Pós-Graduação - Ufam e HUGV/EBSERH formam 84 novos profissionais da área da saúde
São profissionais de 22 Programas de Residência Médica, dois Programas de Residência Multiprofissionais e três Programas de Residência em Área Profissional em Saúde
O Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV/Ufam), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), na noite da última quinta-feira, 24 de fevereiro, de forma remota, realizou a solenidade de conclusão dos cursos de 22 Programas de Residência Médica, dois Programas de Residência Multiprofissionais e três Programas de Residência em Área Profissional em Saúde. Ao todo, foram formados 84 novos profissionais da área da saúde.
A solenidade foi presidida pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, e fizeram parte da mesa de honra a vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Selma Baçal, o superintendente do HUGV/EBSERH/Ufam e presidente da Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas, professor Juscimar Carneiro Nunes, a gerente de Ensino e Pesquisa do HUGV/EBSERH/Ufam, professora Deborah Laredo Jezini, a coordenadora da Comissão Residência Médica do HUGV/EBSERH/Ufam, Christiane Rodrigues da Silva e a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional e Área Profissional em Saúde, professora Maria Alex Sandra Costa Lima Leocádio.
O reitor, professor Sylvio Puga, em sua fala, relembrou dos desafios enfrentados pelos residentes durante a pandemia, das melhorias físicas já realizadas no HUGV/EBSERH/Ufam, como a construção da torre acadêmica, entregue em 2021, e do empenho da administração superior em conseguir mais recursos voltados para serviços oferecidos pelo hospital-escola. “A formação desses cursos de residência ocorreu em um momento excepcional na humanidade, de pandemia, bastante difícil para todos, sobretudo, para vocês, profissionais da saúde, que lutaram pela vida das pessoas que estavam nesse Hospital. Hoje, além de comemorarmos a formação dos novos profissionais da área da saúde, a Ufam agradece ao empenho e dedicação de todos vocês, que trabalharam incansavelmente para salvar vidas. No que se refere a administração superior, a nossa luta pelo HUGV/EBSERH/Ufam continua. Inicialmente, em parceria com o professor Jacob Cohen, trabalhamos para a construção da torre acadêmica, prédio que estamos neste momento; agora, junto com a professora Therezinha Fraxe, estamos buscando novas fontes de recursos para o HUGV/EBSERH/Ufam”, destacou.
Durante a cerimônia, a vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, relembrou do olhar fraterno e do cuidado com o outro que os profissionais de saúde devem ter. “Olhem o outro a partir de vocês. Os conhecimentos aprendidos aqui, juntamente com as vivências, atravessam quem vocês são hoje e atravessarão os futuros pacientes. Obrigada pela dedicação de todos, desde os residentes, passando pelo o superintendente do HUGV/EBSERH/Ufam, professor Juscimar Carneiro Nunes, pelos supervisores e todo o corpo técnico do Hospital”, disse.
Solenidade
A representante dos Programas de Residência Médica, residente concluinte em Neurocirurgia, egressa Stephanie Ramos de Farias, relembrou a trajetória dos residentes. “Após seis anos de Faculdade de Medicina, vivemos a euforia da aprovação, a sensação de medo, do desconhecido, da insegurança e começamos a engatinhar, andar e, agora, correr. A residência são dias de luta e glória, ao mesmo tempo; temos horário para chegar, mas não temos para sair. Acordamos cedo, chegamos antes do horário comercial, examinamos, montamos mapas cirúrgicos, solicitamos exames, atendemos ambulatórios, internamos pacientes, fazemos plantões, absorvemos a carga emocional dos pacientes. Seguramos o choro, não reclamamos, lutamos contra a nossa própria mente. Infelizmente, perdemos algumas batalhas, mas a guerra, vencemos hoje. O conhecimento é o que levamos conosco; é o que nos move e foi o que nos trouxe até aqui”, disse.
A representante dos concluintes dos Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde, egressa Izabel Ribeiro de Souza, iniciou seu discurso indagando o que é ser um profissional da saúde. “Ser profissional da saúde é ouvir medos, desejos, histórias, dilemas de diversos pacientes e a residência nos proporcionou essa experiência. Notamos o quão relevante é ter uma formação baseada em prática de serviço, uma vez que cada dia mais o cenário profissional demanda pessoas qualificadas que pautam suas ações no cuidado integral ao indivíduo”, enfatizou.
De acordo com o superintendente do Hospital Universitário Getúlio Vargas, professor Juscimar Carneiro Nunes, o hospital-escola tem uma responsabilidade significativa na formação de profissionais para a região. “O HUGV/EBSERH é o maior polo de formação de especialistas da Amazônia Ocidental e também o maior Programa de Pós-Graduação da Ufam. Isso nos orgulha muito, além de nos motivar a caminhar, cada vez mais, para melhorar o funcionamento desse Hospital. O nosso principal produto é a formação de recursos humanos e são essas pessoas, esses especialistas formados hoje, que vão atender e cuidar de seres humanos em toda a Amazônia Ocidental. O Amazonas é um dos estados com a menor densidade de profissionais de saúde do Brasil e precisamos, e temos a responsabilidade, de formar profissionais para a nossa região”, destacou.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas, professora Selma Baçal, iniciou sua fala com um minuto de silêncio em homenagem às vítimas de covid 19 e em seguida destacou o empenho e a colaboração dos residentes dentro da estrutura do HUGV/EBSERH. “Tudo que o residente indaga é interessante também para o paciente. Todo o trabalho de excelência realizado pelo HUGV/EBSERH é conhecido não só na região Norte, mas no Brasil inteiro. O que se ouve, entre os colegas da área da saúde de fora do estado, são elogios aos profissionais que aqui se formam. Relembro que uma vitória com a de hoje, no campo acadêmico, em um país de tantas dificuldades e desigualdades, deve ser efusivamente comemorada”, disse.
Para a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional e Área Profissional em Saúde do HUGV, professora Maria Alex Sandra Costa Lima Leocádio, essa turma é muito especial pelos desafios ultrapassados ao longo da formação. “Nossa rotina foi alterada pelo um ser medido em nanômetros que ditou regras, inclusive, para o nosso convívio familiar, social e, sobretudo, profissional. Na época, não compreendemos muito bem se voltar para a casa era seguro ou se ficar no nosso local de trabalho era a melhor coisa a se fazer. Naquele momento, em 2019, só tínhamos duas opções: ou esperávamos os acontecimentos ou faríamos acontecer. Decidimos que iríamos fazer acontecer e esses nossos egressos formaram um time incansável e imbatível na criação e participação de ações que pudessem colaborar na prevenção e combate ao novo coronavírus. Foram residentes de vanguarda, quando, por exemplo, fizeram teleatendimentos, aumentando a confiabilidade dos nossos Programas de Residência na assistência dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Nossos residentes também desenvolveram pesquisas que tinham como objetivo colaborar com a Ciência no enfrentamento do coronavírus ”, relembrou.
A coordenadora da Comissão de Residência Médica do HUGV, professora Christiane Rodrigues da Silva, falou sobre a experiência e maturidade profissional dos egressos. “Nesse período, os senhores adquiriram uma bagagem de conhecimento, habilidade e atitudes que se tornaram alicerces de uma formação de excelência e humanizada. Certamente, levarão para sempre as experiências vivenciadas nesses processo, bem como a chancela de qualidade de terem sido formados no HUGV/Ufam. Isso traz, ao mesmo tempo, grandes responsabilidades e o compromisso de que deem o retorno à sociedade de tudo aquilo que foi investido na sua formação. O HUGV é um hospital-escola que há mais de cinco décadas funciona como referência no atendimento de média e alta complexidade em toda a Amazônia Ocidental e diante das missões de Ensino, Pesquisa e Extensão; hoje, estamos cumprindo o papel formador, colocando pessoas capacitadas para atender a população do Amazonas”, enfatizou.
Segundo a gerente de Ensino e Pesquisa do HUGV, professora Deborah Laredo Jezini, os 84 novos profissionais fazem parte de um seleto grupo de especialistas lapidados pelo esforço e empenho dos momentos vividos. “Hoje, encerra-se uma etapa e abre-se um caminho novo para as próximas batalhas a serem vencidas e vocês estão bem preparados. Em nome da Gerência, gostaria de agradecer a todos que contribuíram, de uma maneira ou de outra, na formação dos residentes pela parceria e suporte dado aos nossos residentes”, finalizou.
Confira os residentes concluintes:
Programas de Residência Médica
ANESTESIOLOGIA
1 Etelvina Kardista Cruz Moreno
2 Leonardo Martins Vieira
3 Letícia Nunes de Morais
4 Thiago Jorge Cruz Garcia de Vasconcelos
ANGIORRADIOLOGIA E CIRURGIA ENDOVASCULAR
5 Paulo Inácio Alves Ramos Diniz
ÁREA CIRÚRGICA BÁSICA
6 Edirany dos Santos Villalaz
7 João Lucas Miranda Fontelles
8 Josias Torres de Siqueira Filho
CARDIOLOGIA
9 Bárbara Aparecida de Souza e Souza
10 Márcio Jadson Marialva Eliziario
11 Talita Sampaio Carvalho
12 Tayrel dos Anjos Silva
CIRURGIA GERAL
13 Irian Evelyn Cordeiro Rabelo
14 José Paulo Guedes Saint Clair
CIRURGIA VASCULAR
15 Renan Danilo Lima da Rocha
CLÍNICA MÉDICA
16 Ana Carolina Machado da Silva
17 Cristiane Santos da Silva
18 Gabriela Cruz de Oliveira
19 Irma Csasznik
20 Larissa de Castro Carioca Feitoza
21 Lyrkis Paraense Barbosa Silva Neto
22 Marcela Bentes Macedo
23 Matheus Canton Assis
24 Tamires Silva de Oliveira
25 Yanna Queiroz Pereira
DERMATOLOGIA
26 Aline Sales Mendes Zaú
27 Ana Paula Coelho Rocha
ECOCARDIOGRAFIA
28 Tatiane de Oliveira Farias
GASTROENTEROLOGIA
29 Ananda Castro Chaves
30 Ketlin Batista de Morais Mendes
MEDICINA INTENSIVA
31 Ann Karla Corrêa Queiroz
32 Ketllyn de Oliveira Cruz
33 Soraya Souto da Silva
NEFROLOGIA
34 Katherine Wilt Rotilli
35 RafaellyTaketomi de Magalhães
36 Samir Salim Jorge Elgaly
NEUROCIRURGIA
37 Stephanie Ramos de Farias
NEUROLOGIA
38 Camille Albuquerque Rodrigues Chirano
39 Ingrid DemosthenesWanzileu
OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA
40 AlefAlioscha Andrade Maia
41 Carol Ferreira de Souza
42 Fabiana Martins da Silva
43 Glaucia Silva Alencar
44 José Levy Silva dos Santos
45 Mariah Fernandes Albuquerque
46 Renata Braga Ferreira
OFTALMOLOGIA
47 Iruama Heringer Abrantes
48 Samara Raquel Ribeiro de Queiroz
ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA
49 Ana Paula Picão
50 Giuseppe Lemos Pertoti de Figueiredo
51 Jucigleison Alves de Oliveira
52 Tayana de Paula Martins Menezes
OTORRINOLARINGOLOGIA
53 Abadia Evilin Fragoso Nascimento
PATOLOGIA
54 SharalaKumari
PEDIATRIA
55 Jennifer Thamires Castro de Souza
56 Juliana Cavalcante de Deus
57 Sílvia Helena Cassupá
REUMATOLOGIA
58 TayanaEvelling Uchôa da Silva
UROLOGIA
59 Luiz Felipe de Araújo Fernandes
Residência Multiprofissional em Atenção a Paciente Adulto Neurocirúrgico em UTI
60 Mariza Quércio Machado
61 Tamires Moraes Siqueira
62 Kédma Melo da Silva
63 Carlos Jonatas Fonseca Mota
64 Maria Michele Pinheiro Nogueira
65 Alexsandra Maria Melgueiro D'Elia
Residência Multiprofissional em Atenção Integral na Saúde Funcional em Doenças Neurológicas
66 Mônica Martins Abreu
67 Miriam Juliana Lanzarini Lacerda
68 Luís Felipe Farias Maia
69 Yuri Sena Melo
70 Izabel Ribeiro de Souza
Residência em Área Profissional em Fisioterapia em Terapia Intensiva Neonatal
71 Hana Karine Costa Sena
72 Fernanda Albuquerque Marinho Marcião
73 Erick Coelho da Costa
74 Camila Alves Barreto
75 Katryn Gabryellen Klein Ilzyszyn
76 Luanda Marthina dos Santos Oliveira
Residência em Área Profissional em Patologia Oral e Maxilo Facial
77 Ana Paula Ferreira de Souza
78 Tássia Caroline da Costa Mendes
Residência em Área Profissional em Enfermagem Obstétrica
79 Fernanda Serrão Pereira
80 Eline Araújo de Oliveira
81 Romeu Santos de Souza
82 Josineide de Oliveira Novo França
83 Jackeline Vieira Guimarães
84 Susy Cavalcante Harjani
Redes Sociais