Página inicial > Notícias Destaque > Ufam entrega à sociedade 30 novos profissionais de psicologia

Ufam entrega à sociedade 30 novos profissionais de psicologia

Publicado: Sexta, 18 de Fevereiro de 2022, 06h40 | Última atualização em Sexta, 18 de Fevereiro de 2022, 09h38 | Acessos: 1023

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

Na manhã desta quinta-feira (17), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizou outorga de grau de 30 formandos do curso de Psicologia da Faculdade de Psicologia (Fapsi), oriundos da turma do 2º período de 2020. A cerimônia virtual foi transmitida pelo canal da Ufam no Youtube.

Presidindo a solenidade, o reitor da Universidade, professor Sylvio Puga, abordou em seu pronunciamento a satisfação em ver cumprido um compromisso assumido em seu primeiro mandato como reitor da Ufam, a sede própria da Fapsi. “Eu assumi a reitoria em 2017 e a única unidade acadêmica que não tinha prédio próprio era a Fapsi. Eu cheguei a visitar o curso quando ainda funcionava nas salas da Faculdade de Ciências Agrárias, a FCA. E assumi o compromisso, eu e o então vice-reitor, doutor Jacob Moyses Cohen, de que o recurso que nós tivéssemos de investimento nós priorizaríamos a Faculdade de Psicologia e assim o fizemos. E hoje o prédio está pronto, todos os senhores sabem”, relatou o gestor.

O reitor destacou o papel que os profissionais de psicologia têm no contexto da pandemia de covid-19.“O papel de vocês, senhores psicólogos, será muito mais forte no pós-pandemia, nos pós-covi. Portanto, eu, enquanto reitor da Universidade, rendo a minha homenagem a cada um de vocês, aos professores que participaram da formação dos senhores, aos técnicos-administrativos, aos familiares e amigos. O papel de vocês agora é um papel fundamental para a sociedade”, registrou o reitor.

Diretora da Fapsi, a professora Ana Cristina Fernandes Martins ressaltou em seu discurso todo o êxito desejado para a turma que colou grau. “Desejamos a vocês uma trajetória de sucesso. Que as diretrizes postas pelo código de ética da profissão e também respaldados na Declaração Universal de Direitos Humanos, de todas as políticas públicas relacionadas a essa área deem a consolidação necessária para que vocês trilhem esses novos caminhos”, declarou a professor Ana Cristina Martins. “O prédio novo está construído. Estamos em processo de mudança, aguardamos com brevidade a entrega dos nossos móveis e equipamentos e vocês, enquanto egressos do curso, serão convidados para fazer parte dessa solenidade de inauguração junto conosco porque vocês fazem parte dessa história”, completou.

O paraninfo do curso, professor Ewerton Helder Bentes de Castro, não pôde participar, mas teve sua mensagem aos formandos lida pela diretora da Fapsi. No texto, o professor fez votos de sucesso na carreira e na vida dos novos profissionais. “Que a caminhada seja plena em desafios enfrentados e aprendidos, que os encontros, desencontros e reencontros sejam a máxima desse trilhar e, com isso, a processualidade construir, desconstruir e reconstruir seja a tônica em suas vidas. Não resignifiquem. Vida não se resignifica, mas significa em cada momento. Vida não é de recomeços, mas de começos. Que cada um vá além de si mesmo e permitam-se ir além das impossibilidades”, disse.

Representando a turma de novos psicólogos formados pela Ufam, a oradora Letícia Cardoso dos Santos discorreu sobre momentos marcantes durantes os anos da graduação, os obstáculos superados, entre eles a pandemia, para enfim chegar ao momento tão aguardado, a colação de grau. “Não é possível lembrar de tudo que aprendemos ao longo desses sete anos, mas de algumas coisas temos certeza. Encontramos amizades que se tornaram família, fora as famílias que se formaram. Que somos humanos e que precisamos sempre tratar o outro como humano. Agradecemos pela Ufam e pela Fapsi terem sido nossa casa por tantos anos”, expôs a oradora.

Assista à cerimônia completa no canal da Ufam no Youtube.

Confira a lista com os novos psicólogos formados pela Ufam:

ANDREAS OLIVER VOM DORP

ANDREZA EPIFANIO MORENO