Página inicial > Notícias Destaque > Docente aposentado da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia recebe título de ‘Cidadão do Amazonas’ da Aleam

Publicado: Sexta, 11 de Março de 2022, 14h13 | Última atualização em Segunda, 14 de Março de 2022, 17h06 | Acessos: 823

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

O docente aposentado da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas (FEFF/Ufam), Sidney Netto, recebeu o título de Cidadão do Amazonas da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. O evento ocorreu nesta quinta-feira, 10, em sessão especial híbrida no plenário Ruy Araújo, e foi presidida pelo deputado Adjuto Afonso.

A concessão do título ao professor Sidney Netto, ex-diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), foi proposta pela deputada licenciada Alessandra Campêlo (MDB) e subscrita pela deputada Therezinha Ruiz (PSDB) e aconteceu, nesta quinta-feira (10), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

O título de Cidadão do Amazonas integra o rol de sobressalentes comendas outorgadas pelo povo amazonense por meio da Assembleia Legislativa. A concessão da honraria encontra-se regulamentada na resolução legislativa número 71 de dez de dezembro de 1977 possuindo um nítido compromisso com a preservação o reconhecimento e o estímulo a obra meritória de pessoas virtuosas na arte de bem-servir ao interesse coletivo e público. O título de Cidadão do Amazonas é concedido a pessoas que de forma direta e pessoal tenham prestado relevantes serviços ao Estado e ao povo do Amazonas e possua um caráter correto e conduta ilibada. É, portanto, um instrumento para festejar o politicamente correto quando desta postura resulta enormes ganhos para a vida comunitária e para a melhoria do padrão de existência a sociedade amazonense. A comenda representa um perene voto a favor do pleno exercício da cidadania e que evidencie o interrogado compromisso com as liberdades democráticas e a luta pelos direitos civis, políticos, sociais, ambientais e republicanos, pilares da existência humana na sociedade contemporânea.

Bastante emocionado, o professor Sidney Netto agradeceu aos amigos e familiares presentes e fez um panorama de sua trajetória profissional. “Agradeço com muita emoção às deputadas Therezinha Ruiz e Alessandra Campêlo por esta homenagem. É importante para mim receber este título ainda vivo, pois tive uma trajetória difícil durante minha vinda de São Paulo para o Amazonas, mas nunca desisti e agradeço a todas essas pessoas que me deram oportunidades”, afirmou.

“O professor Sidney é uma pessoa exemplar, não só para os que fazem parte da área da educação, mas também para toda nossa população. Ele tem uma história muito longa, foram muitas fases que ele teve que superar, mas jamais deixou de ser esse profissional comprometido com a educação física. Para mim é uma grata satisfação ser parte desta entrega para o mais novo Cidadão do Amazonas, nosso agradecimento a ele por ter dedicado sua vida para nosso Estado”, finalizou Therezinha Ruiz.

O docente é natural de Jundiaí, no estado de São Paulo, mas sua vida pessoal, profissional e acadêmica foi toda constituída na cidade de Manaus.  Muito emocionado, afirmou que a solenidade é um momento especial pra ele porque é uma homenagem em vida, o que o deixou agradecido e honrado. “Sinto-me muito honrado com essa homenagem o que acredito ser fruto da dedicação de mais de 35 anos de atividade no ensino na atual Universidade Federal do Amazonas. Tenho mais de 42 anos que moro na cidade de Manaus e penso que nada acontece por acaso e para mim foi um fato especial vir pra cá em 1976. Eu trabalhei um tempo em Brasília em um colégio para universitário. Uma escola enorme que tinha mais de 1500 alunos. Era o único colégio do Brasil na época que formava os alunos no Ensino Médio, que era de três anos, em dois anos. Nesse colégio tinha uma festa chamada “Festa das Ações” onde cada sala de aula representava uma equipe e tinha que ter um professor orientador. Então, fui escolhido por uma das salas para ser orientador daquela equipe. Por obra do destino, do acaso, a equipe que eu orientei foi a vencedora dessa atividade na escola. Como prêmio a equipe vencedora escolhia uma cidade para visitar. Os alunos escolheram visitar Manaus e eu como professor orientador fiz parte da comitiva. Foi meu primeiro contato com a cidade em 1973. Ficamos quatro dias e voltamos. Nunca me passou pela cabeça vir trabalhar aqui, mas em 1976 vim convidado para trabalhar na Universidade do Amazonas (UA) e permaneci aqui até os dias atuais. Agradeço enormemente as deputadas pela indicação”, destacou.