Página inicial > Notícias Destaque > Ufam e TCE/AM prorrogam acordo de cooperação técnica

Ufam e TCE/AM prorrogam acordo de cooperação técnica

Publicado: Quarta, 13 de Abril de 2022, 15h01 | Última atualização em Quarta, 13 de Abril de 2022, 15h01 | Acessos: 881

A Ufam e o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM) assinaram, na manhã desta terça-feira (13), o documento de prorrogação do prazo de vigência do acordo de cooperação técnica entre as duas instituições. As ações realizadas estão no âmbito do programa de ampla cooperação e intercâmbio técnico-científico a ser desempenhado nas atividades fins do TCE e da Ufam, em especial nas áreas de engenharia, meio ambiente, sistemas elétricos, tecnologia da informação e sustentabilidade, bem como de cooperação para a realização do “III Simpósio Internacional sobre gestão ambiental e controle de contas públicas – O papel dos TCE’S”.

De acordo com o aditivo ao acordo de cooperação, as instituições se comprometem, entre outros pontos, a emitir e entregar relatórios mensais das atividades indicadas no Plano de Trabalho e, em caso de disponibilidades de recurso humanos pela Ufam ao TCE/AM, poderá ser concedida bolsa auxílio no valor de R$ 4.000,00, à vista da disponibilidade orçamentária e financeira do TCE/AM, consoante a forma e tempo estabelecidos no programa/projeto, sem prejuízo às atividades acadêmicas a serem prestadas na Universidade.

A coordenadora do projeto que deu origem à parceria entre Ufam e TCE/AM, professora Therezinha Fraxe, revela que a continuidade do acordo de cooperação técnica resultará em ganho para a Universidade. “Com essa parceria, a Ufam só tem a ganhar, porque há um acréscimo no capital cultural da Ufam porque trabalhar com auditorias quer dizer trabalhar com fiscalização, então, a equipe da Ufam junto com a equipe da UEA também vão ser olhos para o Amazonas”, declarou. A coordenadora falou ainda sobre o novo índice a ser adotado pelo Tribunal. “É o índice de maturidade sócio-ambiental das instituições do governo tanto estadual quanto municipal. O índice visa identificar os órgãos públicos que estão atendendo os princípios da ODS [objetivos para o desenvolvimento sustentável]. É um cálculo para verificar onde a instituição precisa melhorar e o que ela tem de bom e de ruim”, revelou.

O termo Aditivo de acordo vigorará durante o período de 4/02/2022 a 31/12/2023, podendo ser alterado ou complementado de acordo com o interesse dos órgãos participantes.