Reitor da Ufam participa da elaboração de relatório de ações de combate à Covid-19 nas universidades federais
Relatório foi uma iniciativa da ANDIFES e teve a participação de reitores na elaboração do documento que mostra ações no período pandêmico nas universidades federais
Por Juscelino Simões
Equipe Ascom
O reitor da Universidade Federal do Amazonas, Sylvio Puga, participou da elaboração do relatório intitulado “Experiências exitosas de ações nas universidades federais” da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), publicado no portal da entidade na última quarta-feira, dia 23. O relatório mostra as ações e as experiências que as instituições federais implementaram no período pandêmico nos últimos dois anos.
Desde o início da pandemia de Covid-19, as universidades federais brasileiras se apresentaram como um dos principais aliados da população no enfretamento ao vírus, até então, desconhecido. A partir de então, todas as atividades destacadas na pesquisa foram acentuadas, sem, contudo, comprometer o desenvolvimento permanente de soluções para garantir ensino, pesquisa e extensão de qualidade a serviço do Brasil. Inúmeras ações para o enfrentamento da pandemia de forma a proteger a comunidade acadêmica e a sociedade civil, uma vez que as universidades estão inseridas em todos os estados brasileiros, passaram a ser adotadas, num compromisso conjunto com a vida de todos os brasileiros.
A partir desta tomada de decisão a Associação (Andifes), constituída pelos reitores das instituições federais, elaborou o relatório, onde o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, participou efetivamente do processo de construção do relatório, que foi publicado no portal da entidade na quarta-feira, dia 23.
A elaboração do relatório também contou com a participação dos reitores: Marcelo Augusto Santos Turine da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Denise Pires Carvalho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Joana Angélica Guimarães da Luz da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB); e Lucia Campos Pellanda da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).
Acesse ao relatório
Acesse também repositórios das universidades federais com informações relativas à pandemia
Redes Sociais