Página inicial > Notícias Destaque > Ufam recebe R$ 400 mil em emendas parlamentares que apoiam pesquisas da FCA sobre setor pesqueiro do Amazonas

Publicado: Quinta, 24 de Fevereiro de 2022, 15h32 | Última atualização em Quinta, 24 de Fevereiro de 2022, 15h37 | Acessos: 1288

A primeira remessa, de 150 mil reais, foi destinada, em 2021, ao projeto “Comercialização e o consumo de pescado no município de Manaus - conhecer as demandas para desenvolver o setor”. A segunda remessa será investida no projeto “Fatores que afetam a comercialização e o consumo de pescado no município de Manaus, AM – bases para a garantia da segurança alimentar. Estudos ajudarão a formular políticas públicas para o setor pesqueiro

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Fotos: acervo Geepaam

A Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (FCA/Ufam) recebeu mais R$ 250 mil em emendas parlamentares para apoiar a continuidade de pesquisas sobre comércio de pescado e segurança alimentar.

Esta é a segunda remessa garantida pelo deputado estadual Dermilson Chagas que, em 2021, já havia destinado R$ 150 mil para o projeto “Comercialização e o consumo de pescado no município de Manaus - conhecer as demandas para desenvolver o setor”, desenvolvido pelo Grupo de pesquisa Estudos Econômicos da Pesca e Aquicultura do Estado do Amazonas (Geepaam).

Com o novo montante recebido será realizado o projeto “Fatores que afetam a comercialização e o consumo de pescado no município de Manaus, AM – bases para a garantia da segurança alimentar.

Políticas públicas com embasamento científico

Os dois projetos de pesquisa apoiados pelas emendas parlamentares são coordenados pela professora Maria Angélica de Almeida Corrêa. Ela explica que os recursos serão investidos em atividades de coleta de dados, pagamento de bolsistas e na elaboração de um banco de dados econômico que auxilie na formulação de políticas públicas para o setor de pesca. “No primeiro ano, iniciamos a pesquisa sobre o comércio e o consumo de pescado no município de Manaus e, no segundo ano, a continuidade da pesquisa abrange a região metropolitana. O fomento à pesquisa, seja das agências de pesquisa, da iniciativa privada ou das emendas parlamentares, como neste caso, representa um grande incentivo aos pesquisadores e aos estudantes envolvidos na busca de soluções para a nossa sociedade. Nosso grupo de pesquisa é composto por docentes e discentes dos cursos de engenharia de pesca e de alimentos, da farmácia e da biologia, da economia e da administração, um grupo multidisciplinar. Nossa pesquisa é aplicada, voltada para buscar resoluções para o setor produtivo e de gestão dos recursos. Acreditamos que a interação entre a academia, o governo e a iniciativa privada é a chave para ações mais eficazes para o desenvolvimento no primeiro setor”, afirmou a pesquisadora.

Apoios

Os projetos estão sendo desenvolvidos no âmbito do edital do Programa de Apoio a Projetos Financiados por Emendas Impositivas (Proemend), por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (Fapeam).

Ufam para a sociedade

O diretor da FCA, professor Carlos Lamarão, destaca a importância das emendas parlamentares para o desenvolvimento de pesquisas na Universidade. “As emendas parlamentares são importantes por inúmeros motivos, mas reforço dois: contribuem para que o tripé ensino, pesquisa e extensão seja fortalecido e permitem que a universidade tenha mais possibilidades de angariar fundos extras importantes para o desenvolvimento de suas atividades. É muito importante perceber que o deputado Dermilson Chagas tenha essa sensibilidade em apoiar a Ufam pois, dessa forma, contribui para o aprimoramento da educação e pesquisa na Amazônia e fortalece a universidade pública”, afirmou o gestor da FCA.

Fortalecimento do setor pesqueiro
Autor das emendas destinadas à Universidade Federal do Amazonas, o deputado estadual
Dermilson Chagas ressalta a importância da continuidade das pesquisas para a formulação de politicas públicas voltadas ao setor pesqueiro. “A pesquisa dá um norte, um direcionamento, e é disso que estamos em busca. A Universidade é a melhor parceira para isso, pois ela pode mostrar o funcionamento do segmento pesqueiro, o caminho da comercialização, as condições de transporte. Baseados nas pesquisas, podemos direcionar mais recursos, emendas e solicitar mais investimentos ao Governo para que pescadores e feirantes tenham uma vida melhor”, afirmou o deputado.