Página inicial > Notícias Destaque > Ufam em parceria com a Sepror/AM realizam I Dia de Campo do Projeto Pecuária Sustentável

Publicado: Sexta, 08 de Abril de 2022, 11h37 | Última atualização em Segunda, 11 de Abril de 2022, 13h35 | Acessos: 628

O evento faz parte do Projeto Pecuária Sustentável no Sul do Estado

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

A Universidade Federal do Amazonas, por meio da Faculdade de Ciências Agrárias e do Instituto de Educação, Agronomia e Ambiente (Ufam/FCA/IEAA), e a Secretaria de Estado de Produção Rural do Estado do Amazonas  (Sepror/AM), promoveram na última quinta-feira, 7 de abril de 2022,  o I Dia de Campo Produção de Bovinos de Corte. A atividade ocorreu na Fazenda Agropecuária Rossato 1, na rodovia BR-230, KM04, no município de Humaitá, no sul do Amazonas.

A atividade teve uma carga horária de 8h, que objetivou informar produtores, técnicos e alunos sobre os avanços técnicos na produção de gado de corte, por meio de palestras e práticas de campo,. A ação contou com a presença de mais de 90 pessoas, entre produtores rurais, técnicos extensionistas e estudantes de Agronomia do IEAA.

Na ocasião, foi apresentado o diagnóstico do mapeamento da pecuária do município de Humaitá, ocorrido em cinco (5) propriedades, realizado pelos alunos de Agronomia do IEAA.

A professora da FCA, Roseane Oliveira ressaltou sobre a importância da parceria entre  Ufam e Governo do Estado.

“ É fundamental todo esse apoio dado pelo Governo do Estado  por meio da Sepror. Ter esse olhar de valorizar e incentivar o profissional que está sendo formado na região, que conhece todos os entraves e possibilidades que o agro oferece na região abre grandes possibilidades para beneficiar nosso produtor rural, com compromisso agroambiental”, disse

O professor Marco Antônio Mendonça afirmou que sobre a importância desse projeto com Estado e sua continuidade com a Ufam. ¨Apesar do Sul do Amazonas ser uma região do bioma amazônico, apresenta campos naturais e estão no status de município livre de Febre Aftosa sem vacinação, que garante a comercialização para outros Estados.¨

Para o acadêmico do 8⁰ período de Agronomia do IEAA, Eliabe Ramos, de Agronomia IEAA, ¨ É de suma importância fazer parte desse projeto, pois alia os conhecimentos obtidos em sala de aula para habilidades práticas de campo.¨

O professor Luciano Roheler do Instituto de Educação, Agronomia e Ambiente- IEAA enfatizou quanto a importância da união para o desenvolvimento do Projeto - IEAA/FCA.

Os professores da Ufam enfatizam que esse projeto enaltece a importância da Ufam na qualificação de recursos humanos e sua participação no desenvolvimento do setor primário com sustentabilidade, também agradecem todo o apoio institucional representado pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga e do diretor da FCA, professor Carlos Vitor Lamarão, além de estenderem os agradecimentos ao Secretário de Produção Rural, senhor Petrúcio Magalhães Júnior e ao Governador do Amazonas, senhor Wilson Lima pela parceria e financiamento do projeto.

O titular da Sepror, Petrúcio Magalhães Junior afirmou que o sul do Amazonas possui grande potencial de produzir com sustentabilidade.

¨Isso é fruto de um planejamento para fortalecer o setor primário no Estado, por meio do Programa Agro Amazonas. Incentivar os produtores rurais, técnicos e alunos que serão futuros agrônomos é de grande importância para desenvolver essa zona rural, apontou Petrúcio Magalhães.

O Dia de campo também contou com o apoio institucional do Instituto  de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas (Idam) e da Prefeitura de Humaitá.

¨Estamos muito felizes com esse projeto e a oportunidade dessa parceria. Como egresso da Faculdade de Ciências Agrárias da Ufam, sabemos da importância da união institucional em prol do fortalecimento do setor com responsabilidade ambiental¨, enfatizou o presidente do Idam, Thomás Sanches.

¨Aqui é uma região que tem uma mobilidade muito grande de deslocamento da comercialização de produtos. Uma região que cresce muito no segmento do setor primário, onde buscaremos realizar outros Dias De Campo e parcerias institucional com a Ufam”, apontou o prefeito de Humaitá, Dedei Lobo.