Página inicial > Notícias Destaque > Reitor recebe comitiva de vereadores de São Gabriel da Cachoeira para tratar das demandas referentes à educação superior na região

Publicado: Quinta, 24 de Fevereiro de 2022, 17h35 | Última atualização em Quinta, 24 de Fevereiro de 2022, 17h35 | Acessos: 702

Na pauta, os parlamentares  trouxeram a necessidade de ofertar oportunidades educacionais que consideram a realidade local

Na tarde desta quinta-feira, 24 de fevereiro, o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, recebeu comitiva de vereadores de São Gabriel da Cachoeira formada pelos parlamentares Suely Ambrosio, Osmarina Arcanjo, Rafinha e Hernane Abreu. O encontro ocorreu no prédio da reitoria e tratou das demandas e oportunidades referentes à educação superior na região.

De acordo com o reitor, professor Sylvio Puga, a cidade de São Gabriel da Cachoeira apresenta particularidades que devem ser consideradas como ter a maior população indigena do país, além de ficar localizada na tríplice fronteira. “Receber a comitiva de parlamentares na Ufam mostra a relevância do trabalho da Instituição desenvolvido na região. Atualmente, nós temos a possibilidade de oferecermos cursos na modalidade a distância, claro, respeitando a realidade local. Reafirmo o nosso compromisso com a região”, destacou.

O reitor explicou ainda que existem cursos coordenados pelo Centro de Educação a Distância da Ufam (CED/Ufam) que poderão atender as demandas da cidade como Ciências Agrárias. “Futuras parcerias mediadas pelos membros da Câmara de Vereadores podem facilitar essa oferta. Precisamos de condições para assegurar uma formação de qualidade aos nossos alunos”, disse.

Parlamentares

Os vereadores Suely Ambrosio, Osmarina Arcanjo, Rafinha e Hernane Abreu destacaram, sobretudo, a necessidade de pensar estratégias que diminuam a migração dos jovens. De acordo com o vereador Hernane Abreu existe uma dificuldade de aproveitar as potencialidades locais para manter as pessoas em São Gabriel da Cachoeira.

“Essa busca dos nossos jovens de vir para a cidade está diminuindo as nossas comunidades. O filho vem e em seguida vem toda a família e isso cria uma série de consequências sociais para a região. Precisamos pensar, politicamente, incluindo Governo do Estado, Prefeitura e a Ufam, que tem profissionais qualificados, em formas de oportunizar os jovens da região”, afirmou.

Segundo o parlamentar Rafinha, vice-presidente da Câmara de Vereadores, a atuação da Ufam na região com o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) foi significativa. “Foram vários os professores da Ufam que passaram pelo nosso município. Eu, inclusive, sou egresso da Ufam do curso de Língua Espanhola e como professor a gente sempre deixa a nossa reivindicação com as mudanças que estão ocorrendo na grade curricular nacional e estadual. Lidamos, na região da fronteira, com diversos idiomas, somos poliglotas porque falamos línguas de diversas etnias, além do português e espanhol, e ainda sim a língua espanhola está sendo retirada dos currículos”, explicou.

Para a vereadora Suely Ambrosio a educação é o caminho de transformação do município. “Estamos estreitando ainda mais essa relação cordial que a Ufam tem com a região de São Gabriel da Cachoeira. Ficamos felizes que existem projetos para a região que incluem oferta de cursos e um futuro mestrado”, finalizou.