Página inicial > Notícias Destaque > Protocolo de Intenções garante o desenvolvimento da área de Engenharias na Ufam

Protocolo de Intenções garante o desenvolvimento da área de Engenharias na Ufam

Publicado: Terça, 05 de Abril de 2022, 19h56 | Última atualização em Terça, 05 de Abril de 2022, 20h21 | Acessos: 587

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom

O Protocolo de Intenções assinado no dia 29 de março de 2022, entre a Fundação Universidade do Amazonas (Fua) e École Nationale D'Ingénieurs de Tarbes (ENIT-França), objetiva promover a cooperação entre ambas as instituições, em áreas de mútuo interesse. O prazo de vigência será de cinco anos, contados a partir da assinatura. A vice-reitora e presidente do Conselho Diretor, em exercício, da FUA, professora Therezinha Fraxe e o representante da ENIT, Jean-Yves Fourquet, assinaram o Protocolo de Intenções.

Acesse ao Extrato do Protocolo de Intenções publicado no Diário Oficial da União (DOU), em 29/03/2022.

O titular da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Arii), professor Henrique Pereira, explicou que a Escola Nacional de Engenheiros de Tarbes (ENIT) é uma faculdade pública francesa localizada em Toulouse, com cursos de graduação que forma engenheiros nas áreas de Engenharia Mecânica e Industrial. O ENIT é membro do Centre Universitaire Tarbes Pyrénées (CUTP) e está ligado ao Institut National Polytechnique de Toulouse (INPT), desde 2002.

“Portanto, o Protocolo de Intenções poderá levar ao desenvolvimento de futuras cooperações acadêmicas nessas áreas de formação, incluindo a realização de atividade de pesquisas conjuntas e, especialmente, de mobilidade docente e discente na graduação, como as que já acontecem na área de Engenharia Química, no âmbito do Programa Brafitec da Capes”, disse.

Conforme mencionado anteriormente, o protocolo tem vigência de cinco anos que, segundo Pereira, “é o prazo em que esperamos as equipes e os grupos de ensino e pesquisa das duas instituições desenvolvam atividades em regime de cooperação”. Ele disse ainda que “o Protocolo de Intenções é um “contato inicial” com a instituição e que ações mais específicas requerem do Acordo de Cooperação Técnica (ACT). Portanto ainda não há coordenadores.

Com isso, o professor Henrique Pereira, disse que “entendemos que a área onde se concentram os benefícios seja a do ensino. Os maiores beneficiários diretos da futura cooperação serão os discentes da Ufam que vierem a realizar a graduação sanduiche e, quiçá, venham a obter a dupla titulação. A nossa Universidade e a comunidade acadêmica, no geral, serão beneficiadas com a mobilidade docente e com o desenvolvimento de projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico em parceria”, concluiu o assessor.