Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Formandos da modalidade EaD em Administração Pública da Fes recebem outorga de grau
Início do conteúdo da página

Formandos da modalidade EaD em Administração Pública da Fes recebem outorga de grau

Publicado: Segunda, 04 de Abril de 2022, 11h13 | Última atualização em Segunda, 04 de Abril de 2022, 12h05 | Acessos: 640

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom 

A cerimônia de outorga de grau dos formandos do curso de bacharelado em Administração Pública na modalidade de Ensino a Distância (EaD), da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas, (Fes/Ufam) ocorreu na última sexta-feira, 1⁰ de abril de 2022, com transmissão pelo Canal da Ufam (Youtube). A sessão solene a distância foi presidida pela vice-reitora, professora Therezinha Fraxe e pelo vice-diretor da Fes, professor Salomão Franco Neves.

Na composição da mesa de honra, estiveram presentes, o coordenador adjunto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), professor Jurandir Moura Dutra e o paraninfo do curso, professor Francisco Bentes Cunha.   

A vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, após cumprimentar as autoridades e demais representantes, disse que não é fácil trabalhar a Educação quando se trata do tamanho do estado do Amazonas. De acordo com ela, isso é comparável ao discurso do orador da turma, o bacharel Raphael Oliveira dos Santos, que demonstra o quanto à Ufam estende suas ações no interior do estado. “Tefé, não é um município próximo a Manaus.  É um município de suma importância por tudo que este representa para o Amazonas. Esse é o primeiro curso de bacharelado em Administração Pública, na modalidade EaD, em Tefé. Nesse sentido, é com muita honra que parabenizamos, o Ced por levar não só para o Amazonas, mas para a Amazônia brasileira, a Educação”.   

“A Educação é o que temos de mais importante para transformar a sociedade. Nesse sentido, cada vez mais a gestão superior da Ufam sente-se orgulhosa dos representantes da Fes e de todos os docentes que em vossos cursos presenciais pautaram e assentaram os cursos de Educação a Distancia. Porque somente através da EaD podemos chegar ao Amazonas e na Amazônia. Se não fosse a EaD, esse momento não estaria acontecendo. É muito importante que todos, brasileiros ou não, entendam de uma vez por todas que o século 21, é um século mediado pela tecnologia”, expôs.

Fraxe acredita que a Ufam está impulsionando o desenvolvimento da educação a distancia, por meio do Ced. Ela sente-se orgulhosa pela outorga de grau aos novos profissionais, e desejou-lhes muita sorte, os quais foram definidos como os filhos e frutos do Ced e da pandemia, momento considerado pela vice-reitora, de enfrentamento difícil, não somente pelo Brasil, mas pelo mundo.

A professora mencionou a realização das solenidades nesse formato para os cursos da modalidade a distancia que ora estão sendo transmitidas em tempo real. “Nós precisamos cada vez mais bricar a educação presencial com o ensino remoto, trabalhando de forma híbrida. Portanto, recebam um grande abraço da gestão superior que possam caminhar na busca daquilo aprendido, e que vão continuar aprendendo através da Educação”, completou.

O vice-diretor da Fes, professor Salomão Franco Neves, disse que a vida do profissional de Administração Pública, assim como de maneira geral, vem acompanhada de diversos sacrifícios e desafios que possam ter pela frente. “O título que estão recebendo é o sinal de todos os sacrifícios que tiveram”, completou o professor que disse ainda que a conquista para obtenção do título de graduação, teve um custo, no qual foram às noites sem dormir como a preparação para provas, trabalhos e pesquisas, abrindo a mão do tempo de lazer para fazer às atividades das disciplinas, porque sabiam que, desde o inicio, tudo isso valia a pena”. Ele destacou quatro palavras básicas para o futuro do novo profissional em Administração Pública: o planejamento, a sensibilidade, a responsabilidade e a resiliência. 

O coordenador adjunto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), professor Jurandir Moura Dutra, foi docente da turma e disse que se sente orgulhoso e com felicidade pela formação dos 19 novos profissionais. Ele acredita que ao receber o diploma, os formados não sejam aqueles que recebam apenas o grau para fazer uso do documento, e de ter sido um sonho realizado, mas que receberam o diploma para atuarem como administradores públicos com responsabilidade social.

O paraninfo da turma, professor Francisco Bentes Cunha, acredita que o conhecimento nunca é insuficiente, pois todo tipo de conhecimento é válido, mas do que isso, necessário. Por conta disso, ele recomenda a valorização do saber que a ciência oferece, a partir do estudo, sobretudo, um aprendizado contínuo, mas com respeito aos saberes tradicionais.

“É nesse tipo de saber que a humanidade tem buscado para os seus avanços. Não há conhecimento superior, o que existe são os conhecimentos que servem a uma necessidade entre tempo e espaço. Conhecemos com verdade, a verdade que liberta e que transforma sua vida e o mundo ao seu redor. A ética é uma missão, não é uma opção, a atuação do profissional em administração pública não pode ser plena se não for pautada na ética e na justiça. Não se dobrem aos convites daqueles que querem corromper o que é certo. Dediquem a zelar pelo seu nome, a organização e a profissão que lhes representam. E, mais que isso, protejam-se com todas as suas forças a sua boa reputação profissional”, finalizou.                                    

Confira a lista dos formandos do curso de Administração Pública

  1. ANA HILCY MATOS FURTADO
  2. ANADABIA PROTASIO MARICAL
  3. ANDRINA MARQUES CRUZ
  4. DAYANE CAROLINE DA SILVA AMORIM
  5. ERIKSON DA SILVA CORTEZAO
  6. FRANCIELLE DA SILVA MENEZES
  7. HELLEN EUZIANNE DA SILVA SANTANA
  8. ISABELLE SANT ANNA DA SILVA
  9. JOSEANE DA SILVA VALE
  10. JUCILENE QUEIROZ DOS SANTOS
  11. KELBIA MATOS FURTADO
  12. KIMMY PAULA SILVA DE ARAUJO
  13. MARIA GRACILENE CARDOSO MACEDO DA SILVA
  14. MAURA THAIS SILVA QUEIROZ
  15. MOISES CORREA LOPES
  16. RAIMUNDA TRAJANO DA SILVA FILHA
  17. RAPHAEL OLIVEIRA DOS SANTOS
  18. RAYELICIA SANTOS PARENTE
  19. REGINALDO DE SOUSA MARTINS

 

  

registrado em:
Fim do conteúdo da página