Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Professora Iraildes Caldas e professor Marcos Castro assumem o IFCHS
Início do conteúdo da página

Professora Iraildes Caldas e professor Marcos Castro assumem o IFCHS

Publicado: Sexta, 01 de Abril de 2022, 13h19 | Última atualização em Sexta, 01 de Abril de 2022, 13h19 | Acessos: 1270

 

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

 

Celebrando a grandeza do instituto, tomou posse na manhã desta sexta-feira (1º) a nova diretoria do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Assumiram a gestão os professores Iraildes Caldas Torres e Marcos Castro de Lima, como diretora e vice-diretor respectivamente. Os dois têm a missão de decidir o futuro do instituto pelos próximos quatro anos.

A segunda gestão a dirigir o IFCHS, antigo Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), foi empossada pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, o qual destacou em seu pronunciamento o trabalho da diretoria anterior formada pelos professores Raimundo Nonato Pereira (diretor) e Keith Valéria de Oliveira Barbosa (vice-diretora). O reitor também abordou a importância da união entre os membros da comunidade acadêmica em defesa da Universidade. “Nós temos que ter uma unidade em torno da nossa Universidade. Podemos pensar de forma diferente, não há nenhum problema. Qual o nosso objetivo? É elevar o nome da nossa Instituição; fazer com que ela cada vez mais seja respeitada é parte do trabalho de cada um de nós. Essa é uma luta de todos nós, então, eu queria dizer aos diretores do IFCHS que podem contar comigo e com a vice-reitora. Parabéns a vocês que assumem esse desafio, e estamos todos juntos na defesa da universidade pública e gratuita”, expôs. 

Resgatando o valor histórico e social do ICHL, a diretora empossada, professora Iraildes Caldas, discursou sobre o legado do instituto tanto para a transformação da sociedade local quanto da Universidade. A docente falou da necessidade de os três segmentos da comunidade acadêmica retomarem o espírito crítico e questionador da extinta unidade para fortalecer os debates contra as atuais ameaças à educação superior e aos direitos adquiridos pela sociedade brasileira. “No momento em que se vive um crise institucional no País, de forma generalizada, urge que a comunidade científica e, de modo especial, a comunidade universitária, retome o movimento, através da discussão política, produzindo uma práxis investigativa e propositiva que contribua para a transformação social”, declarou a diretora. “Quero agradecer a todos e todas que vieram prestigiar a mim e ao professor Marcos Castro nesta sessão solene de posse, dizer do meu compromisso com a comunidade científica e acadêmica no que diz respeito ao programa de governo que eu apresentei nos debates que ocorreram aqui e que nós vamos aprofundar e ampliar nas discussões e que a gente possa fazer uma boa gestão com a participação dos três segmentos que compõem a comunidade acadêmica”, completou.

Já o vice-diretor, professor Marcos Castro, ressaltou o significado daquele momento para ele enquanto egresso da Ufam e o antigo ICHL. “Nós estamos aqui para auxiliando, vou trabalhar junto com a professora Iraildes para que possamos sempre levar este instituto à excelência que ele tem na história e vamos lutar para que essa história continue de forma cada vez mais excelente, trabalhando com todos, todos os departamentos, todo o corpo docente, com todos os técnicos, funcionários, com todos aqueles que nos ajudam no cotidiano aqui do IFCHS”, discursou. 

Entregando a gestão aos novos membros da diretoria, os professores Raimundo Nonato Pereira e Keith Valéria de Oliveira Barbosa também se pronunciaram durante a solenidade, agradecendo a oportunidade de estarem à frente de uma das unidades mais representativas do papel social da Universidade. “Eu faço da Universidade a extensão da minha vida. Porque se eu cheguei onde cheguei, é graças à Instituição. E eu devo também o compromisso de levar o nome dela, de honrar o nome dela nas extremidades do Amazonas e nas adjacências do mundo”, afirmou. “Desejo ao professor Marcos e à professora Iraildes sucesso, contem conosco, porque agora eu sou comandado pela diretora”, brincou ao final de seu pronunciamento o professor Raimundo Nonato Pereira. 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página