Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Ufam outorga grau a 26 formandos da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
Início do conteúdo da página

Ufam outorga grau a 26 formandos da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia

Publicado: Terça, 26 de Abril de 2022, 11h20 | Última atualização em Terça, 26 de Abril de 2022, 13h05 | Acessos: 1038

Recém-diplomados do polo da Ufam em Itacoatiara são egressos do curso de Licenciatura em Educação Física, na modalidade a distância. Graduação é resultado de uma parceria entre a Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF) e o Centro de Educação a Distância da Universidade Federaldo Amazonas (CED/ Ufam)

 

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

 

Em solenidade presidida pela vice-reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professora Terezinha de Jesus Pinto Fraxe, na manhã desta terça-feira, 26, receberam a outorga de grau 26 finalistas do curso de Licenciatura em Educação Física, na modalidade a distância. O curso é promovido pela Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF/ Ufam) em parceria com o Centro de Educação a Distância da Universidade (CED/ Ufam).

 A sessão remota foi transmitida por meio do canal da Ufam no You TubeAlém da vice-reitora, professora Terezinha Fraxe, compôs a mesa de honra remota o diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, professor João Otacílio Libardoni dos Santos; o diretor do Centro de Educação a Distância, professor João Victor Figueiredo Rodrigues; a paraninfa do curso, professora Inês Amanda Streit; o patrono do curso, professor Francisco Gomes da Silva; a homenageada com o nome da turma, professora Idenis Glória Belchior e a coordenadora do curso, professora Roseane Gomes Autran.

Força e resiliência 

 Durante seu pronunciamento, a presidente da solenidade, professora Terezinha Fraxe, destacou a força e a resiliência dos recém-licenciados, pois levaram a formação adiante mesmo durante uma pandemia. “Parabenizo todos os professores da FEFF, todos os professores da Educação a distância. Para nós da Ufam, seja da direção da FEFF, da direção do CED ou da administração superior, é uma grande felicidade. Por coincidência, os dois professores diretores da FEFF e do CED são oriundos da Educação a distância. Isso é um exemplo para vocês do tão longe vocês podem chegar. Todos vocês vivenciaram uma estrada que nunca imaginamos passar. Vocês são vitoriosos. Quem ficou pelo caminho também é vitorioso, mas vocês que venceram a pandemia e chegaram à colação de grau são ainda mais vitoriosos. Fui professora durante esses dois anos de pandemia e posso afirmar que ministrar aula remota é muito mais árduo que ministrar aulas presencialmente. A EAD hoje é uma realidade planetária. Vocês são muito fortes e resilientes. Sintam-se abraçados por nós, pois sabemos que se formar nesse momento foi muito mais difícil”, discursou a presidente da sessão solene.

 Educação Física no interior do Amazonas 

O diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, professor João Libardoni, ressaltou que o momento é de alegria para a FEFF/UFAM, por concluir mais esta etapa contribuindo na formação de profissionais de Educação Física no interior do Amazonas. “É uma grande satisfação para a nossa unidade acadêmica entregar mais 26 profissionais, principalmente, por levar essa formação ao interior do Estado do Amazonas, fazendo a educação chegar a lugares que, talvez, não chegaria, se não fosse essa modalidade a distância. Finalizamos hoje essa formação em Itacoatiara e seguiremos com a outorga de grau ainda esta semana para os municípios de Lábrea, Manacapuru e Maués”, afirmou o diretor da FEFF.

 Educação mais inclusiva

O diretor do Centro de Educação a Distância, professor João Victor Figueiredo Rodrigues, elogiou a gestão superior da Universidade, a diretoria da FEFF, a coordenação do curso e afirmou que a Educação a distância é a aposta mais acertada para promover uma Educação mais inclusiva. “Além de cumprimentar a nossa vice-reitora, o nosso diretor da FEFF, as autoridades universitárias presentes nesta solenidade e todos os que nos acompanham nas redes sociais durante esta cerimônia, quero expressar a alegria por este momento, que é resultado dos anos mais desafiadores das nossas vidas. Agora vocês são egressos da Licenciatura em Educação Física e posso afirmar que vocês não mediram esforços para minimizar as dificuldades dessa experiência desafiadora, que foi continuar uma graduação em meio a uma pandemia. Em nome do CED, eu parabenizo vocês representando os docentes,  os técnicos e os bolsistas que se dedicaram muito para que vocês tivessem a melhor formação na Ufam. A tecnologia, por si só, não faz nada. Por trás de todas essas máquinas, existem pessoas empenhadas em fazer o melhor. E se essa jornada foi exitosa, podemos atribuir ao comprometimento de vocês. Hoje vocês são profissionais. O mundo pós-pandemia entende que a EAD pode estar acessível a todos e isso nos motiva a lutar por uma Educação mais inclusiva”, concluiu o diretor.

 Luta árdua 

O orador da turma, Francivaldo Araújo de Souza, afirmou que a felicidade sempre marcou os encontros em Itacoatiara dos então graduandos, oriundos de diversos municípios do interior do Amazonas. “Chegamos ao final de uma trajetória e somos privilegiados nesse processo educacional. Essa trajetória começou com muitos anseios que vinham de barco ou de carro de vários municípios do interior do Estado e que, ao chegarem aqui em Itacoatiara, ficavam mais felizes por dividir momentos muito importantes em nossas vidas, pois sabíamos que todos aqueles momentos nos trariam a este momento. Quando se quer, se faz, quando não se quer, lamenta-se. Não foi fácil. Foram anos de luta. Atravessamos uma pandemia e muitos colegas ficaram para trás. Finalizamos aqui mas vamos sempre nos lembrar da felicidade que era nos encontramos no polo de Itacoatiara e mesmo a pandemia não conseguiu nos afastar. Estamos agradecidos a Deus por este momento, por proporcionarmos para nossa família e para nossos muito orgulho”, discursou o orador.

 Melhor formação 

Representando a coordenação do curso, o professor Vitor José Machado de Oliveira, desejou sucesso a todos os recém-formados. “Que vocês tenham uma carreira linda. Vocês são a força da educação física no interior do Amazonas. Façam a diferença sempre. Posso garantir que vocês receberam a melhor formação para isso e retornem  à Ufam para fazerem os cursos de pós-graduação. Parabéns e sucesso a todos”.

 Missão social 

A paraninfa do curso, professora Inês Amanda Streit, ressaltou aos recém-formados que eles têm uma grande missão social enquanto educadores. “Vocês traçaram esse caminho de formação com tantas barreiras e nesse caminho estivemos juntos, compartilhando desse ideal de busca pela formação. Posso dizer que vieram à Ufam para aprimorar a essência de vocês, que é essa vocação de ser professor. Dos 50 alunos que ingressaram, vocês, 26 hoje, levarão esperança para várias famílias e isso é uma grande responsabilidade. Abracem a profissão que escolheram. As escolas estão precisando de professores que defendam a Educação Física em todos os níveis. Quero agradecer o privilégio de ser a paraninfa da turma e representar meus colegas, que também viveram essa experiência, aprendendo tanto com vocês. Todos nós da Educação Física temos uma missão social enquanto educadores. Parabéns pela linda trajetória. A FEFF estará sempre de portas abertas para que vocês continuem a formação para transformar a sociedade”, declarou a professora.

 Confira, abaixo, a lista dos Formandos da Licenciatura em Educação Física:

1. ADRIANA BRUNO DE OLIVEIRA

2. AMARILIS BATISTA PEREIRA

3. ANA LÚCIA PALHETA MENDONÇA

4. ANDERSON DE SOUZA MAGALHÃES

5. ARLEY JOSE MORAES BARRETO

6. ARMANDO DA SILVA REBELO NETO

7. DENER GARCIA ARAUJO

8. EDUARDO MACEDO DE SOUZA

9. FELIPE CORREA LEAL

10. FRANCIVALDO ARAUJO DE SOUZA

11. FRANK ALLYSON PANTOJA DE OLIVEIRA

12. HERCKSON WILLIAM XAVIER AMORIM

13. JOSE ANTONIO NASCIMENTO DE MENEZES

14. MANOEL MORAES MARINHO FILHO

15. MARCOS DENNER DE PAIVA COSTA

16. MARIA DO SOCORRO DE OLIVEIRA PAIVA

17. MARISSON MOREIRA MOTTA

18. MENDERSON RIBEIRO DOS SANTOS

19. MIGUEL RAIMUNDO DE SOUZA MELO

20. RANGEL MACEDO COELHO

21. ROMILSON NUNES LAMEGO

22. RONDINEI ALVES DA COSTA

23. SÔNIA DA CUNHA CORRÊA

24. TALES BORGES VIANA

25. VIVIANE TAUMATURGO DA COSTA

26. WENDELL FELIPE LIMA DE SOUZA

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página