Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Reitor Sylvio Puga e a vice-reitora, Therezinha Fraxe, dão posse aos novos dirigentes do IFCHS, nesta sexta-feira
Início do conteúdo da página

Reitor Sylvio Puga e a vice-reitora, Therezinha Fraxe, dão posse aos novos dirigentes do IFCHS, nesta sexta-feira

Publicado: Quinta, 31 de Março de 2022, 17h07 | Última atualização em Quinta, 31 de Março de 2022, 17h20 | Acessos: 751

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, Sylvio Puga, e a vice-reitora Therezinha Fraxe realizam cerimônia de posse da nova diretoria do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Amazonas (IFCHS/Ufam), formada pela professora Iraildes Caldas Torres (diretora) e o vice-diretor, professor Marcos Castro de Lima, para o quadriênio 2022-2026. A cerimônia será nesta sexta-feira, 1º de abril, às 10h, no auditório Rio Solimões, no IFCHS, no setor Norte do campus do universitário.

A eleição teve chapa única “Diálogo e Parceria em Tempo Difícil”, e ocorreu em 23 de novembro de 2021, com a participação da comunidade acadêmica do IFCHS (docentes, técnico-administrativos e discentes) com 181 votos, 10 em branco e 6 nulos.  

Diretora Iraildes Caldas Torres

A diretora é professora titular do Departamento de Serviço Social do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Amazonas (IFCHS/Ufam), do Programa de Pós-Graduação, Sociedade e Cultura na Amazônia e coordenadora do Grupo de Estudo, Pesquisa e Observatório Social: Gênero, Política e Poder (GEPOS), grupo vinculado ao PPGSCA. Possui graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pelo Instituto Superior de Filosofia, Teologia, Pastoral e Ciências Humanas da CNBB (1987); Bacharelado em Teologia pelo Instituto Superior de Filosofia Teologia Pastoral e Ciências Humanas da CNBB (1989); Bacharelado em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas (1991); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (1998); Doutorado em Ciências Sociais/Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), e Pós-Doutorado na Université Lumiére de Lyon 2, na França (2015). É professora titular da Universidade Federal do Amazonas. Possui experiência nas áreas de Sociologia, Antropologia, Etnologia Indígena e Serviço Social atuando principalmente nos temas de gênero e manifestações simbólicas; trabalho, movimentos e práticas sociais na Amazônia. Tem desenvolvido ao longo de sua trajetória várias pesquisas nos temas de gênero, política e poder, com o apoio do CNPq e da Fapeam. Exerceu o cargo de Diretora da Editora da Universidade Federal do Amazonas (EDUA) no período de 2009 a 2013. Exerceu a coordenação do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia, da Universidade Federal do Amazonas, no período de 2016 a 2021. É Membro da Academia de Letras do Brasil. Atualmente é vice-presidente da ABEPPA - Associação Brasileira de Escritores e Poetas da Pan-Amazônia. 

Marcos Castro de Lima

Bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (2002); mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2005); doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2014); professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Amazonas. Artista Plástico. Atua na área de Geografia Urbana, principalmente nos seguintes temas: Manaus, Produção do espaço urbano, planejamento e gestão urbana, cidades amazônicas, Região Metropolitana, metropolização da Amazônia Ocidental e Geografia das representações. Membro do Grupo Amazônia Ambiente e Cultura (Ufam) e do Núcleo de Pesquisas Urbana e Regional -NPUR (UEA). Nas Artes Plásticas produz pinturas com temas voltados para a Amazônia, Cidades, Paisagem e relação Geografia e Arte.

registrado em:
Fim do conteúdo da página