Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Fic realiza outorga de grau e forma 34 novos profissionais de Arquivologia, Biblioteconomia, Jornalismo e Relações Públicas
Início do conteúdo da página

Fic realiza outorga de grau e forma 34 novos profissionais de Arquivologia, Biblioteconomia, Jornalismo e Relações Públicas

Publicado: Sexta, 18 de Fevereiro de 2022, 07h48 | Última atualização em Sexta, 18 de Fevereiro de 2022, 14h14 | Acessos: 952

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom 

 

Foram 34 novos profissionais que participaram da outorga de grau dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Comunicação Social: Jornalismo e Relações Públicas da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (Fic/Ufam), em transmissão on-line pelo Youtube (Canal da Ufam) na tarde desta quinta-feira, 17. A vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, presidiu a sessão solene em que esteve acompanhada pelo diretor da Fic, professor Allan Rodrigues.

Em pronunciamento, a vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, disse que a Universidade apresenta no seu quadro de docentes e dos técnicos administrativos a competência no tripé: ensino, pesquisa e extensão. “A Ufam acolhe a todos sem se importar quanto à origem, se importando apenas quanto à formação adquirida em suas áreas de conhecimento”, disse.    

Durante seu pronunciamento, a vice-reitora mencionou o diretor da Fic, professor Allan Rodrigues, quando diz: “na verdade é agora que começa a caminhada de cada um e de cada uma”. Apesar de a pandemia provocar o adiamento da formatura por mais um ano, Fraxe acredita que o tempo estendido foi profícuo com estudos e leituras que, segundo ela, o conhecimento adquirido serão conduzidos a outros lugares. Nesse aspecto, ela acredita também que após a formação, os mesmos podem se capacitar em cursos de pós-graduação ofertados pela Universidade. “Portanto, se sintam acolhidos, pois, a Ufam sempre estará de braços abertos para cada um e para uma nesse momento ímpar de suas vidas”, completou.

Para ela, a colação de grau é um momento único, considerou que os novos profissionais são o resultado de uma colocação de grau realizada na maior pandemia do planeta. Fraxe disse que há um diferencial quanto ao profissional formado pela Universidade, quando entrar no mundo do trabalho e apresentar o diploma na mão. No final de seu discurso, a vice-reitora, parabenizou aos envolvidos pela elaboração do evento de outorga de grau.

Durante o discurso do diretor da Fic, professor Allan Rodrigues, mencionou de forma especial In Memoriam a saudosa professora Maria da Conceição Lima Derzy que durante 30 anos na Instituição formou profissionais de jornalismo, a qual deixou um legado presente até hoje na Fic. Ao se dirigir aos bacharéis recém-formados, disse: “Não é momento de chegada, mas uma nova partida para o mercado de trabalho”. Rodrigues considerou que os dois anos de pandemia foram momentos difíceis e, por conta disso, acredita que a sociedade clama por profissionais especialista para ambiente de superação.

Ele acredita que todo entusiasmo colocado no discurso da oradora das turmas, a bibliotecária Ilvana Barroncas Bentes, trouxe a certeza que serão profissionais a fazer diferença no mercado de trabalho, não só desempenhando funções específicas da graduação, mas também cidadãos e cidadãs que trabalharão para construir uma sociedade justa, igualitária e com justiça social. “Na colação de grau, a gente deixa de fazer parte da Ufam, mas a Ufam não deixa de fazer parte da gente, porque para onde estiverem levaram consigo a Universidade Federal do Amazonas”, expôs.

A paraninfa das turmas, professora Célia Carvalho, antes de realizar seu discurso, externou o sentimento da comunidade acadêmica pela perda da pessoa mais querida da Fic, a professora Conceição Derzi. De acordo com ela, ao longo desses anos tem a plena ciência de que os alunos dos referidos cursos sentiram nos ombros, o peso de estar graduando numa instituição pública federal, e que por isso tenham possam com responsabilidade,  contribuir para o bem social de todos, dando um retorno à sociedade.

Confira a lista dos formados dos curso de Arquivologia, Biblioteconomia, Jornalismo e Relações Públicas: 

CURSO DE ARQUIVOLOGIA

FABIANA RODRIGUES BATISTA

FRANCILENE SILVA DE OLIVEIRA

GLENDA SILVA RODRIGUES

 

CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

ANNA KAROLINE LIMA DE ALMEIDA

ARIANE DOS SANTOS DE MIRANDA FERREIRA

CARLOS LIMA DA SILVA JUNIOR

EVELYN BEZERRA AUGUSTO

HUGO VICTOR BATISTA LIRA

ILVANA BARRONCAS BENTES

JACKELYNE VALENTE LOPES

JOELMA DA SILVA FILGUEIRAS

KELLY BARBARA DOS SANTOS CORREIA

LIGIA CAMPOS ZAU

LINDICE CARLA MARINHO CARNEIRO

LUCAS DA SILVA TEIXEIRA

MARIA FERNANDA CAMPOS DA SILVA

PAULO HENRIQUE SILVA PAIVA

RAYLSON SOUZA AMARANTE

RODRIGO SOUSA E SOUSA

ROSANGELA CONTREIRA GONCALVES

SABRINA PINHEIRO AZEVEDO

SERGIO BENIGNO DE SOUZA

TAIWANY RODRIGUES DE OLIVEIRA

THALIANE VALENTE SOARES

THALITA MONASSA DE ARAUJO

 

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL- JORNALISMO

DANIEL DE SOUZA BRITO

DIOVANA KARLENN DE SOUZA RODRIGUES

JESSICA BARBOSA SALOMAO

LUCAS SILVA DOS SANTOS

MARIA LUIZA DA SILVA DACIO

THAIS ANDRADE QUEIROZ

 

CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS

BIANCA CATARINA GONZAGA DE SOUZA

CAROLINE DE JESUS BARBOSA

HANNA VICTORIA ASSANTE PINTO

JULIE ANNE JANIO SIMOES

KAREN GABRIELLE PEREIRA DA SILVA

LIVIA PRISCILA DE SOUZA MENDES

MAYARA VIANA PARAENSE

MOISES SALES CALHEIROS

TALYSSA GAZEL DO NASCIMENTO

THAIS FERREIRA CALDAS

 

 

              

  

registrado em:
Fim do conteúdo da página