auditório Eulálio Chaves, da cerimônia de outorga de grau que marca o primeiro evento presencial nesse formato, pós-pandemia.

Presidida pelo reitor, professor Sylvio Puga, a mesa de honra da sessão solene estava representada pelo diretor da FM, professor Edson de Oliveira Andrade, pelo vice-coordenador, professor Dirceu Benedicto Ferreira, pela paraninfa do curso, professora Neila Falcone da Silva Bonfim, pelo patrono do curso, professor Cristiano Silveira Prais e pela homenageada com o nome da turma, professora Camila Maria Paiva Franca Telles. Além dos 50 formandos, houve a apresentação de mais quatro médicos(as) graduados em cerimônia fora de prazo nos dias 11/03, 01 e 18/04, presidida pelo diretor da FM, professor Edson Andrade.

Em pronunciamento, o reitor, professor Sylvio Puga, disse que após reuniões realizadas em Brasília, teve a satisfação de participar da primeira cerimônia de outorga de grau após a pandemia da Covid-19. Puga lembrou sobre a formatura da turma 93, a primeira colação de grau em formato online e, disse aos atuais formandos que seus corações estarão marcados para sempre com o símbolo da Ufam. “Nós temos que ter orgulho da nossa Universidade, eu como reitor nunca, independente da área de conhecimento, ouvi falar ou desonrar qualquer ex-aluno formado pela Ufam. É, exatamente ao contrário, nós temos ex-alunos que estão em postos chaves nesse estado e fora dele nas mais diversas áreas de atuação,  honrando o nome da Instituição”, ressaltou.

“O futuro não será diferente para vocês, porque estudaram no melhor curso de Medicina do estado do Amazonas, portanto, não há o que temer”, disse o reitor sendo ovacionado pelo público presente que acrescentou que os mesmos tiveram os melhores professores e que acessaram a melhor estrutura do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), considerado o mais moderno e equipado da Rede Ebserh. Ele destacou a luta para a construção do novo prédio da Faculdade de Medicina, assim como o enfrentamento dessa nova geração de médicos diante da pandemia e das dificuldades na área médica, e recomendou o estudo permanente como forma de enfrentar as dificuldades.

“Vocês são vitoriosos por terem chegados até aqui. A Ufam sente muito orgulho de cada um. O diploma que levarão, a partir de hoje com o nosso símbolo, é motivo de orgulho, concluiu o reitor.

O diretor da FM, professor Edson Andrade, em discurso, disse que mesmo com as dificuldades enfrentadas, os formandos foram resilientes e que tiveram apoio não somente da instituição, mas também de parentes e familiares. Segundo ele, o agradecimento a todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente na formação acadêmica dos novos profissionais deve ser uma constante. Ele relatou um breve histórico da Universidade Livre Manaós que, em seu projeto original constava a criação da Faculdade de Medicina, e que depois de sua consolidação na Universidade do Amazonas (UA), personalidades importantes foram graduadas refletidas nas suas ações de benefício social, completou o diretor que dá importância da colação de grau e do recebimento do diploma.

“Não é fácil construir o futuro, não é fácil construir momentos melhores, mas, é possível! A medicina é a maior expressão de que isso é possível”, disse o diretor da FM.

A Paraninfa da turma, professora Neila Falcone, disse estar feliz por acompanhar a turma que logrou êxito no Processo Seletivo Contínuo (PSC) com ingresso no curso de Medicina da Ufam, considera uma das mais expressivas Faculdades do país. Ela conta que durante “o processo de escolha por uma profissão, não sabiam qual a profissão iria seguir, escolheram a Medicina por ser aquela com maior glamour”, mas, segundo a professora, uma das vantagens dela, é ter uma gama de escolhas que abrange 55 especialidades e 59 áreas de atuação reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Durante seu discurso, a paraninha questiona o futuro dos recém-formados quando diz respeito à qualificação. Ela acredita que no processo do curso de Medicina, os alunos tenham desenvolvido a convicção sobre a necessidade do aperfeiçoamento profissional continuado. Falcone logrou êxito aos que buscarem os Programas de Residências Médicas fora do estado, mas também para os que decidirem realizar em Manaus, disse a professora que enfatizou que são ofertadas 67 especialidades no Estado. A professora Neila Falcone conclama o retorno dos que saíram após o término da especialização, pois, a professora acredita que a equalização na distribuição de médicos nas regiões brasileiras seja mais justa, em que apresenta uma forte desigualdade em todo o território nacional quando se trata de serviços públicos de saúde.

O professor Dirceu Ferreira, vice-coordenador do curso de Medicina, desejou aos novos profissionais uma bela estada no restante de suas vidas,  com a certeza de que estudaram na melhor Universidade do Brasil. “Então, onde estiverem podem dizer com orgulho: Eu sou Ufam!”, disse.

Confira a lista dos 50 recém-formados do curso de Medicina e mais quatro médicos(as) graduados em cerimônia fora de prazo nos dias 11/03, 01 e 18/04.

1. ADRIANO FORTES
  48. THOMAS BENEVIDES SAID
  49. TOMI YANO MALLMANN
  50. VANESSA RIBEIRO FERREIRA

Graduados em cerimônia fora de prazo.

1. ADILTON CORRÊA GENTIL FILHO
  2. DOUGLAS FERREIRA DOS SANTOS