Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Ufam outorga grau a 14 formandos do Instituto de Computação (Icomp)
Início do conteúdo da página

Ufam outorga grau a 14 formandos do Instituto de Computação (Icomp)

Publicado: Terça, 15 de Março de 2022, 14h55 | Última atualização em Terça, 15 de Março de 2022, 15h33 | Acessos: 933

Recém-diplomados são egressos dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software

 Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

 Em solenidade presidida pelo reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, na manhã desta terça-feira, 15, finalistas dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software receberam a outorga de grau.

A sessão remota foi transmitida por meio do canal da Ufam no You Tube.

 Além do reitor, compuseram a mesa de honra o diretor do Instituto de Computação, professor José Luiz de Souza Pio; o paraninfo do curso de Ciência da Computação, professor Horácio Antonio Braga Fernandes de Oliveira e o paraninfo do curso de Engenharia de Software, professor Édson Nascimento Silva Júnior.

Participaram ainda da solenidade remota o patrono e coordenador do curso de Ciência da Computação, professor João Marcos Bastos Cavalcanti; a patronesse do curso de Engenharia de Software, professora Taiana Uchôa Conte; o homenageado com o nome da turma de Ciência da Computação, professor Leandro Silva Galvão de Carvalho e o coordenador do curso de Engenharia de Software, professor André Luiz da Costa Carvalho.

Melhores profissionais


Durante seu pronunciamento, o reitor, professor Sylvio Puga, destacou que todos os recém-formados estão prontos para o mercado de trabalho. “Hoje vocês saem da Ufam com uma base sólida e não há o que temer. Vocês estão em uma área muito dinâmica e a vida profissional é marcada por desafios, independente da área em que atuamos. Ao longo da jornada profissional, vocês sofrerão críticas, mas se tiverem convicção, não tenham medo, pois a verdade sempre vem à tona e o conhecimento profissional sempre fala mais alto. Os grandes nomes do Estado do Amazonas estão no Icomp. Muito obrigado por terem acreditado no trabalho da Ufam. Mas a caminhada não termina aqui e a Ufam está de portas abertas para vocês fazerem o mestrado e o doutorado com os professores que formam os melhores profissionais do Estado do Amazonas”, discursou o gestor.

Aprendizado - construção coletiva

Em seu discurso, o diretor do Icomp, professor José Luiz de Souza Pio, pediu aos alunos que sempre defendam a Universidade pública. “Estamos aqui para celebrar uma conquista que é de todos os que estão aqui presentes e, por isso, inicio minha fala citando uma frase do pensador Henfil que nos diz: se não houver frutos, valeu a beleza das flores; se não houver flores, valeu a sombra das folhas; se não houver folhas, valeu a intenção da semente. Essa mensagem nos ensina a encarar os desafios com espírito elevado e determinação superior para superar obstáculos. Afinal, o caminho da aprendizagem não é trilhado sozinho. É um processo de troca, relações e construções coletivas. Ao concluir seus cursos, vocês se apropriam dos conhecimentos e valores que darão sustentação aos novos desafios de suas vidas. Nossos cursos do Icomp se distinguem pela qualidade e solidez. Onde quer que forem, defendam sempre a Universidade pública, pois isso é uma obrigação para todos aqueles que querem um futuro melhor para o Brasil. Posicionem-se diante de qualquer ameaça que possa interferir na democracia e, consequentemente, na Universidade Pública e sempre sigam na estrada da vida com ética e dignidade. Caros bacharéis, a  vitória pertence aos perseverantes. Desejo que o conhecimentos adquiridos aqui na Ufam alicercem sempre a caminhada de vcs, que sejam sempre cidadãos de valor e preocupados com a sustentabilidade no planeta”, ressaltou o diretor.

Anos desafiadores e gratidão

A oradora das turmas, Clarice Melo de Freitas Costa, declarou que o discurso do orador, no momento da formatura, não é capaz de transmitir a gratidão por tudo o que foi recebido durante a jornada acadêmica.

“Quem é estudante da Ufam sabe que a Universidade se torna uma segunda casa para nós. A Ufam possui um ambiente acolhedor com floresta e seus animaizinhos exóticos, como tarântulas, preguiças, macacos. Ver um esquilo na Ufam passou a simbolizar sorte. Desde o começo da faculdade, sabíamos que não seria fácil, mas não imaginávamos enfrentar uma pandemia. Todos passamos por momentos difíceis. Vimos pessoas queridas partirem, levadas por uma doença desconhecida, sem cura. Prestamos, nesse momento, nosso respeito e gratidão aos que se foram. Mas essa pandemia também mostrou o quanto podemos nos reinventar e contribuir com a sociedade. Agradecemos à Ufam e, em especial, ao Daest, pela disponibilização de auxílios estudantis que ajudam centenas de alunos a permanecerem na Universidade e terminarem o curso. Ao Icomp, pela organização exemplar em tudo o que fazem e pelo incentivo ao empreendedorismo e à participação em eventos da área tecnológica. Ao pessoal da secretaria do Icomp, que sempre esclareceram com rapidez nossas dúvidas, aos professores, pelos ensinamentos que levaremos para a vida e pelas madrugadas em claro corrigindo nossas provas e aos familiares e amigos que nos deram suporte nos bons e maus momentos. Desejo a todos nós um futuro brilhante, repleto de conquistas e realizações. Somos profissionais graduados e honraremos  nosso juramento”, concluiu a oradora.

Vitrine

O coordenador do curso de Engenharia de Software, professor André Luiz da Costa Carvalho, ressaltou a trajetória exemplar dos egressos diante das provações. “Dei aula para todos vocês e é muito bom ver vocês chegarem a esse momento marcante. Acompanhamos a trajetória e o empenho de vocês. Parabéns, vocês merecem esse momento, pois nós,  professores, não facilitamos nada para vocês. Agora, vocês são a vitrine da Ufam e refletirão como as pessoas vão enxergar os profissionais aqui formados. Parabéns e sucesso a todos!”

Soluções para os problemas da sociedade

O paraninfo do curso de Engenharia de Software, professor Édson Nascimento Silva Júnior que os profissionais de Ciência da Computação e de Engenharia de Software são formados para transformar e melhorar a vida das pessoas, apresentando soluções para os problemas apresentados pela sociedade. “A primeira coisa que eu falo para os meus alunos é que computação não é programação. Programar qualquer menino de 12, 13, 14 anos faz, mas computação é solução que damos a problemas da sociedade e digo a vocês que estamos em uma sociedade cheia de problemas. Nós, professores, temos o prazer de bater no peito e dizer que formamos profissionais que são capazes de apresentar as soluções para esses problemas.

A computação está completamente inserida no nosso dia a dia, seja no trabalho remoto, no atendimento remoto ou nas conversas remotas. Não saímos de casa sem ter contato com a Tecnologia de Informação. Então, somos profissionais formados para transformar e melhorar a vida das pessoas. Desejo a vocês uma carreira de muito sucesso. Parabéns a todos!”, discursou.

Oportunidades

O paraninfo do curso de Ciência da Computação, professor Horácio Antônio Braga de Oliveira agradeceu a homenagem dos alunos e enfatizou que a preparação para as melhores oportunidades é contínua. “É uma imensa honra ter sido convidado a celebrar com vocês esse momento tão importante. Vocês conseguiram força e motivação para persistir e seguir adiante no objetivo de vocês. Por falar adiante, eu me lembro de que no final da minha graduação eu não tinha muita certeza de como seria meu futuro. Acredito que essa seja a realidade de muitos de vocês neste momento. No meu caso, eu não sabia se iria continuar trabalhando ou fazer mestrado e doutorado. Minha recomendação é que vocês procurem sempre se esforçar, buscar fazer o melhor, seja qualquer que for o caminho que vocês escolherem e fiquem tranquilos que as oportunidades vão aparecendo. Mantenham os estudos, as atualizações para que, quando as melhores oportunidades aparecerem, vocês possam aproveitá-las. Só os mais inteligentes percebem que sempre há algo a mais para se aprender. Espero que todos vocês tenham percebido que isso é só o começo, pois o conhecimento é um caminho que vai sempre aumentando à medida que vocês vão caminhando. Mas antes que vocês se desesperem, a boa notícia é que vocês estão prontos para seguirem por conta própria e posso dizer que é um caminho muito prazeroso e gratificante de sempre aprender coisas novas. Nunca parem de perseguir os objetivos de vocês e eu desejo muito sucesso nesse novo capítulo da vida de vocês, que ele seja repleto de felicidades e conquistas”, discursou o paraninfo.

Confira a lista completa de formandos:

 FORMANDOS DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

1. ADA SUZANY FRANCO DE ARAUJO

2. ALINE MARINHO DUARTE

3. ANDRE SANTANA XAVIER

4. CLARICE MELO DE FREITAS COSTA

5. GABRIEL ALVES SARAIVA

6. ISAQUE BEZERRA VIEIRA

7. MOISES BARBOSA GOMES

8. OSCAR OTHON WANDERLEY DE SIQUEIRA LIMA

9. PEDRO HENRIQUE CERAVOLO DOS SANTOS

10. RICHARD HADA DEGAKI

11. THAIS GABRIELE CARDOSO DO NASCIMENTO

12. VITOR HUGO PAIVA XAVIER

 

FORMANDOS DO CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE

 

1. MOUHAMADOU MOUSTAPHA SY COULIBALY

2. RAYANE MARQUES PINHEIRO

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página