Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Ufam outorga grau a 40 novos profissionais de Educação Física na modalidade a distância  
Início do conteúdo da página

Ufam outorga grau a 40 novos profissionais de Educação Física na modalidade a distância  

Publicado: Quarta, 27 de Abril de 2022, 09h08 | Última atualização em Quarta, 27 de Abril de 2022, 09h08 | Acessos: 826

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom 

O curso de Licenciatura em Educação Física na modalidade de Educação a Distancia, Polo do município de Lábrea é resultado de uma parceria entre a Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff) e o Centro de Educação a Distância da Universidade Federal do Amazonas (Ced/ Ufam).

Mais uma leva de profissionais do curso de Licenciatura de Educação Física, modalidade a distância, Polo de Lábrea (AM), da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas (Feff/Ufam) participaram da outorga de grau. Ao todo, 40 novos profissionais participaram da sessão solene de outorga de grau na tarde desta terça-feira, 26, transmitido no formato online por meio do Canal da Ufam no Youtube.

A sessão a distância foi presidida pela vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, que contou também com a participação do diretor da Feff, professor João Otacílio Libardoni dos Santos; do diretor do Centro de Educação a Distância (Ced), professor João Victor Figueiredo Cardoso Rodrigues; do paraninfo e representante da coordenação do curso, professor Vitor José Machado de Oliveira; do patrono do curso, o senhor Gean Campos de Barros, do homenageado com nome da turma, discente do curso, Francisco Nunes do Nascimento, in memorian.

Em pronunciamento, a vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, considerou o momento de muita honra para a Ufam e, enfatizou que ninguém deve caminhar só, pois isso implica não chegar a lugar nenhum.  “É preciso caminhar com outras instituições”, comentou Fraxe que completou ainda que com a formação de novos profissionais no Polo do município de Lábrea; estar feliz em saber que este não precisará de nenhum outro profissional externo. “Na realidade, ele está ficando autossuficiente, tanto no que diz respeito à escolaridade, a formação, os vários cursos existentes, quanto à participação da Ufam, de nossa irmã UEA e o Ifam”, completou.

A vice-reitora valoriza a formação em nível superior que entende que o município começa apresentar o IDH diferenciado, considerando esse aspecto importante para o estado do Amazonas. Ela disse ainda que, Lábrea e outros municípios adjacentes formam um mosaico de universidades, pois o sul do Amazonas há miscigenação, território diferenciado no que diz respeito as culturas vegetal e humana. A presidente citou o discurso da oradora da turma, recém formada, Cícera Gisela Queiroz de Souza, considerado emocionante, recordatório que traz a identidade da turma. “Aqui eu reporto a produção e reprodução dos saberes do conhecimento, é a manutenção da identidade amazônica”, disse.

Ela dá importância ao profissional de educação física e de fisioterapia que durante o período da pandemia trouxeram perspectivas de vida e, acredita que devemos pensar a Educação Física para além dos exercícios físicos, de forma que movimente o corpo e a alma. Ela acredita que em 2023, mais de 50% da turma ingressará no curso de especialização ofertado pela Universidade e, pensar sobre a formação acadêmica não mais de forma horizontal, mas, sim de forma vertical como a realização de cursos de especialização, mestrado e doutorado.

O diretor da Feff, professor João Libardoni, ressaltou a satisfação da entrega a sociedade amazonense de 40 profissionais e professores de Educação Física em que a turma apresentou o menor índice de evasão da história da Educação a Distancia na Universidade. Ele disse que esse resultado envolveu atores visíveis e invisíveis em que permitiu com que as coisas acontecessem. Durante seu discurso, o diretor agradeceu personalidades que agregaram a realização do curso a distância no Polo de Lábrea, frente às dificuldades em função das características do curso para que tivesse uma formação de qualidade.

“A preocupação é nossa formar profissionais e professores de Educação Física que realmente possam transformar a realidade”, completou o diretor. Com isso, ele dá importância a formação do cidadão, principalmente na Educação Básica, em que estes profissionais estarão numa atuação mais direta. O professor conta que dentro dessa modalidade, segunda turma ofertada no Polo, teve avanços consideráveis que resultou na formação de 40 profissionais.

“A nossa luta é pela profissão. A luta tem o comprometimento individual, mas, principalmente coletivo, enquanto professores de Educação Física têm a responsabilidade de mudar a realidade onde estão inseridos”, expôs.

O diretor do Ced, professor João Victor Rodrigues, parabenizou aos novos profissionais, os quais fizeram história não somente pelo município de Lábrea, mas, junto ao Ced da Ufam, em razão do maior percentual de alunos concluintes. Em seguida, solicitou uma salva de palmas aos egressos que conseguiram um marco histórico por ser a turma com melhor rendimento de todas que passaram na EaD da Ufam. 

O paraninfo da turma e representante da coordenação do curso, professor Vitor Jose Machado de Oliveira, disse que realizou um trabalho exaustivo motivado pela qualidade do ensino da Educação Física no interior do estado do Amazonas. O ensino de excelência sempre foi o objetivo do professor que ao se equalizar aos novos profissionais, mencionou suas práticas com transparência a excelência do ensino recebido e que quando for transmitido, seja amoroso.  

“Com base na pedagogia da autonomia, elenco os seguintes comentários: 1) não há docência sem discência; 2) lembrem-se sempre que sem os alunos não há como ensinar, eles são a razão de nossa profissão existir; 3) Por isso, utilizam sempre suas práticas pedagógicas, o professor não é o centro do ensino, ele é apenas o mediador que possibilita aos alunos conhecerem, aprenderem e se tornarem sujeitos de direito consciente e críticos”, finalizou.

Confira a lista dos formandos do curso de Licenciatura de Educação Física do Polo do município de Lábrea

ALEX SOUZA DE OLIVEIRA

ALEXANDRE GOMES MAIA

ANDRÉ DA SILVA ARAÚJO

ANTONIA CLAUDIA ORLANDA DA SILVA

ANTONIA PATRICIA DE SOUZA LIMA

ANTONIO MARCOS MENDES FELICIANO

ANTONIO RAIMUNDO DO NASCIMENTO SILVA

ANTONIO ROGÉRIO MOURA DA SILVA

CAMILA BRAGA DA SILVA

CÍCERA GISELA QUEIROZ DE SOUZA

CLEUDE DE SOUZA MAIA

DAIANE OLIVEIRA DA SILVA

DAVIDSON GOMES DA SILVA

EDIMAR SABINO DE ANDRADE

FELIPE OLIVEIRA DA SILVA

FRANCILENE GOMES DOS SANTOS

FRANCISCA CÍCERA FERREIRA DE SOUZA

FRANCISCO LEANDRO GOMES DA SILVA

FRANCISCO VIEIRA DOS SANTOS

GENIVALDO OLIVEIRA DA SILVA

GLENDA PEREIRA DOS SANTOS

IARA MARIA MESQUITA DE LIMA

ISALINE ARAÚJO DO NASCIMENTO

JOICE ARAÚJO DE MORAIS APURINÃ

JUCIANE GOMES MOISÉS

JUDILSON LIMA DE ARAÚJO

JULIANO PEREIRA DA SILVA

JUSSARA OLIVEIRA DE ALMEIDA

KÉTHYLA GALVÃO BEZERRA

LIARA LIRA NUNES

LUAN NASCIMENTO DO VALE

MAILTON BRITO DE CARVALHO

PAIXÃO FURTADO BEZERRA

RAIMUNDO LEILSON ROSA DE SOUZA

REGIFRAN MOREIRA MACIEL

SHEILA MARIA GOMES DA SILVA

SUELEIDE BRITO DA SILVA

VAGNER QUEIROZ DE LIMA JUNIOR

WALMIRLANI LIMA DA SILVA

ZELIANE DUARTE DO AMARAL

 

 

               

      

                                          

     

registrado em:
Fim do conteúdo da página