Página inicial > Notícias Destaque > Reitor recebe Foirn e lideranças indígenas para tratar de formação superior, no Alto Rio Negro

Publicado: Sexta, 18 de Fevereiro de 2022, 08h39 | Última atualização em Sexta, 18 de Fevereiro de 2022, 09h07 | Acessos: 826

Colação de grau de turmas já existentes e a possibilidade de instituir novos cursos, em mais modalidades, estavam na pauta

Por Irina Coelho
Equipe Ascom Ufam

Na manhã desta quinta-feira, 17 de fevereiro, o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, recebeu o diretor-presidente da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), Mariventon Rodrigues Barroso, para tratar da finalização e colação de grau da turma de Licenciatura Indígena, além da criação de nova turma na região médio e baixo Rio Negro. Estiveram presentes também representantes das associações AYRCA, KURIKAMA, AMIK, AHKÔIWI, ACIBRN, ACIR, ACIMRN, ACIRPP, AIACSJ, AIBAD e ASIBA, que formam Coordenadoria das Associações Indigenas do Médio e Baixo Rio Negro (CAIMBRN).

Na ocasião, o reitor Sylvio Puga relembrou da atuação da Ufam nos municípios do interior do Amazonas, aqueles em que a Universidade não tem sede própria, em que é comum a comunidade da região solicitar a continuidade da atividade. “Estamos trabalhando, por meio do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), para resolver as pendências relacionadas a formatura da turma de Licenciatura Indígena. Essa é uma lacuna burocrática que tem nossa atenção e está sendo sanada. No que se refere a nova turma, nós podemos incluir a possibilidade de novos modelos de ensino, popularizado com a pandemia, que abrangem o Ensino a Distância. A demanda solicitada pela Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn) para a abertura de nova turma foi recebida pela Ufam com muita alegria pois reflete o cumprimento da nossa função social”, enfatizou.

De acordo com o diretor-presidente da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), Marivelton Rodrigues Barroso, a solicitação para a criação de nova turma no curso de Pedagogia Intercultural ou Licenciatura Intercultural atende uma necessidade de formação inicial de professores e também para aqueles que já atuam em sala de aula. “A nossa mobilização é fundamental porque os olhares para o Alto Rio Negro, pelo potencial economico de suas terras, são frequentes já que essa é uma região muito visada. Entretanto, para a implementação de políticas públicas, de fato, que visam a promoção social dos povos indígenas é quase inexistente e o pouco que temos, como a parceria com a Ufam, não podemos perder”, destacou.

Foirn

A Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), com sede em São Gabriel da Cachoeira (AM), representa 23 povos indígenas no Brasil. A Federação articula ações em defesa dos direitos e do desenvolvimento sustentável de 750 comunidades indígenas na região mais preservada da Amazônia, na tríplice fronteira com Venezuela e Colômbia.

Mais informações acesse o site da Foirn.