Página inicial > Notícias Destaque > Propesp aprova Dinter em Artes Visuais. Serão ofertadas 25 vagas

Propesp aprova Dinter em Artes Visuais. Serão ofertadas 25 vagas

Publicado: Sexta, 25 de Fevereiro de 2022, 15h56 | Última atualização em Quarta, 02 de Março de 2022, 15h07 | Acessos: 1339

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ufam/Ascom

A titular da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas (Propesp/Ufam), professora Selma Baçal, anunciou a aprovação na tarde dessa quarta-feira, 23, do convênio/Termo de Cooperação Técnica entre Ufam e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) para a realização do Dinter Artes Visuais. Serão oferecidas 25 vagas para atender a Ufam e o público em geral.

De acordo com a pró-reitora da Pesquisa e Pós-Graduação, professora Selma Baçal, para a Ufam, a parceria construída há três anos com a Ufrgs objetiva formar mestres e doutores na área de Artes Visuais. Segundo ela, já existe em curso uma turma de mestrado que está se encerrando, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV). “Agora, firmamos o convênio para a realização do curso de doutorado em Artes Visuais".

Expectativa

"Nós vamos dar um salto tão importante que a expectativa, em médio prazo, é oferecer um curso Strictu Sensu (Mestrado) na área de Artes. Isso estava planejado há algum tempo, e que estamos seguindo o planejamento, que irá qualificar os docentes, no sentido de crescimento Institucional com a oferta de novos cursos em áreas importantes como o Setor de Artes, para a Universidade, atendendo assim a comunidade do estado e da região".

Ascensão

Para o diretor da Faculdade de Artes (Faartes), professor João Gustavo Kienen, “o Dinter é uma importante ação aprovada a ser desenvolvida na Faculdade de Artes para a ascensão na formação do corpo docente.  Certamente, fomentará e potencializará o avanço na pesquisa, ensino, extensão e inovação na área de Artes Visuais”.

Oportunidade

A professora Rosemara Staub de Barros, da Faartes, que acompanhou todo o processo para a oferta do Dinter Artes Visuais durante sua gestão, disse que está muito feliz e que o processo, desde julho de 2020, vem trabalhando,  quando ainda estava na direção da Faartes.

“Iniciamos as conversas desde a realização do Minter/Artes Visuais, que neste momento, os mestrandos estão se qualificando com datas previstas para defesa e participação no processo seletivo do Dinter. O Doutorado Interinstitucional/Dinter em Artes Visuais é uma grande conquista para o corpo docente e TAES que possuem o Mestrado, mas não tiveram a oportunidade em dar continuidade aos estudos”, expôs.

“Tanto o corpo docente do curso de Artes Visuais da Faartes, quanto o de docentes do curso de Artes Visuais do ICZES/Parintins, poderão cursar o doutorado aqui em Manaus, sem a necessidade de afastar-se dos familiares. Além dos docentes, temos vários TAES na Ufam, que são artistas plásticos ou que atuam nos laboratórios de artes visuais, que possuem mestrado e que agra, terão esta linda oportunidade”, completou.

Abrangência

Ela conta que, além da qualificação dos docentes e TAES da Ufam, há vagas disponibilizadas para o público em geral, considerando que há um grande número de mestres/artistas e profissionais não só de Manaus, Amazonas, mas também, de outros estados da região norte, que poderão conquistar uma vaga.
“Ao final dos 4 anos de doutoramento, teremos um número bastante expressivo de doutores em Artes Visuais, uma conquista que abrirá muitas outras portas para a pesquisa e a criação artística local, quiçá para atender os demais cursos de graduação instalados na região norte”, disse.

Agradecimento

Staub disse ainda que o processo seletivo ocorrerá no segundo semestre de de 2022, com início das aulas em 2023/1. “Agradeço imensamente ao reitor, professor Sylvio Puga, e as equipes da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Selma Baçal, e do professor Henrique Pereira, da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucional (ARII), bem como ao diretor da Faartes, professor João Gustavo Kienen, que ficou na torcida, juntamente com todo o corpo docente, TAES e alunos”.

Extrato

O extrato do Acordo De Cooperação Técnica (ACT) celebrado entre a Fundação Universidade do Amazonas (Fua) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) tem como objetivo realizar pela Ufrgs, por meio do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (Ppgav/Ufrgs), o curso de Doutorado Interinstitucional (Dinter em Artes Visuais), turma fora de sede, no período de 2023 a 2026, com vigência de 54 meses, contados a partir da assinatura realizada na quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022, pelo presidente do Conselho Diretor da Fua, reitor, professor Sylvio Puga e Carlos André Bulhões Mendes, reitor da Ufrgs.

Acesse AQUI o extrato.