Página inicial > Notícias Destaque > Workshop de Gestão Participativa da Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica forma Comissão voltada para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na Ufam

Publicado: Quarta, 13 de Abril de 2022, 19h35 | Última atualização em Quarta, 13 de Abril de 2022, 19h35 | Acessos: 879

Por Irina Coelho e Juscelino Simões
Equipe Ascom/Ufam

Na tarde desta quarta-feira, 13 de abril, a Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Amazonas (Protec/Ufam), depois de um amplo debate, encerrou o Workshop de Gestão Participativa da Protec. Como encaminhamento, houve a formação de uma Comissão de Sistematização para subsidiar os delineamentos de fortalecimento da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na Ufam. O evento ocorreu entre os dias 11 a 13 de abril, de forma híbrida e reuniu pró-reitores, diretores de Unidades Acadêmicas, diretores de Órgãos Suplementares e professores.

A Comissão será composta pela presidente e vice-reitora da Ufam, professora Therezinha Fraxe; a relatora, pró-reitora pro tempore da Protec, servidora Maria do Perpétuo Socorro de Lima Verde Coelho; a secretária, administradora Joice Ribeiro dos Santos; e os demais membros professores Almir de Oliveira Menezes, José Luiz de Souza Pio, João Caldas do Lago Neto, João Victor Figueiredo Cardoso Rodrigues, Rosenira Izabel de Oliveira, Dalton Chaves Vilela Junior, Spartaco Astolfi Filho, Geone Maia Correia; além de um técnico-administrativo lotado na Protec e o membro externo, ligado a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), professor Antônio de Lima Mesquita. A Comissão terá o prazo de 45 dias para sistematizar o que foi discutido no Workshop e formular um documento com o que foi abordado; em seguida, o documento será apresentado ao Conselho de Administração (Consad/Ufam).

De acordo com o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, a vitrine tecnológica e capacidade coletiva da Ufam é ampla e precisa ser expandida. “Foram três dias de muito aprendizado que nos possibilitou enxergar, por meio dessa atividade de imersão, a dimensão da Ufam. Saímos do Workshop com três tarefas: 1) apresentar aos Conselhos Superiores uma proposta que contemple Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I); 2) Revisar as resoluções vigentes acerca do tema 3) Avançar com a aproximação com o setor privado”, enfatizou.

Segundo a vice-reitora da Ufam, professora Therezinha Fraxe, é necessário incluir, ainda na graduação das várias áreas do conhecimento, inovação tecnológica. “Precisamos, durante os trabalhos da Comissão,  criar critérios que ressignifiquem a relação entre a Ufam, Fundações, Coordenações de Projetos e empresas”, destacou.

Durante o último dia de evento, o professor Dalton Chaves Vilela Junior apresentou, por meio de mapa mental, as discussões que ocorreram durante os três dias de evento. “Mostramos aos participantes as atribuições da Protec, questões institucionais, orçamentárias, burocráticas, além das forças, oportunidades, fraquezas e ameaças da Pró-Reitoria com a finalidade de alinharmos trabalhos nos diversos setores da Ufam. Importante destacar também as experiências apresentadas, durante o Workshop, por outras instituições como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade de São Carlos (UFSCar). Essa troca facilita pensarmos nas demandas gerais e nas nossas especificidades locais", explicou.

A pró-reitora pro tempore de Inovação Tecnológica (Protec), servidora Maria do Perpétuo Socorro de Lima Verde Coelho, fez um balanço sobre o Workshop. “O Workshop foi inédito na Universidade, a Protec precisava dessa relação direta e simultânea com o administração superior e diretores de Unidades. Foi fundamental para podermos esclarecer as nossas atividades e mostrar como o ecossistema de inovação dentro da Ufam funciona e apontar formas de como ele poderá funcionar”, disse.

Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em debate

Na manhã desta quarta-feira, 13, a coordenadora executiva da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Minas Gerais (CTIT/UFMG), Juliana Corrêa Crepalde Medeiros, e o diretor executivo da Agência de Inovação da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), Rafael Vidal Aroca, participaram do ‘Workshop de Gestão Participativa da Protec’. O evento promoveu palestras com os principais nomes da inovação tecnológica, debates com a comunidade acadêmica da capital e dos institutos fora da sede, além da troca de experiências com representantes de outras instituições de ensino e suas agências.

De acordo com o diretor da Escola de Enfermagem de Manaus (EEM/Ufam), professor Esron Rocha, a realização do Workshop possibilitou aos cursos da área da saúde retomar temas que envolvem a Inovação, Empreendedorismo e a Tecnologia na Universidade. “O Workshop foi um convite para a participação de todos. Sei que cada curso tem suas especificidades, mas é possível inovar, produzir e criar, considerando Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I)”, finalizou.