Página inicial > Notícias Destaque > FES realiza colação de grau e entrega à sociedade 40 novos profissionais em Ciências Econômicas e Contábeis

Publicado: Terça, 22 de Fevereiro de 2022, 20h24 | Última atualização em Terça, 22 de Fevereiro de 2022, 20h31 | Acessos: 909

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom

A Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas (Fes/Ufam) realizou na tarde desta terça-feira, 22, a outorga de grau de 40 novos profissionais dos cursos de Economia e Contabilidade. A sessão solene transmitida pelo Youtube, (Canal da Ufam), foi presidida pelo reitor, professor Sylvio Puga.

Em pronunciamento, o reitor, professor Sylvio Puga, disse que houve a necessidade de se reinventar ao novo contexto relativo à crise sanitária que assola o mundo.   Prova disso, segundo ele, é a formatura on-line que reinventou a forma de entregar diplomas que, antes, na forma presencial,  havia uma relação em que se podia olhar nos olhos, apertar as mãos, e que havia lágrimas nos olhos dos alunos e de seus familiares.

Para ele, com o novo formato, a colação de grau não perdeu a emoção, mas é nela que se mostra uma trajetória de superação refletida na vitória individual e coletiva, envolvendo também as pessoas que deram suporte ao aluno para que ele chegasse a esse momento.  Por outro lado, o reitor comenta quanto ao apoio pedagógico em que a figura do professor é indispensável no processo de aprendizagem, permitindo ao aluno a sensação de prazer em executar as atividades relacionadas às áreas de conhecimento de sua formação. “O prazer de entender que aquela demonstração vai influenciar decisivamente na vida da empresa e se não for feita uma análise correta daquele número pode influenciar negativamente o desempenho da organização”, completou o reitor.

Nesse sentido, Sylvio Puta homenageia o paraninfo dos cursos, professor Wander Araújo Motta, pela semeadura realizada ao longo dos anos aos alunos, considera importante para que cheguem à reta final. Ele estende a homenagem a todos os professores da Fes, e destaca o trabalho de base desenvolvido pelo professor Salomão Franco Neves. Em seguida, o professor Sylvio Puga, destacou as obras de construção do novo prédio da Fes que ampliará o atendimento,  dando um salto importante de infraestruatura daquela Faculdade.

“O trabalho que tem sido feito com excelência pelos professores, a partir de novas condições de infraestrutura, se trabalhará com mais excelência”, comentou o reitor.

O diretor da Fes, professor Luiz Augusto de Carvalho Francisco Soares, no início de seu discurso, parabenizou os formandos dos cursos de Economia e Contabilidade. Ele disse ainda que após as comemorações de colação de grau, se estabelecerá uma nova fase da vida, como profissionais irão levar o legado adquirido na Fes da Ufam para o resto da vida. “Com certeza, a sociedade está de olho em vocês, está olhando para vocês, porque vocês são a elite de contadores e economistas de nossa Região”, completou.

O diretor acredita que com o retorno do egresso à Universidade, poderá freqüentar os cursos de pós-graduação em nível de Lato Sensu como também o mestrado ofertado pela Faculdade, o qual se qualificará com novos conhecimentos.

O paraninfo dos cursos, professor Wander Araujo Motta, define o momento de outorga de grau, a única palavra “gratidão”. Eu quero agradecer a homenagem e dizer-lhes que durante todos os anos de magistério posso  comungar um pouco do conhecimento que adquirir durante a minha vida, completou. Ele segue: “Obrigado pela homenagem, sou grato a vocês por tudo que nós vivemos durante esses anos na Universidade. A amizade, a troca de conhecimento, não só conhecimentos técnicos acadêmicos, mas conhecimento de vida”, comentou.

Confira a lista dos formandos dos cursos de Contabilidade e Economia da Faculdade de Estudos Sociais

Curso de Ciências Contábeis

1.     ADRIANA REBECA DA SILVA BATISTA