Formandos da modalidade EaD em Administração Pública da Fes recebem outorga de grau
Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom
A cerimônia de outorga de grau dos formandos do curso de bacharelado em Administração Pública na modalidade de Ensino a Distância (EaD), da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas, (Fes/Ufam) ocorreu na última sexta-feira, 1⁰ de abril de 2022, com transmissão pelo Canal da Ufam (Youtube). A sessão solene a distância foi presidida pela vice-reitora, professora Therezinha Fraxe e pelo vice-diretor da Fes, professor Salomão Franco Neves.
Na composição da mesa de honra, estiveram presentes, o coordenador adjunto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), professor Jurandir Moura Dutra e o paraninfo do curso, professor Francisco Bentes Cunha.
A vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, após cumprimentar as autoridades e demais representantes, disse que não é fácil trabalhar a Educação quando se trata do tamanho do estado do Amazonas. De acordo com ela, isso é comparável ao discurso do orador da turma, o bacharel Raphael Oliveira dos Santos, que demonstra o quanto à Ufam estende suas ações no interior do estado. “Tefé, não é um município próximo a Manaus. É um município de suma importância por tudo que este representa para o Amazonas. Esse é o primeiro curso de bacharelado em Administração Pública, na modalidade EaD, em Tefé. Nesse sentido, é com muita honra que parabenizamos, o Ced por levar não só para o Amazonas, mas para a Amazônia brasileira, a Educação”.
“A Educação é o que temos de mais importante para transformar a sociedade. Nesse sentido, cada vez mais a gestão superior da Ufam sente-se orgulhosa dos representantes da Fes e de todos os docentes que em vossos cursos presenciais pautaram e assentaram os cursos de Educação a Distancia. Porque somente através da EaD podemos chegar ao Amazonas e na Amazônia. Se não fosse a EaD, esse momento não estaria acontecendo. É muito importante que todos, brasileiros ou não, entendam de uma vez por todas que o século 21, é um século mediado pela tecnologia”, expôs.
Fraxe acredita que a Ufam está impulsionando o desenvolvimento da educação a distancia, por meio do Ced. Ela sente-se orgulhosa pela outorga de grau aos novos profissionais, e desejou-lhes muita sorte, os quais foram definidos como os filhos e frutos do Ced e da pandemia, momento considerado pela vice-reitora, de enfrentamento difícil, não somente pelo Brasil, mas pelo mundo.
A professora mencionou a realização das solenidades nesse formato para os cursos da modalidade a distancia que ora estão sendo transmitidas em tempo real. “Nós precisamos cada vez mais bricar a educação presencial com o ensino remoto, trabalhando de forma híbrida. Portanto, recebam um grande abraço da gestão superior que possam caminhar na busca daquilo aprendido, e que vão continuar aprendendo através da Educação”, completou.
O vice-diretor da Fes, professor Salomão Franco Neves, disse que a vida do profissional de Administração Pública, assim como de maneira geral, vem acompanhada de diversos sacrifícios e desafios que possam ter pela frente. “O título que estão recebendo é o sinal de todos os sacrifícios que tiveram”, completou o professor que disse ainda que a conquista para obtenção do título de graduação, teve um custo, no qual foram às noites sem dormir como a preparação para provas, trabalhos e pesquisas, abrindo a mão do tempo de lazer para fazer às atividades das disciplinas, porque sabiam que, desde o inicio, tudo isso valia a pena”. Ele destacou quatro palavras básicas para o futuro do novo profissional em Administração Pública: o planejamento, a sensibilidade, a responsabilidade e a resiliência.
O coordenador adjunto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), professor Jurandir Moura Dutra, foi docente da turma e disse que se sente orgulhoso e com felicidade pela formação dos 19 novos profissionais. Ele acredita que ao receber o diploma, os formados não sejam aqueles que recebam apenas o grau para fazer uso do documento, e de ter sido um sonho realizado, mas que receberam o diploma para atuarem como administradores públicos com responsabilidade social.
O paraninfo da turma, professor Francisco Bentes Cunha, acredita que o conhecimento nunca é insuficiente, pois todo tipo de conhecimento é válido, mas do que isso, necessário. Por conta disso, ele recomenda a valorização do saber que a ciência oferece, a partir do estudo, sobretudo, um aprendizado contínuo, mas com respeito aos saberes tradicionais.
“É nesse tipo de saber que a humanidade tem buscado para os seus avanços. Não há conhecimento superior, o que existe são os conhecimentos que servem a uma necessidade entre tempo e espaço. Conhecemos com verdade, a verdade que liberta e que transforma sua vida e o mundo ao seu redor. A ética é uma missão, não é uma opção, a atuação do profissional em administração pública não pode ser plena se não for pautada na ética e na justiça. Não se dobrem aos convites daqueles que querem corromper o que é certo. Dediquem a zelar pelo seu nome, a organização e a profissão que lhes representam. E, mais que isso, protejam-se com todas as suas forças a sua boa reputação profissional”, finalizou.
Confira a lista dos formandos do curso de Administração Pública
- ANA HILCY MATOS FURTADO
- ANADABIA PROTASIO MARICAL
- ANDRINA MARQUES CRUZ
- DAYANE CAROLINE DA SILVA AMORIM
- ERIKSON DA SILVA CORTEZAO
- FRANCIELLE DA SILVA MENEZES
- HELLEN EUZIANNE DA SILVA SANTANA
- ISABELLE SANT ANNA DA SILVA
- JOSEANE DA SILVA VALE
- JUCILENE QUEIROZ DOS SANTOS
- KELBIA MATOS FURTADO
- KIMMY PAULA SILVA DE ARAUJO
- MARIA GRACILENE CARDOSO MACEDO DA SILVA
- MAURA THAIS SILVA QUEIROZ
- MOISES CORREA LOPES
- RAIMUNDA TRAJANO DA SILVA FILHA
- RAPHAEL OLIVEIRA DOS SANTOS
- RAYELICIA SANTOS PARENTE
- REGINALDO DE SOUSA MARTINS
Redes Sociais