Página inicial > Notícias Destaque > Projeto Pecuária Sustentável no Sul do Amazonas promove I Dia de Campo no município de Humaitá

Publicado: Quarta, 30 de Março de 2022, 10h48 | Última atualização em Quarta, 30 de Março de 2022, 11h08 | Acessos: 1160

Evento tem como objetivo apresentar os resultados da primeira etapa do projeto voltado a mapear a Pecuária em 20 propriedades rurais do Sul do Estado

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

No próximo dia 7 de abril, a equipe do Projeto Pecuária Sustentável no Sul do Amazonas promove, em Humaitá, o evento I Dia de Campo. A atividade é destinada a apresentar o resultado das visitas realizadas entre janeiro e fevereiro de 2022 a quatro propriedades rurais de Humaitá com até 300 bovinos.

As práticas de campo envolveram atividades como aplicação de questionários sobre as raças bovinas utilizadas, índices zootécnicos, solo, pastagem, manejo e coleta de solo para análise.

Sobre o Projeto

O I Dia de Campo integra o Projeto “Pecuária Sustentável no Sul do Amazonas – Mapeamento da Pecuária em quatro municípios da mesorregião do Sul do Amazonas”, que tem o objetivo de realizar o diagnóstico da pecuária em 20 propriedades rurais do Sul do Estado, além de mapear a fertilidade do solo nas referidas propriedades.

Parcerias

Coordenado pela professora Roseane Oliveira, o projeto de pesquisa é fruto de uma parceria entre a Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (FCA/Ufam), Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/Ufam), unidade acadêmica da Ufam no município de Humaitá, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade do Estado de São Paulo (UNESP/Jaboticabal), Secretaria de Produção Rural do Estado do Amazonas (Sepror) e Governo do Estado do Amazonas.

Pecuária sustentável

Segundo a coordenadora do projeto, a pesquisa desenvolvida está em sintonia com as projeções para a pecuária brasileira, que demonstram que o setor deve apresentar um significativo crescimento nos próximos anos. “O Brasil é muito forte no agronegócio e a expectativa é de que a produção de carne bovina no país continue a crescer na próxima década. O Sul do Amazonas tem areas de campo com uma pecuária forte e se apresenta como a mesorregião mais expressiva no estado na pecuária, sendo Boca do Acre e Apuí os municípios com maior rebanho. Durante as visitas, constatamos, por exemplo, que o Frigorífico Amazonas, instalado em Humaitá, tem capacidade de absorver as demandas dos nossos produtores agropecuários. Portanto, a partir das informações levantadas e cientes de que o Estado do Amazonas tem uma responsabilidade muito grande de produzir e, ao mesmo tempo, preservar, nós, pesquisadores, orientamos na adoção de pilares de uma pecuária sustentável na região, a partir das técnicas e dos protocolos apropriados para o rebanho bovino do Sul do Amazonas, a fim de fortalecer o setor e alavancar a produção animal do Estado de forma sustentável”, afirmou a professora Roseane Oliveira.

Apoios institucionais

A coordenadora também agradeceu todo o apoio institucional recebido para a realização do projeto. “Aproveito a oportunidade para agradecer ao reitor da Ufam, professor Sylvio Puga e ao diretor da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA/Ufam), professor Victor Lamarão, que não mediram esforços para que essa empreitada fosse realizada, além de estender os agradecimentos ao secretário de Produção Rural, que aceitou a parceria com a Ufam e ao Governo do Estado, pelo finaciamento do projeto”, declarou a pesquisadora.

Dia de Campo - próximo município

O próximo município a receber atividade do projeto Pecuária Sustentável no Sul do Amazonas é Apuí, a 1.095,8 km de distância, por estrada, de Manaus

Equipe técnica

Confira a equipe técnica do projeto:

Coordenadora: professora  Roseane Pinto Martins de Oliveira, Faculdade de Ciências Agrárias - Ufam

Professor Marco Antônio de Freitas Mendonça, Faculdade de Ciências Agrárias - Ufam

Professor Luciano Roheler- IEEA - Ufam Campi Humaitá-AM

Professor Humbrto Tonhati - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias -UNESP/Jaboticabal.

Bolsistas Apoio Técnico: Bruna Motter - acadêmica Agronomia - IEAA, Laís Ribeiro - acadêmica Agronomia -IEAA, Eliabe Ribeiro - acadêmica Agronomia -IEAA, e Werner Simões - acadêmico Agronomia - IEAA.