Página inicial > Notícias Destaque > Reitor confere grau a formandos do curso EAD em Administração Pública da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas

Publicado: Quarta, 30 de Março de 2022, 18h00 | Última atualização em Quarta, 30 de Março de 2022, 18h08 | Acessos: 852

Por Juscelino Simões

equipe Ascom

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, Sylvio Puga, conferiu na manhã desta quarta-feira, dia 30 de março, às 9h, a outorga de grau aos formandos do curso de bacharelado em Administração Pública, na modalidade a distância no município de Manaus, da Faculdade de Estudos Sociais, em parceria com o Centro de Educação a Distância da Universidade Federal do Amazonas, do segundo semestre de 2021.

A sessão solene a distância foi presidida pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, e pelo diretor da Faculdade de Estudos Sociais, professor Luiz Augusto de Carvalho Francisco Soares. Fizeram parte da mesa de honra, o paraninfo e coordenador do curso de Administração Pública, professor Armando Araújo de Souza Júnior, o patrono do curso, professor Jurandir Moura Dutra, o homenageado com o nome da turma do curso, professor Francisco Bentes Cunha, e o diretor do Centro de Educação a Distancia, professor João Víctor Figueiredo Cardoso Rodrigues.

A oradora da turma, a bacharela Deborah Ary Couto Barbosa, agradeceu ao corpo docente e ressaltou as dificuldades de um curso de Ensino a Distância.  “É com enorme alegria que chegamos aqui nesse dia. Passaram-se quatro anos e meio quando iniciamos em setembro de 2017, nossa primeira aula inaugural, nosso primeiro encontro e o primeiro desafio. Cursar integralmente a distância é completamente diferente do ensino regular e presencial. É necessário que você se torne autodidata e seja extremamente perseverante para poder chegar até aqui. Sempre recebemos apoio dos professores, nossos tutores, que sempre estavam nos atendendo. Com certeza estão orgulhosos de todos nós por essa conquista. O professor Francisco Bentes Cunha, que fizemos questão de homenagear dando o nome da turma, nunca nos faltou em momentos de dificuldades, seja para pedir um adiamento de prazo de uma prova de segunda chamada ou mesmo orientação quanto aos trabalhos. Obrigada pela paciência professor. Quero agradecer a todos pela oportunidade de representá-los nesta solenidade e tenho certeza de que a conquista de hoje representa mais um degrau de esperança”, disse.

“Hoje é um dia muito especial para todos nós, para todos os participantes deste ato solene. Parabéns aos novos administradores públicos e desejo sucesso neste novo momento da vida de vocês. Sem dúvida a gente sabe da importância desse momento para vocês que conseguiram, depois de quatro anos desafiadores, concluir a primeira etapa de um sonho (para alguns da turma), de um propósito de vida, e, para outros, subir mais um degrau do que almejavam. Tenho certeza que toda a equipe do CED se empenhou para que vocês estivem nesta cerimônia de outorga de grau. Agradeço a todos e muito sucesso”, afirmou o diretor do Centro de Educação a Distância da Ufam, João Víctor Rodrigues.

“É uma nova etapa que se encerra nesta cerimônia. Parabéns para todos que hoje chegaram ao término de uma etapa e que aqui iniciam uma nova. Foram anos difíceis e agora começa um novo desafio, como profissionais que vão ser os administradores públicos. Parabéns pela persistência, pela luta entre estudar e realizar suas atividades profissionais”, afirmou o diretor da Faculdade de Estudos Sociais (FES), professor Luiz Augusto Soares.

“Quando iniciaram esse curso havia muitas incertezas. Muitas dúvidas, muitos questionamentos, mas hoje há um relativo consenso da sociedade de que o uso das tecnologias na saúde, na educação são importantes e aceitos pela comunidade. Todo esse processo foi motivado pela pandemia que nós não queríamos que acontecesse, mas fez as organizações e as pessoas se reinventarem. É uma turma diferenciada, mesmo porque vocês começaram num dado momento de uma realidade e agora concluíram o curso num outro momento. Nunca imaginei que passaríamos por um problema tão grave. Tive que tomar uma decisão naquele dia 13 de março de 2020, quando suspendemos as atividades da Universidade. Eu tinha ao meu lado professores da Faculdade de Medicina liderados pelo professor Bernardino Albuquerque que é um médico bastante experiente, muito respeitado, que me disse que quando o primeiro caso de Covid-19 fosse registrado no estado do Amazonas, não hesitasse em suspender as atividades. E assim decidi com base na ciência, mas fui criticado internamente e externamente. O tempo mostrou que a decisão foi correta porque preservamos vidas. Infelizmente amigos, familiares, parentes, pessoas próximas nos deixaram. Em razão deste processo ampliamos o uso de tecnologias no ensino e já temos um projeto aprovado para levar esse curso de Administração Pública para todos os municípios do Amazonas. Quero desejar a sucesso para todos e parabéns pelo empenho”, ressaltou o reitor da Ufam, Sylvio Puga.

Formandos do curso de Administração Pública

1. AILTON HUGO FIGUEIREDO SILVA