Página inicial > Notícias Destaque > EaD - Ufam é contemplada com 1.400 vagas no Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Publicado: Quinta, 31 de Março de 2022, 17h04 | Última atualização em Quinta, 31 de Março de 2022, 17h04 | Acessos: 4506

Ao todo, são 1.050 vagas para cursos de graduação e 390 vagas para pós-graduação Lato Sensu com abertura de turmas em 2023 e 2024

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na última quarta- feira, 23 de março, foi contemplada com 1.400 vagas no Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), sendo 1.050 vagas para cursos de graduação e 390 vagas para pós-graduação Lato Sensu. A UAB está vinculada a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e esse é o resultado final do Edital Nº 09/2022 - referente a Chamada para articulação de cursos superiores na modalidade Educação a Distância no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), com  abertura de turmas entre julho de 2022 e julho de 2025.

Para a Ufam, em 2023, estão previstos os cursos de Licenciatura em Educação Física nos polos de Brasiléia (AC), Rio Branco (AC), Tefé (AM), Acrelândia (AC), Xapuri (AC); Licenciatura em Artes Plásticas nos polos de Xapuri (AC),  Brasiléia (AC), Rio Branco (AC), Acrelândia (AC) e Manacapuru (AM); Licenciatura em Ciências Biológicas em Tefé (AM), Brasiléia (AC), Acrelândia (AC),  Manacapuru (AM) e Maués (AM); Licenciatura em Química no polos de Maués (AM), Brasiléia (AC), Xapuri (AC), Manacapuru (AM) e Acrelândia (AC). Além da Especialização Lato Sensu em Educação Física Escolar nos polos de Maués (AM), Lábrea (AM), Rio Branco (AC), Manacapuru (AM), Itacoatiara (AM) e Brasiléia (AC).

Já em 2024, a programação inclui Licenciatura em Música nos polos de  Brasiléia (AC), Tefé (AM), Acrelândia (AC), Rio Branco (AC) e Maués (AM); Licenciatura em Ciências Agrárias em Xapuri (AC), Manacapuru (AM), Brasiléia (AC), Acrelândia (AC) e  Tefé (AM); Licenciatura em Química nos polos de Manacapuru (AM), Acrelândia (AC), Maués (AM), Xapuri (AC) e Brasiléia (AC); Licenciatura em Educação Física em Acrelândia (AC), Rio Branco (AC), Brasiléia (AC), Xapuri (AC) e Tefé (AM). Há ainda a previsão de Especialização Lato Sensu em Tecnologia Digital para o Ensino Básico - Itacoatiara (AM), Maués (AM), Manaus (AM), Manacapuru (AM) e Acrelândia (AC), Lábrea (AM), Tefé (AM) e Brasiléia (AM).

De acordo com o diretor do Centro de Educação a Distância da Ufam, professor João Víctor Figueiredo Cardoso Rodrigues, um dos objetivos do edital é expandir e interiorizar oferta de cursos superiores na modalidade EaD do sistema público de ensino superior para atender, preferencialmente, residentes dos municípios do interior que não possuem acesso ou tenham acesso restrito de oferta pública de ensino superior.

“Os processos seletivos irão acontecer no primeiro semestre de 2023 e também no primeiro semestre de 2024. Será por meio de uma prova presencial, no município em que o aluno estiver concorrendo, vinculado ao polo. Os interessados devem acompanhar as publicações dos editais no site da Comissão Permanente de Concurso (Compec), além de informações nos sites do CED, na página principal da Ufam e nos municípios há uma articulação junto às prefeituras locais para ampla divulgação”, explicou.

O diretor falou ainda da relevância da Ufam, via EaD, para a região Amazônica. “ A ampliação de vagas na universidade pública, por meio de cursos a distância, é uma estratégia extremamente eficiente para conseguir atingir uma grande parcela da população que não tem acesso ao ensino superior, gratuito e de qualidade, nos seus municípios de origem. O CED/Ufam, além dos municípios do Amazonas, atende também outros estados da região Norte, como o Acre, porque enfrentamos realidades semelhantes”, finalizou.